quarta-feira, 15 de abril de 2015

Quarta-feira é marcada por protestos contra projeto de lei da terceirização no serviço público


Servidores de vários órgãos pretendem chamar atenção da sociedade contra perda de direitos dos trabalhadores, caso o projeto seja aprovado no Congresso Nacional.

Vários servidores públicos de diferentes órgãos da administração direta e indireta articularam, para esta quarta-feira (15), atos de manifestação contra o projeto de lei que trata da terceirização do serviço público. O PL-4330, que tramita no Congresso Nacional, tem provocado um amplo e polêmico debate por conta da perda de direitos trabalhistas, defendida pelas centrais sindicais. 

No Recife, servidores públicos de vários órgãos vão se concentrar durante todo o dia de hoje para alertar a sociedade contra o que classificam como “retrocesso nos direitos da classe trabalhadora”. A Central Única dos Trabalhadores (CUT), um dos principais movimentos sindicais brasileiros, informou que está convocando os trabalhadores pernambucanos para o que chama de Dia Nacional da Paralisação. 

Segundo a CUT, em todo o processo de tramitação do PL-4330 a central intensificará a pressão para que o projeto seja barrado no Congresso Nacional. Carlos Veras, presidente da CUT-PE,  afirma que os trabalhadores perdem muito caso a projeto seja regulamentado, já que a proposta permite que as empresas contratem trabalhadores terceirizados para exercer qualquer função. 

"Na atualidade, esse tipo de contratação é permitida apenas para a atividade-meio, como setores de segurança e limpeza de empresas. Vamos parar o Brasil e intensificar nossa luta para não acabarem com os nossos direitos, como concurso público, férias, 13º salário, FGTS", afirmou Veras. De acordo com ele, o PL-4330 vai na contramão das aspirações da sociedade brasileira. 

Bancários

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco também está preparando um ato contra o PL-4330. A partir das 10h de hoje, os trabalhadores filiados ao sindicato irão se concentrar em frente à agência do Banco do Brasil, na Avenida Rio Branco, no Recife Antigo. Segundo informações preliminares, há a possibilidade de uma paralisação dos bancos por 24h, como forma de protesto contra o projeto de terceirização. A paralisação de advertência, inclusive, foi aprovada em assembleia realizada na noite de ontem (14).

"Vamos conversar com a população sobre o PL-4330, que representa a maior perda de direitos trabalhistas de toda a história do Brasil", disse Jaqueline Mello, presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco. "Agora é a hora de lutar contra esta proposta que praticamente rasga a CLT e joga na lata do lixo todos os direitos conquistados pelos trabalhadores com muita luta", completou.

Justiça


Servidores da Justiça também irão se juntar aos demais órgãos contra o PL-4330. A reivindicação da categoria, vinculada ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), é contra o corte no orçamento, já que eles alegam que o impasse no reajuste do salário faz com que eles recebam um dos menores valores-base do país. A classe fará uma assembleia no Fórum Paula Batista e segue em direção ao Palácio do Campo das Princesas. A mobilização deve começar por volta das 14h. 

O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais da Administração Direta e Indireta da Cidade do Recife (Sindsepre) também prepara uma mobilizações nesta quarta-feira. O protesto dos servidores, junto com outras centrais sindicais, ocorre a partir das 14h, na Avenida Cruz Cabugá, em frente a Casa da Indústria. 


Fonte: Diário de Pernambuco

0 comentários: