terça-feira, 30 de abril de 2013

Pacto pela saúde aponta dados do Sertão do Araripe




Na primeira audiência pública promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) para discutir o Pacto pela Saúde, realizada na última sexta-feira (26) no município de Ouricuri, Sertão do Araripe, foram apresentados os indicadores regionais da área.
Especialistas em saúde e a população de 11 municípios da região participaram do encontro, que aconteceu no auditório da 9ª Gerência Regional de Saúde (Geres), e contou com a participação dos secretários estaduais de Saúde, Antônio Carlos Figueira; de Governo, Milton Coelho; e de Articulação Social, Aluísio Lessa.
Para o deputado Raimundo Pimentel (PSB), “É uma ação muito importante porque representa um referencial para mensurar os resultados obtidos a partir da melhoria na qualidade do serviço e um parâmetro para nortear as ações para o setor”, explicou.
Dos índices avaliados, a cobertura dos exames de mamografia e citipatologia do colo do útero apresentaram situação insatisfatória. Por outro lado, em nove municípios da região, a proporção de gestantes com sete ou mais consultas de pré-natal apresentou percentual igual ou superior a 70%.
A cobertura do Programa de Saúde da Família foi outro destaque e atingiu cobertura maior que 70%. Também foram analisados os indicadores: proporção de óbitos no período perinatal, oferta de consultas especializadas, taxa de mortalidade por acidentes de trânsito, taxa de internações hospitalares por condições sensíveis à atenção primária (as que poderiam ser tratadas pelas equipes dos PSFs e/ ou policlínicas); e regularidade no envio de informação sobre mortalidade.
O programa é uma ferramenta de gestão inédita que abrange um conjunto de reformas constitucionais do SUS para melhorar o sistema e dividir a responsabilidade na redução de índices de mortalidade e de doenças. A finalidade é acompanhar, mensalmente, os dados relativos ao setor nos 184 municípios pernambucanos e no Arquipélago de Fernando de Noronha. Os dados demonstram o desempenho da rede estadual de serviços que têm relação direta com as mortes consideradas evitáveis ou reduzíveis.
Luto – O parlamentar também informou que encaminhou Voto de Pesar pela morte do ex-vereador de Araripina Miguel Braz Sobrinho. O político morreu no último domingo (28), aos 88 anos.

Fonte: Elba Galindo

0 comentários: