quarta-feira, 1 de abril de 2015

Teste sua internet


A Proteste e o site Minha Conexão estão com um medidor de velocidade de internet grátis (clique aqui para acessar). Pela regra, a velocidade instantânea entregue deve ser no mínimo 40% do contratado em 95% dos acessos.

O serviço, lançado no início de março, para estimular o internauta a fazer medições ao longo do mês, já foi acessado por 128 mil usuários, sendo que em 55% dos testes a velocidade ficou abaixo do estipulado pelas regras de qualidade da internet fixa estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As empresas também são obrigadas a entregar uma velocidade média de conexão de 80% da máxima contratada para a banda larga fixa, sendo que esse é o resultado da média de todas as medições realizadas no mês.

Vamos a um exemplo: se você tem um plano de 10 Mbps, a velocidade não pode cair para menos de 4 Mbps (ou 40%) em nenhum momento. Mas ela também não pode ficar próxima a esse valor: a velocidade média deve ser de pelo menos 8 Mbps (ou 80%) ao longo de cada mês. A Proteste chama atenção para a necessidade de se testar mais vezes ao longo de pelo menos um mês, pois é a melhor forma de reunir provas para lutar por uma compensação financeira.

0 comentários: