Confira no Blog

Confira na guia "Links", o acesso à TV e Rádio Alepe, TV e Rádio do Governo de Pernambuco

Concursos Públicos

Confira os concursos para a Região Nordeste

Contato

Criamos mais esse canal de comunicação com você leitor do Blog Visão do Araripe!

Marco Civil da Internet.

Seus direitos e deveres em discussão

Site Tome Conta do TCE-PE

Saiba onde seu dinheiro está sendo investido através deste site do Tribunal de Contas de Pernambuco.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Trindade



Oposição de Trindade escolherá hoje a noite quem irá compor a chapa para candidato a vice-prefeito.



Depois do grupo de oposição do município de Trindade, no Sertão do Araripe,  escolher Dr. Everton (PR) como candidato a prefeito, chegou a vez de escolher o melhor nome para candidato a vice-prefeito.
O PR e os demais partidos integrantes da oposição se reúnem nesta sexta-feira (30) às 20 horas para definir quem será o candidato.
Os nomes mais cotados são o do radialista Jaécio Sá e da vereadora Francisca Batista (Tequinha).

Fonte: Paulo de Zé de Senhor

terça-feira, 27 de março de 2012

Dois dias de muita aventura



Araripina vai sediar nos dias 31 de Março e 1º de Abril o 1º Jeep Cross do Araripe no sítio Saúna, zona rural da cidade. Serão dois dias de muita aventura a bordo das máquinas potentes numa competição eletrizante.
Dez cidades estarão representando seus clubes: Salgueiro, Serra Talhada, Floresta, Afogados da Ingazeira, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Caruaru, Gravatá e Petrolina.

Durante os dois dias de programação quarenta jeeps desfilarão pela cidade. No sábado às 11h os participantes sairão para realizar uma trilha com retorno previsto para as 15h com recepção no Bar de Robinho.


No domingo pela manhã, às 10h, começa oficialmente o evento com corridas de duplas, dois jeeps farão disputas individuais em duas voltas. Aquele que obtiver o melhor tempo acumulado avança para próxima etapa até que reste somente dois para a grande final. Após o evento, será realizada uma confraternização com apresentação musical no Posto Central (Bar de Robinho).

As máquinas que vão desfilar serão jeeps de todos os estilos – original, modificado, troller e gaiola.
Em Araripina, o clube de jeeps foi fundado em abril de 2006 e atualmente é presidido pelo Dr. Divannagoras Holanda e conta com 10 integrantes.  O Araripe Jeep Clube já participou de eventos nas cidades de Salgueiro, Serra Talhada e Floresta e realiza aos domingos trilhas ecológicas na Chapada do Araripe promovendo o turismo e o lazer entre os participantes.



O 1º Jeep Cross do Araripe tem patrocínio operacional e logístico da Prefeitura Municipal de Araripina por meio das Secretarias de Turismo, Cultura e Lazer; Saúde, Meio Ambiente e Infraestrutura.

Confirmado!


Por informações repassadas para a equipe do nosso blog, foi confirmada para sexta-feira a presença do Ex-Deputado e Prefeito de Araripina Emanuel Bringel lá no "senadinho". Ele falará do que está achando da administração do prefeito em exercício o Sr. Alexandre Arraes, falará também das expectativas para o ano eleitoral que está iniciando. Vamos todos lá marcar presença e fazer as perguntas que for desejadas.


Lembrem-se é sexta-feira dia 30 de março!

segunda-feira, 26 de março de 2012

Faz sentido!



O conteúdo desta frase é para maiores de 18 anos, portanto se não for o seu caso, NÃO leia!

Mais uma obra para a saúde da população


O Prefeito Alexandre Arraes inaugurou sábado, dia 24, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. O Núcleo servirá de apoio ao atendimento prestado nas Estratégias de Saúde da Família – ESFs. Cabe ao núcleo prestar assistência aos ESFs e realizar atendimento domiciliar aos pacientes que não podem se locomover aos centros médicos.

O prédio foi totalmente reformado e os equipamentos que estão à disposição da população são novos e atendem às necessidades que serão disponibilizadas à população.
As áreas disponíveis no NASF serão a Central de Regulação e outra de Especialização de Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Terapia Ocupacional. Para ser atendido pelo Núcleo o paciente deverá ser encaminhado pelos enfermeiros e médicos dos ESFs.

O NASF também fará palestras educativas na rede municipal de saúde e atendimento domiciliar nas residências em que os moradores não podem ir até os centros médicos.
Na cerimônia de inauguração o Prefeito Alexandre Arraes afirmou a urgência em deixar o NASF à disposição da população. De acordo com Alexandre Arraes o Núcleo é mais uma importante ferramenta para trazer mais opções de saúde para todos. “Não medimos esforços para em três meses tirar o NASF do papel e contratar uma equipe altamente qualificada que é formada por profissionais competentes e voltada para o atendimento da população”, afirmou Alexandre Arraes.

O Secretário de Saúde, Valmir Lacerda afirmou o empenho do Prefeito Alexandre Arraes que em três meses fez grandes obras para a saúde de Araripina. “Somente em pouco mais de noventa dias Alexandre inaugurou dois ESFs e agora o NASF. Isso é a prova de que quando existe interesse do gestor, as obras aparecem e beneficiam a população”, afirmou Valmir.

Ainda no evento usaram da palavra o ex Prefeito e ex Deputado, Emanuel Bringel, o vereador Luciano Capitão e o enfermeiro responsável pelo NASF, Cícero Eraldo.

O NASF atenderá de segunda a sexta das 8h às 16h na Rua Agamenon Magalhães, 155 – antigo prédio da Secretaria de Saúde. Os atendimentos nas áreas de Nutrição e Psicologia serão realiados exclusivamente nas quintas e sextas-feiras.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Por que ser professor!

Clique para ampliar

Por que ser professor?

Esta imagem mostra alguns motivos de ser professor!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Núcleo de Apoio à Saúde da Família será inaugurado em Araripina


A Secretaria de Saúde fará a inauguração do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF no próximo sábado, dia 24 às 20hs.  O local de funcionamento do NASF será na Rua Agamenon Magalhães, 155 – antigo prédio da Secretaria de Saúde.

O NASF é uma importante ferramenta de apoio ao atendimento médico e contará com uma Central de Regulação e outra de Especialização que terá as áreas de Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Terapia Ocupacional.

Todos estes serviços estarão à disposição da população de Araripina que terá mais um espaço destinado para o bom atendimento e tratamentos especializados.

Vale ressaltar que para ser atendido pelo NASF o paciente deverá ser encaminhado pelos enfermeiros e médicos da rede municipal de Saúde através dos Programas de Saúde da Família – PSF.  Também é atribuição do Núcleo fazer atendimentos educacionais nos PSFs com a realização de palestras educativas sobre diversos temas da saúde.

Outra importante atuação do NASF será o atendimento em domicílio, levando saúde aquelas pessoas que não podem deslocar-se até os centros médicos da cidade. “De todas as atribuições do NASF o atendimento domiciliar é aquele que mais respeita as pessoas, pois elas estão impossibilitadas de irem até os centros médicos”, afirmou a coordenadora do Núcleo, Lidiana Carvalho.

Além da coordenadora que também exerce a função de Nutricionista, o NASF de Araripina terá uma equipe médica altamente capacitada para atender à população. Fazem parte do quadro o enfermeiro Eraldo, o educador físico Paulo Kleverman, as psicólogas Silvana Polin e Joelma, os fisioterapeutas David e Suennia, a terapeuta ocupacional Veridiana e a assistente social Poliana.

O NASF atenderá de segunda a sexta das 8h ás 16h. Os atendimentos nas áreas de Nutrição e Psicologia serão realiados exclusivamente nas quintas e sextas-feiras.

Oportunidade de emprego




ATENÇÃO
 
OPORTUNIDADE DE EMPREGOS
 
  
A empresa Gesso Castor que fica localizada na BR 316, KM 36 no distrito do Morais, está selecionando colaboradores para as funções de:

Auxiliar de escritório, com experiência em vendas de gesso;

Balanceiros;

Calcinadores.

Interessados procurar o escritório da empresa munidos de Curriculum (CV) ou através dos telefones:

(87) 3872-5069
(87) 9106-6668
(87) 9631-2660

ou ainda através do e-mail


quarta-feira, 21 de março de 2012

Frase

A corrida domingo fez sentir saudade dos domingos mágicos proporcionados pelo Ayrton Senna e me fez lembrar algo dito por ele: "Não importa o que você seja, quem você seja, ou oque deseja na vida, a ousadia em ser diferente reflete na sua personalidade, no seu caráter, naquilo que você é. E é assim que as pessoas lembrarão de você um dia...."

Retirado do Facebook

Harry O'Bryen


Harry é brasileiro, mas vive na Austrália. Jogador de futebol profissional.

Copa TV Grande Rio de Futsal

Visão do Araripe
Começou ontem em Araripina, mais uma etapa da Copa TV Grande Rio de Futsal. Essa será a 16ª Edição do evento que conta com a participação de 10 equipes sendo 03 de Araripina, 01 de Bodocó, 01 de Parnamirim, 02 de Trindade, 01 de Ouricuri, 01 de Exú e 01 de Ipubi.

Ontem foram realizados 03 partidas sendo válidas pelos dois grupos com os seguintes placares:

Chave F

Vila São Sebastião 2 X 3 Ouricuri

Chave E

Parnamirim 2 X 4 Bodocó
Bairro Planalto 4 X 2 Nascente


Este último jogo sendo clássico em Araripina por se tratarem das equipes Bairro Planalto (Portugal) e Nascente (Areias). Jogo este que foi emocionante até o último apito do árbitro decretando a equipe do Planalto a vitoriosa naquele jogo.

Hoje tem mais jogos pela 1ª rodada da Copa. Abaixo confira quais os confrontos de logo mais a noite:

Chave E

19 H Parnamirim X Bairro Planalto

Chave F

20 H 15 Vila São Sebastião X Ipubi

21 H 30 Araripina X Exú



Fatos históricos

Acontecimentos que marcaram no dia 21 de março:


Síndrome de Down
Começa o III Reich


Em 21 de março de 1933, começa o III Reich. Em 1929, os planos do governo alemão na República de Weimar de reconstruir o país após a 1ª Guerra Mundial desmoronou com a crise econômica dos EUA. Em 1932, eram 5,5 milhões de desempregados. Estava aberto o caminho para o nazismo.



753. a.C. - Fundada a cidade de Roma, hoje capital da Itália.
1829 - Terremoto mata 6 mil pessoas na Espanha.
1871 - O Imperador Guillermo I da Alemanha inaugura o primeiro Parlamento alemão e concede a Bismarck o título de Príncipe Imperial.
1918 - O piloto Alemão conhecido como Barão Vermelho morre durante a batalha de Somme. Ele ganhou o apelido por destruir mais de 80 aviões dos Aliados na 1ª Guerra mundial.
1999 - Wellington Camargo, imrão de Zezé de Camargo e Luciano, é liberado após 95 dias de cativeiro.
Comemoração do Dia Internacional da Síndrome de Down
Dia Internacional do Combate à Discriminação Racial


Nascimentos:

Ayrton Senna


Johann Sebastian Bach - (1685 - 1750), músico alemão
Aírton Senna - (1960 - 1994), piloto de F-1brasileiro
Lothar Mathaus - (1961 -), jogador alemão de futebol
Ronaldo de Assis Moreira - (1980 -), o Ronaldinho Gaúcho, jogador de futebol


Falecimentos:






0547 - São Bento
1657 - John Hilton, compositor inglês
1998 - Deputado Luís Eduardo Magalhães, filho de Antônio Carlos Magalhães
2001 - Chung Ju-Yung, fundador do grupo Hyundai





Discriminação Racial

Torcedores revoltados com a situação do Bode do Araripe criam movimento através do Facebook


Com o objetivo de identificar os jogadores que não vestem a camisa do Bode com amor e raça, uma torcedora criou o Movimento intitulado de BODE CANA.

Segundo a torcedora Aline Rosa (autora do movimento), a situação do Bode do Araripe é lamentável. Ela e os demais torcedores que estão compartilhando o movimento, pedem a demissão de quem está fazendo corpo mole, de quem não demonstra garra dentro de campo e fora do campo só vive de farra e bebedeira.


Dentro das reivindicações dos torcedores, eles solicitam também o numero do contato do presidente do Bode para entregar os jogadores que não estão tendo compromisso com o time e que ficam bebendo nos bares da cidade.

Alexandre inaugura mais uma Unidade Básica de Saúde e avança com seu projeto de gestão objetiva e moderna

Sec. de Saúde Dr. Valmir Lacerda e Prefeito Alexandre Arraes


Com a presença das maiores e mais respeitadas lideranças da historia da política de Araripina, o prefeito Alexandre Arraes juntamente com Valmir Lacerda - Secretario de Saúde, inauguraram as novas instalações de mais uma UBS – Unidade Básica de Saúde, desta vez no povoado da Feira Nova.

O prédio foi totalmente reformado e equipado com novos móveis e aparelhos que estão prontos para dar um atendimento de qualidade para aquela comunidade.

O Dr. Divannágoras, que foi o primeiro médico da Unidade Básica de Saúde, prestigiou a inauguração da UBS como forma de agradecer ao Prefeito Alexandre Arraes pelo cuidado que está tendo com a Feira Nova.“Fui o primeiro médico desta UBS e estava triste com o esquecimento que a unidade foi submetida, mas agora tenho certeza que o Prefeito Alexandre vai mudar isso dando toda assistência médica a esta população”.

Usaram da palavra os vereadores Luciano Capitão, Francisco Edivaldo e Leonardo Batista para agradecer ao Prefeito Alexandre Arraes pela atenção à Feira Nova, alem do Secretario de Saúde, Valmir Lacerda que destacou as ações da Secretaria com as inaugurações das UBS´s de Gergelim, inaugurada semana passada e as próximas no distrito de Rancharia.

O Prefeito Alexandre Arraes frisou a importância das ações do poder público para que cheguem à casa das pessoas. “O trabalho da Prefeitura só é efetivo quando chega à casa das pessoas e melhora o dia a dia das famílias”, afirmou.

Com a nova Unidade Básica de Saúde a população da Feira Nova e região terá os atendimentos básicos realizados perto de onde moram e não terão necessidade de se deslocar para os Centros de Saúde da cidade.




Fonte:Casadeabelha

sexta-feira, 16 de março de 2012

Prédio da antiga ICOASA sediará Corpo de Bombeiros em Araripina


Com ações objetivas, o prefeito Alexandre Arraes vem alcançando benefícios para desenvolver e melhorar a vida do povo de Araripina.

Em apenas uma reunião de monitoramento com o governador Eduardo Campos, ele conseguiu várias obras e ações para Araripina, entre elas, a unidade do corpo de bombeiros, que rapidamente através da contra-partida da prefeitura, já encontrou sua sede no município que funcionará no prédio da antiga ICOASA.

Dentro dos próximos dias passará por uma grande reforma até estar pronta para receber as instalações do Corpo de Bombeiros de Araripina.

Fonte: Casadeabelha.blogspot.com

quinta-feira, 15 de março de 2012

Governo lança site que permitirá ao consumidor receber alerta de recall


Segundo governo, maior número de recalls no Brasil é de veículos.
Consumidor poderá se cadastrar e receber informações dos chamamentos.

O Ministério da Justiça anunciou nesta quinta-feira (15) um novo site de sistema de alertas de recall que permite ao consumidor se cadastrar para o recebimento de informações sobre as manutenções nos produtos. O site é o www.mj.gov.br/recall. 

Novo site de recall lançado pelo Ministério da Justiça (Foto: Reprodução)

Além de receber os alertas dos novos recalls, o consumidor poderá acompanhar de forma eletrônica os chamamentos em andamento - é possível consultar recalls de brinquedos a equipamentos eletrônicos.
O consumidor também pode registrar problemas em produtos adquiridos. As empresas também podem registrar os chamamentos abertos.
Segundo o ministério, o maior número de recalls no Brasil é de veículos. Nos primeiros dois meses de 2012 foram registrados pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da pasta oito campanhasd e recalls de diversas montadoras.
Segundo o ministro, o conceito de recall é valido para questões que interfiram na segurança ou na saúde do consumidor.
O anúncio ocorre em razão da comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, neste 15 de março.
Portaria

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, assinou ainda nesta quinta portaria que obriga empresas a apresentar informações ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC/MJ) sobre produtos que venham a oferecer riscos à saúde do consumidor.

Além disso, as empresas devem emitir comprovante obrigatório atestando que os consumidores atenderam às campanhas de recall, explicou a diretora do DPDC, Juliana Pereira da Silva. 
A portaria será publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta (16).
Segundo a diretora do DPDC, as penas para quem descumprir as novas obrigações estão previstas no Código de Defesa do Consumidor e vão de multas a suspensão da venda de produtos.
O ministro falou de uma "nova realidade econômica para o Brasil". Segundo ele, há mais consumidores e mais conflitos. Para Cardozo, o lançamento do novo sistema faz parte de um mecanismo para agilizar e resolver problemas entre consumidores e empresas.
O ministro voltou a falar da nova estrutura da Secretaria de Direito Econômico (SDE). A partir de maio, o Departamento de Proteção de Defesa Econômica (DPDE) fará parte do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) vai virar uma secretaria específica para o consumidor. Antes, os dois departamentos faziam parte da SDE. 
Fonte:G1.com.br

Campeão de olimpíadas, estudante de 17 anos do Ceará é aceito no MIT

Jovem vai estudar em uma das mais conceituadas Universidades do mundo.


Estudante quer se formar nos EUA e voltar para contribuir com seu estado.



Às 20h28 desta quarta-feira (14), João Lucas Camelo Sá, de 17 anos, acessou a internet na sua casa em Fortaleza (CE) e descobriu que sua vida iria mudar completamente: ele foi aprovado na seleção do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Localizado em Massachusetts, nos Estados Unidos, o MIT é umas das universidades mais conceituadas do mundo: referência em ensino e pesquisa em tecnologia, ficou em segundo lugar no ranking mundial em reputação da Times Higher Education, atrás apenas da Universidade de Harvard. 


A data e o horário em que João Lucas viu a aprovação foram estipulados pela instituição para que os candidatos verificassem o resultado da seleção por meio de uma senha. "Eu estava desanimado, comecei a pensar no pior, mas quando vi que passei, saí correndo, subi e desci as escadas umas dez vezes. Meus pais tomaram um susto", diz João Lucas.
Para ser selecionado no MIT é necessário fazer um exame chamado de Scholastic Assessment Test (SAT, Teste de Avaliação Escolar), uma espécie de 'Enem americano,' que também é aplicado no Brasil aos interessados em disputar vagas nos Estados Unidos. Sá conta que fez as provas específicas de matemática e química e gabaritou com 800 pontos, a nota máxima. Também foi necessário fazer o teste de proficiência em inglês, o Toefl (Test of English as a Foreign Language). Do total de 120 pontos, o jovem fez 113.
Apesar do bom desempenho no processo seletivo, o estudante tinha dúvidas se seria aceito.  "Muita gente boa aplica para o MIT, passar lá é algo extraordinário. Não tinha como ter certeza", afirma.
João na Romênia onde conquistou prêmio inédito para o Brasil (Foto: Arquivo pessoal)João Lucas na Romênia onde conquistou prêmio
inédito para o Brasil (Foto: Arquivo pessoal)
Fera em matemática, João Lucas ainda não sabe qual curso vai optar no MIT. A universidade permite que o estudante defina a graduação em até dois anos. Até lá, o jovem quer explorar áreas como computação e economia. E ao concluir os quatro anos de estudo já sabe seu destino: voltar para Fortaleza. "Estudar fora do país vai ser importante para o currículo, mas quero voltar e contribuir para minha cidade, fazer algo significativo para meu estado. Não penso em morar nos Estados Unidos, não teria sentido."
Campeão olímpico
A vontade de estudar no exterior começou quando João Lucas passou a conviver no universo das olimpíadas estudantis. A maioria das universidades americanas valoriza alunos com histórico de participação nessas competições.

Quando tinha uns 10 anos, o estudante foi convidado pelo colégio Ari de Sá, em Fortaleza, onde concluiu o ensino fundamental e médio, para participar de uma oficina de matemática. "As aulas eram legais porque eram mais difíceis, mais desafiadoras do que as da sala de aula. Mas nessa época nem tinha intuito de competir", afirma.
O 'supercampeão' nem sabe dizer quantas medalhas já conquistou ao longo da carreira que começou aos 12 anos. Foi medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática; prata na Olimpíada Internacional de Matemática, na Holanda; prata na Romênia Master (prêmio inédito para o Brasil) e ouro na Olimpíada de Matemática do Cone Sul neste ano, entre outras premiações.
Apesar de tantos títulos, João Lucas conta que a mais importante conquista não veio em forma de medalha. "Alguns dos meus melhores amigos eu fiz nas olimpíadas. Acontecia de nos encontrarmos nas viagens. Alguns já estudam fora do país e me ajudaram com dicas."
'Não precisa ser gênio'
João Lucas sempre foi bom aluno, costumava assistir às aulas regulares de manhã e passar as tardes na biblioteca da escola. Às vezes, durante as noites, tinha aulas focadas para as olimpíadas ou ia se distrair na casa de algum amigo. O estudante dispensa o título de gênio e diz que qualquer bom aluno consegue fazer o SAT tranquilamente. "Não precisa ser gênio das olimpíadas para ir bem. Tirei 800 e não sou bom em química, não tem muito segredo. Minha rotina nunca foi diferente da maioria das pessoas. Na sala de aula era visto como qualquer um."

A mãe de João Lucas, a assistente social Francisca Rosa Camelo Sá, de 54 anos, agora mescla o orgulho de ver o sucesso do filho com a angústia de saber que o caçula de três filhos vai se mudar do país. "Ele é muito determinado, no fundo sabia que ia dar certo. Mas agora vem a sensação do ninho se esvaziando e ao mesmo tempo saber que nossa missão está sendo cumprida. É muito orgulho."
Além da falta dos pais, das duas irmãs e dos amigos e parentes do Ceará, João Lucas diz que vai sentir muitas saudades do clima do nordeste brasileiro. "Gosto do calor, do céu azul, de acordar com o dia ensolarado. Quando viajava para lugares frios para participar das olimpíadas, voltava e pensava: que sorte eu tenho de morar aqui!"
Fonte: G1.com.br


terça-feira, 13 de março de 2012

Senadinho



Segundo informações obtidas ontem no "Senadinho" foi confirmada a presença de Walmy Bezerra presidente do Bode do Araripe e também do Sr. Nunes Rafael. O encontro se realizará na sede do senadinho que fina na praça do Hospital entre César do Cachorro Quente e a Banca de Revistas. Será hoje dia 13 de março de 2012 a partir das 19:00 Horas. Compareçam e prestigiem o encontro tão aguardado.

Google Street View

Acabamos de receber este vídeo e foto da carro da Google Street View lá no Cavalete I, estão mapeando como já havíamos dito toda a cidade de Araripina-PE.

Veja a imagem e o video:

Foto: Iran Rodrigues

Segue vídeo:

Video: Iran Rodrigues





Google Street View

Foto cedida por Kleverson Gomes para ser a primeira postada desde a "aparição" do carro da Google na cidade de Araripina interior de Pernambuco. Mapeamento da cidade sendo realizado no período de 8 da manhã às 17:00 Horas. Procuraremos saber quantos dias estarão aqui em Araripina.

Foto: Kleverson Gomes

segunda-feira, 12 de março de 2012

Rádio



Neste dia 12 de março um membro do "Senadinho" que fica próximo a César do Cachorro Quente confirmou agora a pouco com exclusividade ao blog Visão do Araripe que a 5 anos atrás já havia dado entrada na papelada do processo de uma rádio comunitária e sem vínculo político nenhum. Na dita rádio serão tratados os mais diversos assuntos como: Política, esportes, entre outros que dizem respeito à população de Araripina.


Rádio Comunitária

Fomos informados também que até o local onde será instalado os equipamentos da citada rádio e farão lançamento oficial com banda de sucesso nacional e trio elétrico.

Teixeira deixa presidência da CBF e do COL, e Marin assume os cargos


"Hoje, deixo definitivamente a presidência", dia trecho de carta enviada por Teixeira. Vice-presidente do sudeste, de 79 anos, é o substituto.


Ricardo Teixeira não é mais presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL). Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, na sede da entidade no Rio de Janeiro, José Maria Marin - vice-presidente do Sudeste e mandatário em exercício após a licença médica de Teixeira na última semana - anunciou que o cartola renunciou aos cargos.
Marin, que foi presidente da Federação Paulista de Futebol entre 1982 e 1986, leu uma carta de Teixeira em que o dirigente dizia: "Hoje, deixo definitivamente a presidência da CBF". No texto, o ex-presidente anuncia Marin, de 79 anos, como seu substituto na confederação e no COL. O paulista disse que ficará no comando da CBF até o final do mandato de Teixeira, em 2015, quando deverão ser feitas novas eleições.
José Maria Marin durante coletiva da CBF (Foto: Mowa Press)
Novo Presidente da CBF de 79 Anos
No comunicado, Teixeira deixou um "muito obrigado" à torcida brasileira, lembrou os títulos conquistados pela Seleção desde sua chegada em janeiro de 1989 e considerou injustas as acusações que tem sofrido. "Fiz nesses anos o que estava ao meu alcance, sacrificando a saúde", dizia o texto. "Presidir paixões não é tarefa fácil. O futebol no nosso país é associado a talento e desorganização. Quando ganhamos, despertou o talento. Quando perdemos, imperou a desorganização", completou.
Na última sexta, o dirigente havia pedido licença médica. Na véspera da Assembleia Geral da CBF, que foi realizada dia 29 de fevereiro, ele passou mal durante uma reunião e teve que deixar a sede da entidade com dificuldades de se locomover. Em setembro do ano passado, Teixeira foi internado por dois dias no Rio de Janeiro devido à diverticulite (processo inflamatório e infeccioso do divertículo - bolsas circulares da parede do colón que têm ligação com o intestino grosso).
Vice-presidente mais velho da CBF, Marin já foi jogador de futebol do São Paulo e até governador do estado de São Paulo, substituindo Paulo Maluf por alguns meses no início dos anos 80. Mas o dirigente acabou famoso no mundo do futebol em janeiro deste ano por ter colocado no bolso uma das medalhas do título do Corinthians na Copa São Paulo de Juniores. Ao assumir o cargo de Teixeira, Marin afirmou que não haverá mudanças na CBF:
- É a continuidade de uma gestão respeitada em todo o mundo.
O paulista revelou ainda que a participação de 0,01% de Teixeira na sociedade do COL serão passados para o seu nome (os 99,99% são da CBF).
Teixeira deixa títulos, mas sai com acusações de corrupção
Ex-genro de João Havelange, Teixeira assumiu a CBF em 16 de janeiro de 1989. Com ele no comando, a Seleção conquistou duas Copas do Mundo (1994 e 2002), três Copas das Confederações (1997, 2005 e 2009) e cinco Copas Américas (1989, 1997, 1999, 2004 e 2007). O dirigente também criou a Copa do Brasil (1989) e transformou o Campeonato Brasileiro em disputa de pontos corridos, com turno e returno, a partir de 2003. Sua maior vitória foi conquistada em 2007: liderou a candidatura do Brasil para ser sede da Copa do Mundo de 2014 e, logo em seguida, tornou-se presidente do Comitê Organizador Local (COL).
Antes do carnaval, alguns jornais e sites brasileiros passaram a divulgar que Teixeira deixaria o poder em breve. A esposa e a filha mais nova do dirigente viajaram para Miami, assim como o dirigente, o que aumentou a especulação. As notícias sobre a possível saída de Teixeira aumentaram com as denúncias da imprensa internacional sobre o envolvimento dele em escândalos de corrupção da Fifa, onde é membro do Comitê Executivo.
O nome de Teixeira foi envolvido em uma denúncia da TV inglesa BBC, que apontou o dirigente como um dos que teriam recebido comissões da agência de marketing ISL (extinta em 2001 por falência). Por causa dessas relações, a ISL teria obtido lucrativos contratos de patrocínio e de direitos de televisão com a Fifa. No Brasil, a Polícia Federal chegou a instalar um inquérito para apurar a suposta lavagem de dinheiro e evasão de divisas do presidente da CBF.
Desafeto de Teixeira, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, prometeu em outubro do ano passado que tornaria público os arquivos do "caso ISL". Contudo, por questões legais, a promessa ainda não foi cumprida.
Ricardo Teixeira durante entrevista em 1989 (Foto: Arquivo / Ag. Estado)
Ricardo Teixeira em 1989 quando assumiu a CBF



No Brasil, o dirigente também virou alvo de acusações sobre o envolvimento com a empresa Ailanto, responsável pela organização do amistoso em Brasília entre Brasil e Portugal em 2008 e que recebeu R$ 9 milhões do governo do Distrito Federal. A Polícia Civil da capital abriu inquérito para investigar suposto desvio de dinheiro público. A Ailanto tem como sócio o presidente do Barcelona, Sandro Rosell, um dos melhores amigos de Teixeira.
Confira a linha do tempo da vida de Teixeira:
1947 – Nasce no dia 20 de junho, na cidade de Carlos Chagas, em Minas Gerais.
Anos 50 – Muda-se para o Rio de Janeiro, após ter sua criação iniciada em Belo Horizonte. Estuda no colégio Santo Inácio. Defende a equipe de vôlei do Botafogo.
Anos 60 – Ingressa na faculdade de Direito, que cursa até o quarto ano. Passa a trabalhar no mercado financeiro. Conhece Lúcia Havelange, filha de João Havelange.
Anos 70 – Casa com Lúcia Havelange, filha de João Havelange, ex-presidente da CBD e da Fifa. Tem três filhos com ela.
1989 – Em 16 de janeiro, é eleito presidente da CBF. Na disputa, vence Nabi Abi Chedid, ex-deputado estadual e presidente da Federação Paulista de Futebol. É o sucessor de Octávio Pinto Guimarães na entidade. Recebe um órgão falido, às vésperas da disputa de uma Copa do Mundo. Com Sebastião Lazaroni de técnico, ganha a Copa América. Nasce a Copa do Brasil
1990 – Na tentativa de dar saúde financeira à CBF, investe em contrato de patrocínio com a Pepsi e mantém a Topper, que vestiu a Seleção nas Copa de 1982 e 1986. Vê nascer uma crise: em foto oficial, jogadores tampam a marca da fábrica de refrigerantes. Na Copa do Mundo, Seleção tem campanha medíocre: é eliminada pela Argentina nas oitavas de final.
1991 – Aposta em Paulo Roberto Falcão como treinador da Seleção. Resultados não são bons, e Teixeira logo muda a escolha para Carlos Alberto Parreira. Brasil fica na segunda colocação na Copa América.
1992 – Toma posse em segundo mandato na CBF.
Ricardo Teixeira durante entrevista (Foto: Arquivo / Ag. O Globo)Com Teixeira, Brasil foi campeão do mundo em
1994 e 2002 (Foto: Arquivo / Ag. O Globo)
1994 – Aposta de Teixeira em Parreira dá certo, e Brasil é campeão do mundo nos Estados Unidos. Com cinco anos no comando da CBF, dirigente faz futebol brasileiro quebrar jejum de 24 anos. No retorno da delegação, se envolve em uma polêmica. É acusado de forçar a liberação da mercadoria trazida do exterior sem pagamento de impostos, em avião lotado de eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. Nega que tenha trazido três chopeiras na bagagem para um restaurante que possui no Rio de Janeiro (o processo foi arquivado dezessete anos depois de iniciado).
1995 – Já com Zagallo de técnico, vê o Brasil ser vice-campeão da Copa América.
1997 – Separa-se de Lúcia Havelange. Automaticamente, vê a relação com o pai dela interrompida. Tem relacionamento com a socialite Narcisa Tamborideguy. Assina contrato de patrocínio com a Nike, que tinha como diretor o atual presidente do Barcelona, Sandro Rosell. Afasta Ives Mendes, então presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, acusado de corrupção.
1998 – Volta a ver o Brasil em uma final de Copa do Mundo, mas desta vez com derrota. Após convulsão de Ronaldo, Seleção leva 3 a 0 da França. Vanderlei Luxemburgo é escolhido como novo treinador. Teixeira tem trégua na relação com Zico, convidado para chefiar a delegação no Mundial. Ao cavalgar, sofre acidente, passa por operação e recebe uma placa de ferro na perna.
1999 – Aumenta o número de participantes da Copa do Brasil. Recebe homenagem da CBF, mas sem a presença de Havelange, ainda distante dele. Vê Brasil ser campeão da Copa América.
2000 – Treinado por Luxa, Brasil cai para Camarões nas Olimpíadas. Treinador se envolve em polêmicas fora de campo e é demitido por Teixeira. Aposta em Emerson Leão como sucessor.
2001 – É um dos alvos da CPI do Futebol, no Senado, e da CPI da Nike, na Câmara dos Deputados. Aposta em Luiz Felipe Scolari como treinador da Seleção. CPI do Senado pede indiciamento de Teixeira por evasão de divisas, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e apropriação indébita. Justiça abre processos, e dirigente é absolvido das acusações.
2002 – Brasil é campeão invicto da Copa do Mundo.
2003 – Campeonato Brasileiro passa a ser disputado em pontos corridos. Carlos Alberto Parreira é confirmado como novo técnico da Seleção. Brasil cai na primeira fase da Copa das Confederações. Teixeira casa com Ana Carolina Wigand, 30 anos mais jovem que ele.
2004 – Seleção Brasileira vai jogar no Haiti. Ação aproxima Ricardo Teixeira de Luiz Inácio Lula da Silva, então presidente da República. Equipe nacional é campeã da Copa América, com vitória sobre a Argentina nos pênaltis.
Ricardo Teixeira presidente da CBF (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)Teixeira alegou problemas de saúde para deixar a
CBF  (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)
2005 – Campeonato Brasileiro vive escândalo na arbitragem, com 11 jogos anulados após a descoberta de esquema de apostas envolvendo o árbitro Edílson Pereira de Carvalho. CBF deixa situação a cargo do STJD. Corinthians é campeão, e Inter ameaça levar o caso à Fifa, mas, nos bastidores, é convencido a desistir. Seleção é campeã da Copa das Confederações, goleando a Argentina na final.
2006 – Brasil fracassa na Copa do Mundo da Alemanha. Com atletas acima do peso e festa da torcida na preparação em Wegis, na Suíça, sonho do hexa termina nas quartas de final, com nova derrota para a França. Carlos Alberto Parreira deixa o comando da equipe, e Teixeira aposta em Dunga para mudar a imagem da Seleção.
2007 – Brasil é confirmado como país-sede da Copa do Mundo de 2014.
2009 – É acusado de envolvimento em irregularidades no amistoso entre Brasil e Portugal, no Distrito Federal, um ano antes. A Ailanto, uma das empresas envolvidas no evento, é acusada de superfaturamento. Ela pertence a Sandro Rosell, o presidente do Barcelona, ex-diretor da Nike e amigo pessoal de Teixeira. Seleção conquista a Copa das Confederações.
2010 – Brasil cai para a Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul. Incomodado com a postura de Dunga, mais fechado do que os treinadores anteriores, Teixeira decide mudar novamente o comando da Seleção. Tenta Muricy Ramalho, que fica no Fluminense, e então aposta em Mano Menezes. CBF reconhece títulos da Taça Brasil e do Robertão como conquistas de mesmo peso do Campeonato Brasileiro.
2011 – Emissora britânica BBC acusa Ricardo Teixeira de receber propina da ISL, empresa de marketing já falida. Dirigente rebate acusações. Ronaldo Nazário é convidado para integrar o Comitê Organizador Local da Copa de 2014 (COL), no qual Joana Havelange, filha do presidente da CBF, é diretora-executiva. Teixeira é internado, como consequência de uma diverticulite – inflamação no intestino grosso. Entrevista à revista Piauí gera polêmica por causa de declarações sobre imprensa e desafetos. Em dezembro, Joseph Blatter, presidente da Fifa, anuncia que o brasileiro pediu licença do Comitê Executivo da Fifa e do COL.
2012 - Secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke viaja ao Brasil para visitar algumas obras de 2014. Aldo Rebelo, ministro do Esporte, e Ronaldo acompanham o francês, mas Teixeira não aparece. Esposa e filha se mudam para Miami e parte da imprensa passa a noticiar sua saída da CBF. Após licença médica anunciada no 9 de março, dirigente deixa as presidências da CBF e do COL três dias depois.
Ricardo Teixeira presidente da CBF com as taças da Copa do Mundo em 2003 (Foto: Arquivo / Ag. Estado)
Com Teixeira Brasil Campeão Mundial em 1994 e 2002
















Fonte: Globoesporte.com