quarta-feira, 20 de maio de 2015

Comissão de Educação do Senado Federal aprova PL 17/2014 que reconhece capoeira como caráter educacional


A Comissão de Educação aprovou um projeto de Lei (PLS 17/2014) que reconhece o caráter educacional da capoeira e permite que a modalidade seja praticada nas escolas como manifestação cultural.
O Brasil e o mundo já reconhecem a importância da capoeira para a cultura, o esporte e a inclusão, agora reconhecemos seu valor educacional. Este reconhecimento do parlamento é importantíssimo, porque permite a contratação de mestres de capoeira diretamente, pessoas que aprenderam o esporte por ancestralidade, sem frequentar cursos.

O relator Otto Alencar fez uma defesa apaixonada do projeto. Ele nos contou a história da capoeira, iniciada como uma técnica de defesa dos negros. Em seguida, ele me presenteou com um berimbau e encantou a todos tocando o instrumento e descrevendo os versos da Ladainha da Libertação. “Bimba dizia que a pior dor do negro, na Bahia, não foi só ter apanhado no pelourinho e ter lutado para se libertar. A pior dor do negro é ter chegado aonde ele chegou, em 1970, e não ter tido a oportunidade de se educar".

Veja o vídeo através do link:

AQUI

0 comentários: