Confira no Blog

Confira na guia "Links", o acesso à TV e Rádio Alepe, TV e Rádio do Governo de Pernambuco

Concursos Públicos

Confira os concursos para a Região Nordeste

Contato

Criamos mais esse canal de comunicação com você leitor do Blog Visão do Araripe!

Marco Civil da Internet.

Seus direitos e deveres em discussão

Site Tome Conta do TCE-PE

Saiba onde seu dinheiro está sendo investido através deste site do Tribunal de Contas de Pernambuco.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

EMPREGO: Vaga de emprego para Técnico em Segurança do Trabalho


A Cortez Engenharia está precisando de um Técnico em Segurança do Trabalho que esteja disponível em todos os horários (manhã, tarde e noite) para trabalhar na empresa acima citada.

Ótimo salário.

Local de trabalho: Canteiro de obras que fica localizado entre Marcolândia e Simões, no Estado do Piauí.




ECONOMIA: Bancários iniciam greve a partir desta terça-feira

Imagem: JC Imagem
Pelo 12º ano, os bancários entram em greve. A paralisação começa nesta terça-feira e a duração vai depender do diálogo com os bancos. Durante esse período, o consumidor não pode ser prejudicado, mas também não pode se isentar de sua responsabilidade financeira. Pelo que se vivenciou nesses últimos anos, muita gente certamente passará por algum transtorno e precisará correr atrás da solução. É bom lembrar que, caso as empresas não coloquem meios alternativos à disposição do cliente, não podem cobrar juros e multas.

Operações como alguns empréstimos, financiamento para compra de imóveis e automóveis, criação ou modificação de senhas e resgate de cheques sem fundos costumam ser feitas nos atendimentos bancários. Entretanto, os consumidores devem ficar atentos às operações que podem ser realizadas em terminais de autoatendimento, pelo internet banking, mobile banking (via smartphone), por telefone ou em correspondentes bancários, como lotéricas, e estabelecimentos credenciados, como supermercados.

O Procon orienta que, para evitar ter o nome negativado, o cliente entre em contato com a empresa credora e solicite as opções para os pagamentos. Os Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC) dos bancos geralmente são números de discagem gratuita (0800), que deverão informar qual agência ou o posto bancário ativo nas proximidades e repassar outras informações. Outra dica é sempre anotar o número do protocolo de atendimento.

Procons de alguns Estados estão notificando os Sindicatos dos Bancários para garantir efetivo mínimo de 30% de funcionários trabalhando durante a greve. O presidente do órgão em Pernambuco, José Rangel, afirmou que está avaliando os fundamentos legais da questão. "Estamos analisando se trata-se de uma questão trabalhista ou de consumo", diz.

REAJUSTE

Apesar do diálogo e da nova proposta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) no sábado, bancários decidiram manter a greve em assembleia ontem a noite. A categoria - em Pernambuco, formada por mais de 10 mil bancários - reivindica aumento salarial de 12,5% e piso salarial de R$ 2.979,25. Alegam que as empresas ignoram reivindicações como proteção ao emprego, melhores condições de trabalho e solução para dois dos maiores problemas da categoria: metas abusivas e assédio moral.

Os bancos, através da Febraban, propõem reajuste de 7,35% e, para o piso da categoria, um reajuste de 8%, chegando a R$ 2.403,60 para o caixa, por jornada de 6 horas diárias, após 90 dias de emprego.

Fonte: Jornal do Comercio 

ELEIÇÕES 2014: Verde de decepção



As reviravoltas das contradições da candidata Marina Silva (PSB) confundiram até mesmo o ator americano Mark Ruffalo, que interpreta o Hulk nos cinemas.

Após declarar-se surpreso e admirado pela candidata, ele voltou atrás e se disse desapontado pelo partido dela ter abandonado o apoio ao casamento gay um dia após o lançamento de seu programa.

Veja a carta original aqui

Veja abaixo a tradução do texto original:

"Neste momento, seria bom saber definitivamente onde a candidata Silva está nesta questão sem termos incertos. Está nebuloso e pouco claro no momento. Enquanto isso, baseado no que eu pude entender por alguns posts aqui e pelo que está disponível na internet, estou retirando meu apoio", declarou Ruffalo que prosseguiu pedindo que o vídeo em que ele exalta Marina Silva não seja utilizado até a candidata confirmar ser favorável ao casamento gay e deixar claro seu posicionamento.

"Eu peço desculpas à campanha de Silva por não ter um conhecimento mais profundo das suas políticas e acabar criando essa inconveniência. Eu fiquei desapontado ao ver seu apoio ao casamento gay ser largado pelo seu partido no dia seguinte ao discurso dela. Eu peço que honrem meus pedidos em boa fé", concluiu o ator.

Pelo Twitter, a candidata mandou uma mensagem direta ao ator e declarou que é favorável à união civil homoafetiva. "Mark Ruffalo, você precisa saber que esta eleição está inundada de mentiras e esta é só mais uma sobre Marina Silva", escreveu a presidenciável, em inglês, na rede social.

Com um link o plano de governo de Marina Silva, Ruffalo pediu uma versão em inglês do material e posteriormente pediu para que a candidata lhe enviasse uma mensagem direta em particular. Impaciente, emendou uma pergunta, não respondida até a publicação desta matéria: "Marina Silva, você é a favor do casamento igualitário?"

Fonte: Terra Notícias

TECNOLOGIA: Orkut sai do ar nesta terça; acesso chega a 7% dos internautas no Brasil

Imagem de internet
Segundo pesquisa, 49% dos internautas brasileiros têm conta no site. Aqui você terá dicas de como salvar o perfil e visitar comunidades

Chega ao fim nesta terça-feira (30) aquela que foi a primeira rede social a se tornar pop entre os brasileiros. Criado há dez anos, o Orkut já não recebia novas contas desde quando sua morte foi anunciada em junho e agora comunidades, "scraps", depoimentos e outros registros no site se tornaram um museu virtual. A aposentadoria ocorre, no entanto, no momento em que 7% dos internautas brasileiros ainda acessavam o Orkut, segundo a empresa de pesquisa Global Web Index (GWI).

De acordo com o Google, os usuários existentes poderão exportar seus álbuns de fotos para o Google+, outra rede social da companhia, até 30 de setembro de 2014. Também será possível salvar, no computador, seus perfis, "scraps" (publicações de outros usuários deixadas na página), depoimentos e postagens usando a ferramenta Google Takeout (clique aqui).Isso poderá ser feito até setembro de 2016.

Um arquivo com todas as comunidades públicas do Orkut, um dos principais recursos da rede social, foi criado para imortalizar a área de discussões do serviço. No entanto, novos tópicos ou mensagens não poderão ser criados. Os usuários que não quiserem que alguma postagem seja arquivada deverão excluir até 30 de setembro de 2014. Outra opção é apagar todas de uma só vez ao remover o Orkut da conta do Google.

Segundo o Google, que mediu os acessos em agosto, o índice de acesso defende a existência do Orkut, ao mesmo tempo que vai contra o site. Advoga em nome do site por demonstrar que ainda há internautas que se conectam a ele. Vai contra, porém, por mostrar que o nível não é nem próximo do total de 49% dos internautas brasileiros que têm conta na rede.

Esse índice mostra que o Brasil é um dos países com mais usuários no Orkut, ao lado da Índia, onde 52% dos internautas possuem perfil no site - mas 12% se conectam. Para a GWI, o abismo entre os usuários inscritos e aqueles que a utilizam é um dos motivos para o encerramento.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

ATAQUE TERRORISTA: Polícia posiciona atiradores de elite em cerco a sequestrador em Brasília



Homem armado algemou funcionário e ameaça explodir hotel St. Peter.

Hotel foi esvaziado; negociadores tentam fazer com que homem se renda.

A polícia Civil informou que atiradores de elite foram posicionados e aguardam autorização para disparar contra o homem que invadiu o hotel Saint Peter no centro de Brasília na manhã desta segunda-feira (28) e fez um mensageiro de refém. A corporação não quis informar o número de atiradores ou o total de policiais envolvidos na operação.

O funcionário teve um colete supostamente com dinamite envolvido ao corpo. "Temos 98% de certeza de que são explosivos", disse o delegado Paulo Henrique Almeida. Nas imagens do refém, é possível ver que o colete tem uma fileira de objetos cilíndricos. Se for mesmo dinamite, a carga tem capacidade para danificar a estrutura do hotel, segundo a polícia.


"Ele nos deu um prazo pra atender as exigências dele - saída da Dilma, extradição de Cesare Battisti e aplicação efetiva da Lei da Ficha Limpa - e esse prazo está acabando. Ele disse que vai explodir, caso não o atendamos". Almeida afirmou que não vai dizer qual é o prazo dado pelo sequestrador, mas informou que é inferior a seis horas.

De acordo com testemunhas, o sequestrador fez check-in por volta das 8h30. Às 8h40, subiu para o 13º andar e bateu de quarto em quarto mandando hóspedes descerem e informando que se tratava de uma ação terrorista.

Um publicitário de Ribeirão Preto (SP) que está no DF a trabalho conta que foi abordado pelo homem às 8h40. "Ele bateu na porta do meu quarto e mandou juntar todas as coisas e descer. Estava armando e com o mensageiro já algemado, cheio de bombas no corpo", diz.

Segundo o publicitário, que não quis se identificar, o homem passou em todos os quartos mandando os hóspedes descerem. O publicitário desconfiou que fosse um assalto. "Depois, enquanto eu terminava de juntar as coisas, ele voltou no meu quarto e disse que não era roubo nem nada, era terrorismo. Que ele não estava brincando".

'Vazamento de gás'

Os lutadores de MMA e irmãos Minotauro e Minotouro, que estavam hospedados no hotel, tiveram de deixar o quarto às pressas após serem informados de que havia um vazamento de gás. Eles participaram em Brasília do Capital Fitness, realizados no final de semana.

Minotauro disse que eles estavam hospedados no quarto andar do hotel e não ficaram sabendo de nada sobre o sequestro. "A gente desceu pelo elevador. Lá dentro não ficamos sabendo de nada. A primeira informação foi que estava tendo um vazamento de gás, que era para a gente sair o mais rápido possível".

O lutador disse que demorou a deixar o hotel porque estava tomando café da manhã. "Quando chegaram ao meu quarto eu tinha saído para tomar café, então quando voltei os quartos já estavam todos abertos, ninguém tinha nenhuma informação".


O hotel Saint Peter é o mesmo onde o ex-ministro José Dirceu, condenado no processo do mensalão, iria trabalhar ganhando R$ 20 mil mensais. Dirceu acabou desistindo do trabalho devido à repercussão negativa do caso. O imóvel está localizado no Setor Hoteleiro Sul, às margens do Eixo Monumental, e possui 400 quartos distribuídos em 15 andares.

Fonte: G1.com.br

TELEVISÃO: Após um ano de enrolação, morte em 'Os Simpsons' decepciona

Palhaço Krusty e seu pai o rabino Hyman Krustovsky
Personagem morto em estreia de nova temporada de 'Os Simpsons', que foi chamado de importante, nem do elenco principal era. Alerta spoiler, cuidado!

Chegou o momento tão esperado para os fãs de Os Simpsons neste domingo (28). Foi ao ar, nos Estados Unidos, o primeiro episódio da temporada 26 do programa, que vinha cheio de expectativas por uma promessa importante: um personagem crucial na história iria morrer.

Mas a verdade é que, após um ano de promoções e coisas do tipo, o "pior episódio" de todos os tempos, como foi definido por alguns especialistas, mostrou uma morte bem diferente daquilo que se esperava.

Quem faleceu foi o pai do palhaço Krusty, Rabbi Hyman Krustofsky, que sequer fazia parte do elenco principal ou secundário do seriado. Muitos consideraram a propaganda feita pelos produtores da série como "enganosa". "A morte não envolveu um personagem principal", definiu um espectador nas redes sociais, bastante desapontado.

Fonte: Terra Diversão

BRASIL: Homem anuncia ataque terrorista em hotel de Brasília


Hóspedes afirmam que o rapaz fez um refém e colocou um colete de dinamites nele.

Corpo de Bombeiros e Divisão de Operações Especiais (DOE) da polícia tentam negociar.

O prédio do Hotel St. Peter, no Setor Hoteleiro Sul, foi esvaziado na manhã desta segunda-feira (29), pelo Corpo de Bombeiros. Segundo o hóspede Ari Ferreira, 39 anos, um homem bateu na porta do quarto em que estava, no 13º andar, e anunciou um ataque terrorista. "Ele algemou um funcionário e colocou um colete de dinamites nele", contou o administrador de empresas. O homem ainda entrou em outros cômodos e pediu que as pessoas saíssem. Ele informava a todos a necessidade de passar uma mensagem à imprensa.

Somente os hóspedes do 13º andar presenciaram o fato. No entanto, os bombeiros chegaram ao local e solicitaram a saída de todos. No momento, os militares tentam negociar com ele. Embora tenham conseguido retirar as pessoas dos apartamentos e os funcionários, o mensageiro ainda é mantido como refém em um dos quartos.

Fonte: Correio Braziliense

ELEIÇÕES 2014: Socorro Pimentel paralisa campanha e lamenta a morte do empresário Genilson Pereira

A candidata a deputada estadual, Socorro Pimentel (PSL), paralisou todas as atividades de sua campanha nesta segunda-feira (29), em razão do falecimento do comerciante Genilson Pereira. A morte de Genilson, aconteceu na tarde deste domingo (28), devido a complicações cardíacas. Ele residia na cidade de Araripina e passou mal enquanto descansava no distrito de Serrolândia, em Ipubi. Ele era conhecido popularmente como "Genilson Colchões". A coordenadoria da campanha de Socorro divulgou uma nota de pesar nesta manhã.

NOTA

A candidata a deputada estadual Socorro Pimentel e toda a coordenadoria da campanha, vem por meio desta nota, externar as nossas lamentações e pêsames aos familiares e amigos do conhecido empresário Genilson Pereira, popularmente conhecido por "Genilson Colchões". A sua partida precoce, deixou o araripinense abalado e comovido. Genilson era um ícone do empreendedorismo na cidade de Araripina. Uma pessoa querida e repeitada por todos. E é com esse sentimento, que paralisaremos as nossas atividades eleitorais no período de 24 horas.


ARARIPINA: Final de semana triste para a cidade de Araripina



O empresário Genilson Pereira, mais conhecido como Genilson Colchões, faleceu na tarde deste domingo (28) por volta das 169:00 horas, no distrito de Serrolândia, município de Ipubi.

Segundo informações de familiares, Genilson estava dormindo e teria sofrido um infarto.

O mesmo tinha passado o dia no distrito de Lagoa do Barro, município de Araripina, onde estava sendo realizada uma missa para uma tia dele, na volta, depois de deixar sua irmã em casa, seguiu para Serrolândia onde possuia uma loja naquela localidade.

Seu corpo não foi levado para Petrolina, sendo levado diretamente para a AFASAL e deve ser encaminhado para sua residência, que fica localizada no Sítio Samambaia, na cidade de Araripina.

Vai em paz Genilson, que Deus conforte sua família nesta hora de pesar.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

ARARIPINA: Deputado Raimundo Pimentel aceita desafio do prefeito golpista


O deputado estadual Raimundo Pimentel que está no seu terceiro mandato como parlamentar defendendo a Região do Araripe, diz está preparado e aceita o debate com o "prefeito golpista". - "É só marcar a hora, o lugar e de colocar as rádios de Araripina em cadeia para discutirmos a realidade da nossa cidade", disse o deputado.

O deputado foi mais além e propôs um outro debate entre as candidatas a deputada estadual, Roberta Arraes (PSB) e a doutora Socorro Pimentel.

"Será uma ótima oportunidade para meus adversários conhecerem o meu trabalho e ainda debatermos sobre a saúde, a infraestrutura, segurança pública e a educação do nosso município. O nosso povo está sofrendo na pele o descaso deste desgoverno, eu quero debater com o prefeito golpista e quero ver o que ele tem a dizer à população", declarou o deputado.

"Estou pronto e documentado, vamos aproveitar para discutir as irregularidades desta gestão. Construí meus mandatos baseados na verdade e no serviço prestado ao povo do sertão, nunca precisei de padrinhos poderosos para me alçar ao poder", finalizou Raimundo Pimentel.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014: O Globo embarca Marina em avião e volta a complicar “Operação Lava o Jato” do PSB

Imagem: Tijolaço.com.br

A candidata à Presidência Marina Silva (PSB) voou dez vezes na aeronave Cessna PR-AFA, cuja doação à campanha é investigada pela Polícia Federal. O GLOBO, teve acesso a registros de pousos e decolagens do jato no período em que esteve à disposição da candidatura de Eduardo Campos e Marina. As viagens da candidata podem atrapalhar a estratégia do PSB, que, desde o início das investigações, busca desvincula-lo formalmente da aeronave.

Especialistas em Direito Eleitoral argumentam que eventuais irregularidades podem atingi-la, apesar da morte de Campos. A coordenação jurídica da campanha discorda. A lista de viagens de Marina foi obtida a partir do cruzamento dos compromissos oficiais da candidata com voos realizados e dados fornecidos pela própria campanha do PSB.

A PF investiga a compra do jato e também o pagamento de despesas operacionais, quando ela já estava sendo utilizada. Esses gastos foram pagos por uma empresa de fachada.

Em vez de declarar a doação nas prestações de contas parciais, como determina a legislação, o PSB deixou para declarar apenas em novembro, o que também contraria a lei.

Marina usou o jato pela primeira vez no fim de maio, para participar, em Goiânia (GO), de seminário do partido. Em junho, voou quatro vezes, passando por Goiânia, Brasília, Maringá e Londrina. No fim de julho, participou de ato em Vitória (ES). Em agosto, voou outras quatro vezes, ao Rio, a Brasília e a São Paulo. O jato caiu em 13 de agosto, matando Campos e seis assessores.

Segundo o PSB, o avião havia sido emprestado pelos empresários João Carlos Lyra e Apolo Santana Vieira. As despesas operacionais também seriam pagas por eles. Para a doação ser legal, o valor não poderá ultrapassar 10% do rendimento declarado dos dois em 2013.

Especialista em Direito Eleitoral, o advogado Arthur Rollo lembra que o registro de candidaturas ocorre em "chapa única e indivisível".

- A Marina era vice quando o avião caiu. Qualquer problema com a cabeça da chapa também afeta o vice. Se houver processo, não será contra a chapa atual, mas a anterior.

O coordenador jurídico da campanha de Marina, Ricardo Penteado, discorda. Para ele, mesmo usando o jato, Marina não pode ser responsabilizada.

- O avião estava emprestado para o Eduardo, não para a Marina. Se eu pegar um táxi no aeroporto e te der uma carona até a cidade, o que você terá a ver com minha relação com o taxista? - questiona.

Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB, Norberto Campelo diz que o desconhecimento de Marina sobre a doação poderá "exima-la de responsabilidade". Mas, para ele, no contexto da análise da prestação de contas de Campos, candidatos são corresponsáveis.

- Se constatada irregularidade, ela e o partido respondem.

Fonte: Tijolaço / O Globo

ELEIÇÕES 2014: Dilma amplia vantagem e venceria Marina no 2º turno, diz Vox Populi

Imagem: R7.com


Presidente possui 40% das intenções de voto, contra 22% da ex-senadora. Aécio Neves tem 17%.

A candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) ampliou a vantagem sobre Marina Silva (PSB) entre o eleitorado para 18 pontos percentuais, superou a ex-senadora no 2º turno e venceria a corrida à Presidência da República se a eleição fosse hoje, segundo pesquisa Vox Populi, encomendada pela Rede Record. divulgada nesta terça-feira (23).

A presidente tem 40% das intenções de voto na disputa pelo Palácio do Planalto, enquanto a ex-senadora aparece com 22%. Aécio Neves (PSDB) registra 17% da preferência. Os votos brancos e nulos são 6% neste recorte, e os eleitores indecisos totalizam 12%.

Os candidatos Everaldo Pereira (PSC) e Luciana Genro (PSOL) tem 1% cada um. Já Eduardo Jorge (PV), Mauro Iasi (PCB), Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO) e Levy Fidelix (PRTB), não marcaram pontos.

Na pesquisa anterior, Dilma tinha 36% da preferência do eleitorado, contra 27% de Marina e 15 de Aécio. Naquela ocasião, os votos brancos e nulos eram 8%, e os eleitores indecisos totalizavam 12%.

A pesquisa levou em conta 2.000 entrevistas feitas com eleitores, entre o último sábado (20) e o último domingo (21), em 147 cidades do País. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00733/2014.

Segundo Turno

O Vos Populi também fez duas simulações de segundo turno, e a candidata do PT venceria tanto Aécio Neves (PSDB) como Marina Silva (PSB).

Em um cenário contra Marina, a presidente tem 46% das intenções de voto, contra 39% da ex-senadora. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, Marina não alcança Dilma neste cenário, que ainda tem 9% de votos brancos e nulos e 6% de eleitores indecisos.

Em outra hipótese, com Dilma Rousseff contra Aécio Neves, a presidente tem 49% das intenções de voto, contra 34% do senador. Os votos brancos e nulos seriam 10% dos votos, e os eleitores que não sabem ou não responderam totalizam 7%.

Regiões

Considerando o recorte de intenções de voto por regiões, Dilma Rousseff (PT) está na frente de Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) em todas as áreas.

No Sudeste, onde estão os dois maiores colégios eleitorais do País (SP e MG), a petista tem 37% da preferência, contra 30% da ex-senadora e 20% dfe Aécio. Os outros candidatos tem 3%, os votos brancos e nulos são 8% e os eleitores que não sabem ou não responderam totalizam 16%.

No Sul, Dilma Rousseff tem 37%, contra 23% de Marina Silva e 19% de Aécio Neves. Os outros candidatos totalizam 4%, brancos/nulos são 2% e os indecisos 15%.

No Nordeste, Dilma tem 55% Marina aparece com 22% e Aécio registra 8%. Os outros candidatos conseguiram 1% na pesquisa, enquanto brancos e nulos são 6% e os indecisos chegam a 8%.

Por fim, no Centro-Oeste/Norte, Dilma chega a 44% das intenções de voto, contra 23 de Aécio e 20 de Marina. Os outros candidatos à Presidência são 3%, enquanto os brancos e nulos são 3% e os indecisos, 7%.

Fonte: R7.com

ELEIÇÕES 2014: RECOMENDAÇÃO DO MPPE SOBRE POLUIÇÃO SONORA



MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL
PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE ARARIPINA-PE
PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA 084ª ZONA ELEITORAL
 RECOMENDAÇÃO Nº 002/2014

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, por seu representante legal,
Dr. MANOEL DIAS DA PURIFICAÇÃO NETO, Promotor de Justiça da 084ª Zona
Eleitoral, no uso das suas atribuições que lhe são conferidas pelos arts. 127, “caput” e
129, III, da Constituição Federal; art. 27, parágrafo único, IV, da Lei Federal n° 8.625/93
e art. 5°, parágrafo único, IV, da lei Complementar Estadual n° 12/94, e pelo Código
Eleitoral;

CONSIDERANDO a Lei n. 4.737/1965 – Código Eleitoral, a Lei n. 9.504/97 e a Resolução
TSE n. 23.404/2014 – Instrução nº 127-41.2014.6.00.0000 – CLASSE 19 – BRASÍLIA –
DISTRITO FEDERAL, relativamente à propaganda eleitoral às condutas ilícitas em
campanha eleitoral nas eleições de 2014;

CONSIDERANDO ser assegurado aos partidos políticos e às coligações o direito de
instalar e fazer funcionar alto-falantes ou amplificadores de som, nos locais referidos,
assim como em veículos seus ou à sua disposição, desde que com a observância da
legislação comum, inclusive quanto aos limites do volume sonoro (art. 10, inc. III, Res.
TSE 23.404/2014);

CONSIDERANDO que o art. 14, VI, da Res. TSE 23.404/2014, veda expressamente a
propaganda “que perturbe o sossego público, com algazarra ou abuso de instrumentos
sonoros ou sinais acústicos”, “respondendo o infrator pelo emprego de propaganda
vedada e, se for o caso, pelo abuso de poder” (Código Eleitoral, arts. 222, 237 e 243, I a
IX, Lei 5.700/71 e Lei Complementar n. 64/90, art. 22);

CONSIDERANDO a importância da atuação preventiva nas questões atinentes à
poluição sonora na busca da compatibilização das diversas e complexas atividades
humanas com a garantia da segurança, do sossego e da saúde das pessoas;

CONSIDERANDO que vigora no Estado de Pernambuco um Termo de Cooperação Técnica
para o permanente enfrentamento pelo Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria
Pública, Secretaria de Defesa Social e DETRAN-PE das mais diversas questões em torno
da poluição sonora, no âmbito de todo o território do Estado;

CONSIDERANDO que a propaganda por meio de instrumentos sonoros, especialmente
através dos notoriamente conhecidos “carros de som”, é amplamente utilizada nos
períodos de campanha eleitoral, para a divulgação de candidaturas e de plataformas
políticas por quase todos os candidatos, em todo o território nacional;

CONSIDERANDO que a cada período eleitoral ocorre um notório e significativo aumento
de denúncias relativas a emissão exacerbada de sons e ruídos em razão de uma forte
atuação clandestina e das dificuldades de fiscalização e controle pelo Poder Público, o que
acaba até mesmo impossibilitando ou pelo menos dificultando a aceitação e a
compreensão de qualquer das inúmeras simultâneas mensagens passadas pelos
candidatos por esse meio de divulgação;

CONSIDERANDO que a utilização pública de instrumentos sonoros em frequência e
quantidade excessivos constitui perigo para o trânsito e à saúde de condutores e
pedestres e gera comportamentos negativos diversos nas pessoas afetadas,
vulnerando a segurança pública;

CONSIDERANDO que a poluição sonora é uma das mais significativas formas de
degradação ambiental encontrada nos centros urbanos, resultando em perda da qualidade
de vida, inclusive em face do grave problema de saúde pública que representa, pois, de
acordo com vasta literatura científica já produzida e atualizada, o problema interfere,
direta ou indiretamente, no sono e na saúde em geral das pessoas, produzindo estresse,
perturbação do ritmo biológico, desequilíbrio bioquímico, aumentando o risco de enfarte,
derrame cerebral, infecções, osteoporose etc;

CONSIDERANDO que, para efeito de comprovação do delito relacionados à perturbação
do sossego e do trabalho alheiros, provocada pelo abuso no uso de instrumentos sonoros
(art. 42, da Lei das Contravenções Penais), o uso do decibelímetro é desnecessário, sendo
relevante a prova testemunhal e/ou documental (art. 158, CPP);

CONSIDERANDO que para a tipificação do delito de poluição sonora, previsto no art. 54
da Lei dos Crimes Ambientais, necessita da aferição técnica do nível de decibéis, o que
pode, nesta Comarca, ser feito por meio do aparelho medidor de tal frequência, que a
Polícia Militar possui;
CONSIDERANDO que a propaganda eleitoral em foco é a única forma de publicidade
imposta aos eleitores e que o art. 5º da Constituição Federal assegura que “a casa é asilo
inviolável do indivíduo...”, sendo que os sons e ruídos indesejáveis representam uma
forma de violação desse direito e garantia fundamental;
CONSIDERANDO as orientações contidas na Cartilha intergovernamental “Poluição
sonora - Silento e o Barulho” e no endereço site www.somsimbarulhonao.com.br, sobre as
condutas relacionadas à produção de sons e ruídos, bem como que o material está
disponível livremente;

CONSIDERANDO que, enquanto fonte potencialmente poluidora, a propaganda eleitoral
por meio de instrumentos sonoros está sujeita a todas as regras legais do conjunto do
ordenamento jurídico nacional, estando por isso sob o prisma não apenas das leis
eleitorais, mas submetida a toda a legislação brasileira atinente a esse tipo de atividade
humana;
CONSIDERANDO que, no Estado de Pernambuco, as normas que tratam da proteção do
bem-estar e do sossego públicos estão dispostas na Lei nº 12.789/05, incumbindo ao
Poder Público Municipal a responsabilidade de fiscalizar e fazer cumprir a Lei, no âmbito do
seu território;

CONSIDERANDO que, na ausência fiscalizatória da municipalidade, está
 autorizada a fazê-la a polícia militar e que isso vem apenas a somar tal
 atribuição administrativa às demais incumbências da tropa, uma vez que, além
 de infração administrativa, a poluição sonora e a perturbação do sossego se
 constituem em infrações penais, aspecto que inclui, ainda, a atuação da polícia
judiciária;

RESOLVE:

RECOMENDAR, quanto à propaganda eleitoral por instrumentos sonoros:

 I – AOS PARTIDOS POLÍTICOS, ÀS COLIGAÇÕES, AOS CANDIDATOS A CARGOS
 ELETIVOS NAS ELEIÇÕES GER AIS, AOS PROPRIETÁRIOS DE CARROS DE SOM E
 AOS QUE PRETENDAM REALIZAR PROPAGANDA ELEITORAL POR MEIO DA
 EMISSÃO DE SONS E/ OU RUÍDOS que:

a) Abstenham-se de instalar alto falantes, cornetas ou outras fontes de emissão de ruídos
em qualquer área pública ou, em se tratando de área privada, de modo a alcançar área
pública, ainda que em níveis de pressão sonora considerados baixos, sem que disponham
de prévia autorização específica do Poder Público (princípio da precaução; art. 60,
da Lei n. 9.605/98);

b) Abstenham-se de instalar alto falante ou outras fontes de ruídos a menos de 200 m
(duzentos metros) das sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; de hospitais
e casas de saúde; e de escolas, bibliotecas e igrejas (estes quando em funcionamento);
c) Abstenham-se de utilizar caixas de som, instrumentos musicais ou equipamentos
sonoros de qualquer natureza em veículos em geral, sem as devidas autorizações do
Poder Público (art. 96, CTN), inclusive do órgão de trânsito, ou em desacordo com
eventual autorização concedida (princípio da precaução; art. 60, da Lei n. 9.605/98);

d) Adotem as medidas necessárias para garantir o eficaz isolamento acústico dos
imóveis onde serão realizadas festas, reuniões ou outras atividades potencialmente
ruidosas, de modo a manter a propagação de ruídos no interior de tais logradouros, ainda
mediante a devida e específica autorização do Poder Público (princípio da precaução; art.
60, da Lei n. 9.605/98);

 II – À PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARIPINA, que:

A) Na concessão das autorizações referidas nos itens “a” usque “d”, do item “I”, da
presente, estejam atentas a todas as normas técnicas e legais pertinentes à matéria, de
modo que a licença ambiental concedida esteja efetivamente apta a prevenir a ocorrência
de poluição sonora e de perturbação do sossego;

B) No que se refere a concessão de autorização para a realização de propaganda por meio
de veículos, que observem o disposto na Resolução CONTRAN n. 35/98 e exijam, como
uma das condicionantes à concessão, o que ali está disposto e, ainda, a autorização prévia
do DETRAN-PE;

 III - AO 7º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DE OURICURI, BEM COMO A 2ª
 COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR DA CIDADE DE ARARIPINA -PE que:

1. Atuem de forma efetiva, dentro de suas atribuições legais e constitucionais, a fim de
prevenir e coibir o abuso por meio dos instrumentos sonoros dos carros de som e
demais instalações de equipamentos sonoros que estejam em desacordo com
determinação legal ou regulamentar, no que pertine a Propaganda Política realizada no
Município de Araripina-PE;

2. Que procedam de forma rotineira à devida verificação, por meio de equipamento de
decibelímetro, nos carros de som e demais equipamentos, da frequência com que o som
está sendo utilizado, para fins de tipificação do delito de poluição sonora, previsto no art.
54 da Lei dos Crimes Ambientais, procedendo-se à apreensão do veículo e do som e
demais providências legais cabíveis em caso de verificar-se a prática do crime;

3. Que procedam de forma rotineira e sempre que houver reclamação de terceiros
ou mesmo anônima, à devida verificação da ocorrência da contravenção de perturbação
do sossego e do trabalho alheiros, provocada pelo abuso no uso de instrumentos sonoros
(art. 42, da Lei das Contravenções Penais);

4. Atuem de forma eficaz, fiscalizando, impedindo e coibindo a prática dos delitos
acima descritos, cooperando, assim, com a lisura do processo eleitoral e
manutenção da ordem pública no âmbito desta Comarca.

DETERMINAR a remessa de cópia da presente Recomendação:

1) Ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Araripina-PE e ao Exmo. Sr. Presidente da
Câmara Municipal de Vereadores de Araripina-PE, mediante ofício, para o devido
conhecimento, divulgação e adoção das providências do seu mister, tendo por finalidade o
estrito cumprimento da legislação já mencionada;

2) Aos Partidos Políticos e Coligações desta comarca de Araripina-PE, para o devido
conhecimento, divulgação e adoção das providências do seu mister, tendo por finalidade o
estrito cumprimento da legislação já mencionada;

3) Ao Exmo. Sr. Presidente do Conselho Superior do Ministério Público, para
conhecimento;

4) Ao Exmo. Sr. Juiz Eleitoral da 084ª Zona Eleitoral, para conhecimento e
publicação no Cartório Eleitoral da 084ª ZE, solicitando que seja uma cópia da
presente Recomendação afixada no quadro de avisos do átrio do Fórum da
Comarca de Araripina-PE;

5) Ao Chefe do 7º Batalhão de Polícia Militar de Ouricuri, e ao Comandante da 2ª
Companhia de Polícia Militar de Araripina, para conhecimento e efetiva cooperação;

6) À Delegacia de Polícia do Município de Araripina, para conhecimento e cooperação
com a Polícia Militar, no âmbito de suas atribuições;

7) Ao Secretário Geral do Ministério Público do Estado de Pernambuco, por meio
magnético, para que se dê a necessária publicidade no Diário Oficial do Estado;

8) Expeça-se ofício circular às Rádios locais e Blogs locais de Araripina-PE,
encaminhando cópia desta Recomendação, e solicitando a divulgação do seu teor na
programação diária das emissoras;

Registre-se nos livros próprios e Sistema Arquimedes.

Publique-se. E cumpra-se.

Araripina-PE, 23 de setembro de 2014.

MANOEL DIAS DA PURIFICAÇÃO NETO
Promotor de Justiça Eleitoral

ELEIÇÕES 2014: Todos os prognósticos são contra Roberta Arraes e a favor de Drª. Socorro Pimentel

Imagem: Blog do Everaldo Paixão

As projeções feitas para a disputa proporcional - Deputado Estadual - em Pernambuco, não traz notícias boas para a primeira dama e sua militância.

Segundo divulgação do DATALIBA, a coligação Frente Popular de Pernambuco (DEM, PCdoB, OMDB, PPL, PR, PSB, PSDB e PTC), fará um número maior de eleitos, e que a candidata pelo PSB no Araripe briga de longe por uma vaga com grandes possibilidades de não se eleger.

Um clima tenso dos aliados que já cantava em coro e em tom arrogante a vitória da primeira dama é facilmente percebido pelo semblante desanimador que se abateu desde o dia 21, quando fora lançado o prognóstico. Sem fazer os cálculos necessários da quantidade de votos que precisa obter de acordo com a legenda, munido com argumentos e ensaios desajustados e movido pela paixão de uma militância descompassada e descompromissada (a não ser com os interesses próprios) a candidata Roberta Arraes pode não deslanchar.

Já a candidata opositora, a médica Socorro Pimentel (PSL), ao contrário do que se apregoava como uma candidata da vaidade, sem respaldo eleitoral na Região do Araripe, desponta como uma candidatura de maior densidade eleitoral e favorita pela coligação  da Frente pela Redução da Carga Tributária (PHS, PPS e PSL). Afirmou o DATALIBA.

O jornalista Jorge Possetti em uma postagem na sua página no Facebook, comenta os números das contas que são feitas e calculadas dando uma vitória na totalidade de votos na Região do Araripe para a candidata do PSL.

Boatos também de oitivas realizadas e dos quais o nosso blog fora informado, se dão conta de que a disputa doméstica ou no cenário que deveria ser favorável a primeira dama, o prognóstico apresenta números mais uma vez vantajosos à médica Socorro Pimentel. Daí a expectativa gerada de que os números apontam vitória da candidata do PSL para representar o Araripe na ALEPE.

Lembrando que o DATALIBA não erra nas suas previsões desde os anos 80.

Enquanto isso motins de aglomeram para discutir a queima de fogos de artifícios em comemoração antecipada de uma provável vitória nas urnas de uma candidata que não aparece bem nas projeções eleitorais.

São os porquinhos sugadores das tetas do governo municipal que ao invés de partir para a luta campal e trabalhar para eleger a sua candidata, preferem a ousadia de afrontar os adversários que não tem tempo de bater papo, preparar comemoração, porque para eles, isso fica para depois do dia 05 de outubro.

Quer que eu diga quem são os protagonistas desses atos hilários?

É uma lista intensa. Poderia citar alguns. Quem sabe uns radialistazinhos que não sabem fazer outra coisa se não pagar mico e puxar saco, rodeado de gente descerebrada que pouco ou nada sabem fazer.

É melhor preparar a munição certa sabendo que mesmo com toda a certeza que a casa não terá sucesso garantido.

Fonte: Everaldo Paixão

terça-feira, 23 de setembro de 2014

TECNOLOGIA: Conheça o novo projeto de rede social do criador do Orkut


Você talvez não seja familiar com o sobrenome Buyukkokten, mas o primeiro nome certamente é conhecido: Orkut. Em 2004, ele cedeu seu nome a uma rede social que acabou se tornando a favorita dos brasileiros por muito tempo, mas depois sumiu do mapa. Recluso, nunca foi de falar sobre seus projetos, mas ele está em uma nova empreitada: a rede social Hello.

Em 2014, dez anos depois de criar a rede social homônima, Orkut fundou e se tornou CEO da Hello Network Inc., uma startup que tem como objetivo desenvolver uma nova página de relacionamentos que ainda não foi lançada oficialmente. Portanto, ainda não se sabe exatamente qual será o seu foco.

A página oficial da empresa descreve a futura rede social como "uma comunidade única de usuários que celebram a amizade, imaginação, expressão e engajamento autêntico em um ambiente seguro", o que não quer dizer muita coisa. A página também fala em encorajar os usuários a "se engajar em exploração social direcionada e compartilhamento de conteúdo com conexões fascinantes que se relacionam com partes diversas de sua personalidade", o que também não diz muito.

De qualquer forma, ainda é uma startup dando seus primeiros passos. Ela foi fundada em março de 2014, de acordo com o perfil no LinkedIn de Orkut Buyukkokten, mesma época em que ele saiu do Google.

Ainda não se sabe se há investimento por trás da Hello, mas sabe-se que a conexão com o Google pode ter sido predominante para, pelo menos, conseguir o domínio Hello.com. O ex-empregador de Orkut tinha o controle do domínio usado para um serviço de compartilhamento de fotos desativado em 2008. Contudo, a empresa manteve a posse até o início do ano, quando ela foi transferida para John Murphy, outro cofundador da Hello Network, que ocupa o cargo de diretor de tecnologia.

Murphy, inclusive, é um ex-colega de Orkut no Google, tendo passado mais de uma década como engenheiro de software e gerente na empresa de buscas. Outro dos funcionários, Benjamin Douglass, também trabalhou no Google por muitos anos.

A empresa está funcionando na cidade de Palo Alto, no Vale do Silício, na Califórnia. A cidade já abrigou empresas do calibre do Google e Facebook e agora recebe o novo projeto de Orkut Buyukkokten. Não se sabe até onde a rede social Hello pode chegar, mas ela está contratando. Se você tiver interesse na área, disponibilidade para trabalhar nos EUA e tiver um nível fluente de inglês, vale a pena dar uma olhada neste link, para ter a chance de trabalhar sob o comando de Orkut, criador do Orkut.

Fonte: Olhar Digital

PERNAMBUCO: Velório de Abelardo de Hora será na Assembleia, às 15h

Imagem de internet
O velório do corpo do desenhista, gravurista, ceramista e escultor Abelardo da Hora está marcado para esta terça-feira, a partir das 15h, na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, em Santo Amaro. Desde o início da tarde, ele está sendo velado no Hospital Memorial São José, em momento restrito à família.

Abelardo tinha 90 anos e estava internado havia 34 dias. Nesta terça-feira, ele deveria ser transferido da Unidade de Tratamento Intensivo para o quarto, pois apresentava melhoras no quadro clínico, de acordo com Rodrigo, um dos netos dele. Hoje, antes de falecer, devido a um edema pulmonar, às 8h45, o artista chegou a conversar com a família.

O enterro está marcado para a quarta-feira, também às 15h, no Cemitério de Santo Amaro, no bairro de mesmo nome.

Fonte: Diário de Pernambuco

PERNAMBUCO: Jovem de 23 anos preso por extorsão fazia vídeos eróticos com adolescentes

Um jovem de 23 anos, suspeito de pedofilia e extorsão foi preso em Boa Viagem. O caso foi apresentado na manhã desta terça-feira pelo Grupo de Operações Especiais (GOE). O garçom de cruzeiros marítimos Alison Felipe Andrade da Silva foi detido ontem no bairro de Boa Viagem, na zona sul do Recife, onde morava com os avós.

Imagem: Reprodução Diário de Pernambuco
Segundo a polícia, ele usava um perfil falso na internet, no nome da americana Ashley Parker, de 17 anos e convencia crianças e adolescentes a praticarem gestos obscenos, registrando as imagens em vídeos.

O suspeito começou a ser investigado a partir da denúncia do pai de uma das vítimas, de 15 anos. O suspeito chegou a cobrar R$ para não postar o vídeo da adolescente nas redes sociais. na casa do suspeito a polícia apreendeu um computador com vários vídeos de pornografia infantil e um celular.

Alison confessou o crime e foi indiciado por extorsão e tipificado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente por produção e armazenamento de conteúdos pornográficos de adolescentes. Ele foi encaminhado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.

Fonte: Diário de Pernambuco

ELEIÇÕES 2014: Dilma e Marina empatadas tecnicamente em Pernambuco

Imagem: Diário de Pernambuco


Na disputa presidencial, há um empate técnico entre as candidatas do PT, Dilma Rousseff, e a candidata do PSB, Marina Silva, quando se trata de intenções de votos do eleitor de Pernambuco. Aqui Marina tem 43% da preferência do eleitorado, enquanto Dilma tem 41%, diz a nova pesquisa Ipespe divulgada em primeira mão pelo Diário. Os percentuais das duas se encontram da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Aécio Neves, candidato do PSDB, tem 3% e é o terceiro colocado. Foram entrevistadas 2 mil pessoas entre os dias 18 e 19 de setembro. Esta é a segunda pesquisa realizada pelo Ipespe este ano. A primeira foi publicada na última segunda-feira. Além desses três, nenhum outro candidato pontuou na pesquisa mais recente.

A comparação entre as duas sondagens do Ipespe revela um crescimento da candidata à reeleição Dilma Rousseff no estado. Dilma tinha 36% das intenções de votos e agora está com 41% Marina manteve-se na mesma média (estava com 42% e hoje tem 43%). O raio-X do quadro eleitoral de Pernambuco tem sido objeto de curiosidade de todo o país porque, como se sabe, Marina se tornou candidata do PSB à Presidência após a morte trágica do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, morto em acidente aéreo no dia 13 de agosto. Ela era vice de Eduardo.

Se forem levadas em conta os válidos - descartando-se os nulos, brancos e indecisos - Marina aparece com 49% das intenções contra 46% de Dilma e 3% de Aécio. "É um empate técnico, mas se nota que Marina alcança quase metade do eleitorado, com 49%", considera o analista de pesquisas eleitorais do Diários Associados e professor da Universidade Federal de Ouro Preto, Adriano Cerqueira. Esse quadro dá a entender que, se dependesse dos eleitores pernambucano e a eleição presidencial fosse hoje, ela seria resolvida no segundo turno. Numa comparação a partir dos válidos, Marina oscilou negativamente dois pontos percentuais (tinha 51% e ficou com 49%) e Dilma variou positivamente (tinha 44% e foi para 46%).

Conforme a pesquisa estimulada mais atual, brancos e nulos totalizaram 6%; e os indecisos ou que não responderam são apenas 7%. A estimulada é aquela em que o eleitor escolhe os seus candidatos preferidos a partir de um quadro onde consta o nome de todos os postulantes ao cargo em questão.

Fonte: Diário de Pernambuco

PERNAMBUCO: Húngara é presa com mais de dois quilos de cocaína

Imagem reprodução Facebook

A Polícia Federal prendeu neste domingo (21), uma mulher de origem húngara, com mais de 2 kg de cocaína pura no Aeroporto Internacional dos Guararapes. A suspeita foi presa por tráfico internacional de drogas.

A mala da mulher foi submetida a exame em aparelho de raio "x" que identificou um objeto estranho. Após a abertura da bagagem, a polícia constatou que se tratava de cocaína pura. A droga tinha como destino a cidade de Bruxelas, na Bélgica.

A estrangeira recebeu voz de prisão em flagrante e foi levada para a sede da Polícia Federal de Pernambuco, onde foi autuada por tráfico internacional de entorpecentes e conduzida para Colônia Penal Feminina do Bom Pastor.

Fonte: Polícia Federal / MJ

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

ESPORTES: Técnico do Araripina solta o verbo

Termina o jogo e o Araripina está fora da competição!

Sonho do time sertanejo de subir à elite do futebol pernambucano acaba com a derrota para o Vera Cruz.
Parabéns professor Givanildo Sales e parabéns ao elenco.

As dificuldades financeiras foram grandes, mas time demonstrou compromisso com a equipe.

TREINADOR

Revoltado com a derrota, o treinador do Araripina, Givanildo Sales, rasga o verbo pra cima do prefeito da cidade de Araripina e diz: "futebol se faz com dinheiro e esse dinheiro todos nós sabemos onde está sendo investido, mas no dia 05 de outubro a resposta a essas pessoas que não estão nem aí para o Araripina Futebol Clube vai ser nas urnas", disse Givanildo Sales revoltado.

Fonte: Araripina em Foco

sábado, 20 de setembro de 2014

SERTÃO DO SÃO FRANCISCO: Negócios de FBC voltam a ser alvo de investigação

Imagem: Blog do Banana

A negociação em torno de um terreno em Petrolina, Sertão de Pernambuco, voltou a ser incômodo para o ex-ministro da Integração Nacional e candidato ao Senado pelo PSB, Fernando Bezerra Coelho. FBC é apontado como proprietário de um terreno, onde hoje está instalado um hotel com mais de 100 quartos, cedido pela União com a finalidade específica de ser destinado para a construção de um shopping center.

Apesar da existência de um parecer favorável ao negócio pela Advocacia Geral da União, a Procuradoria da República no Pólo Petrolina/Juazeiro, prorrogou em um ano o prazo para a conclusão de um inquérito civil público sobre o assunto e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) também está na região do Vale do São Francisco para verificar a regularização de 860 mil metros quadrados de terrenos pertencentes à União, incluindo a área onde hoje está construído o hotel.

O terreno em questão foi cedido pela União ao município de Petrolina em 1994, tendo como finalidade específica a construção de um centro comercial de maneira a induzir o desenvolvimento econômico do município. Na época Fernando Bezerra exercia o seu primeiro mandato como prefeito.

No ano seguinte, a área de 151.250,00 metros quadrados foi desmembrada em quatro lotes para a Cia. Empreendimentos e Participações do Vale, que havia adquirido a área. O River Shopping entrou em funcionamento em 1995 e foi construído em uma fração da área total que havia sido cedido pela União.

Em 2011, uma cisão teria ocorrido na empresa e houve um novo desmembramento da área, sendo que 7.225,00 metros quadrados foram transferidos para a empresa Piedade Administração e Participação LTDA., na qual uma das sócias era cunhada de Fernando. Em 2007, uma área de 1.800 metros quadrados foi adquirida pela Excelsus Participações, que tinha Fernando Bezerra Coelho como presidente. Pouco depois, ele montou uma sociedade com o fundo de pensão da Caixa Econômica Federal (Funcef), para a construção de um hotel.
A licença, contudo, foi expirada em 2006, quando Fernando era prefeito do município. Em 2007, Fernando já ocupava o cargo no primeiro escalão do governo Eduardo Campos (PSB). No registro de sua candidatura ao Senado, ele declarou ter o controle de cerca de 25% da Excelsus Participações.

Para o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), a situação é, no mínimo, estranha. "Sei que a Câmara de Vereadores pediu informações sobre o caso ao Ministério Público Federal em 2011. Desde então não temos mais informações. É uma situação no mínimo estranha. A construção do shopping para alavancar empregos e o desenvolvimento da região é legítimo. Imoral é parte do terreno ir parar nas mãos da família dele [Fernando Bezerra Coelho]", disse Lóssio.

Em maio deste ano, a Prefeitura encaminhou um ofício à SPU em Pernambuco procurando informações sobre a legalidade dos terrenos em questão. No ofício, a municipalidade observa que em função dos desmembramentos e alienações da área originalmente adquirida pela Cia. Empreendimentos e Participações do Vale do São Francisco tem dúvidas se poderá destinar ou não lotes remanescentes para outros projetos da iniciativa privada.

O secretário do Patrimônio da União em Pernambuco, Paulo Ferrari, disse que a SPU está desenvolvendo uma série de ações visando atestar a regularização de cerca de 860 mil metros de terrenos pertencentes à União no município de Petrolina. "Primeiramente estamos dando prioridade à regularização de imóveis da União, de interesse da municipalidade e, por fim, chegaremos na iniciativa privada", disse Ferrari.

Segundo ele, a SPU fará uma revisão dos 151.250,00 metros quadrados que foram cedidos para a construção do River Shopping.

A situação também está sendo acompanhada pela Procuradoria da República no Pólo Petrolina/Juazeiro. Em meados do ano passado, o Ministério Público Federal (MPF) prorrogou pelo período de um ano a conclusão de um inquérito civil que investiga o caso. Segundo a assessoria do ex-ministro, Fernando Bezerra nunca sequer foi chamado pelo MPF para tratar do assunto.

Por meio de nota, a assessoria ressalta que a Advocacia Geral da União emitiu parecer atestando a legalidade de todas as transações e observa que o retorno da denúncia à mídia tem como pano de fundo a eleição estadual. Segundo o texto, "A assessoria de Fernando Bezerra Coelho lamenta que a oposição, durante o período eleitoral, queira jogar com os fatos e tente confundir a imprensa insistindo em temas já esclarecidos juridicamente".

Em seguida, a nota ressalta que "A Advocacia Geral da União, no parecer nº 10480.005262/93-78, assinado pelo advogado Aquiles Viana Bezerra em 01/02/2011, afirma que não houve desvio de finalidade e atesta a legalidade das alienações e dos atos de transferência do domínio útil, efetivados pela SPU/PE.

Portanto, todos os procedimentos foram realizados dentro do que regula a legislação e aprovados pelas instâncias devidas", finaliza o texto.

Fonte: PE 247 / Blog do Banana

SERTÃO DO SÃO FRANCISCO: Sindicato denuncia uso da Compesa na campanha de Paulo Câmara

Fonte: Blog do Banana

Urbanitários divulga nota afirmando que direção da companhia promoveu reunião na Estação de Pirapama para promover candidato.

O Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco, entidade que reúne mais de 10 mil trabalhadores no Estado, denunciou nesta sexta-feira (19) o uso das instalações da Compesa em favor da campanha eleitoral dos sindicatos do PSB, Paulo Câmara, Fernando Bezerra Coelho e Marina Silva. O uso eleitoral da empresa estatal, segundo a direção do Sindurb/PE, foi feito pela própria direção da Compesa.

O presidente da entidade, José Gomes Barbosa, condenou o que chamou de abuso de poder. Nesta sexta-feira, a direção da empresa estatal promoveu uma reunião com os candidatos do PSB no auditório da Estação de Tratamento de Água de Pirapama, e funcionários da companhia, visando pedir votos e gravar guia eleitoral.

Fonte: Blog do Banana

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014: Blog do Edmar Lyra também fez projeções para Deputado Federal e Luciano Bivar é um dos eleitos

Imagem de internet

Assim como foi feito entre os candidatos a deputado estadual, o blog do Edmar Lyra fez projeções sobre os prováveis eleitos entre os deputados federais.

Com um quociente eleitoral estimado em 190 mil votos, os partidos ou coligações terão direito a um parlamentar que atingir esta quantidade de votos. Por exemplo: Se o partido A obtiver 300 mil votos de legenda e votos nominais, os 300 mil são divididos por 190 mil e chegamos a 1,57. Com isso o partido elege dois parlamentares. E assim por diante. Se a divisão dos votos nominais mais votos de legenda pelo quociente eleitoral der 1,6 significa que provavelmente a coligação ou partido atingirá dois deputados através das sobras.

A primeira chapa a ser analisada é composta por PSL/PSDC/PTN/PRP/PHS/PRTB. Com inúmeros partidos coligados e com candidaturas competitivas como Kaio Maniçoba (PHS), Belarmino Souza (PHS), Rogério de Lucca (PSL), Carlos Lapa (PSL), Arlindo Siqueira (PSL), João Neto (PRTB) e Luciano Bivar (PSL), a coligação tem grandes chances de atingir 200 mil votos entre nominais e de legenda e atingir um deputado federal. A aposta do blog é que Luciano Bivar (PSL) seja o eleito.

A segunda chapa a ser analisada é composta por PTB/PDT/PRB/PSC/PT/PTdoB liderada por Armando Monteiro, candidato a governador, deve eleger seis deputados federais. No final a lista completa.

A terceira é o chapão da Frente Popular composta por PSB/PSDB/PMDB/PSD/PEN/PPL/DEM/PTC/PV/PR/PP/PCdoB/SDD/PROS liderada por Paulo Câmara, candidato a governador, deve eleger dezoito deputados federais que serão mostrados a seguir.

A lista completa dos prováveis eleitos são:

PSL
Luciano Bivar

PDT
Wolney Queiroz

PTB
Ricardo Teobaldo
Jorge Corte Real
Adalberto Cavalcanti

PT
João da Costa

PSC
Silvio Costa

PSB
Marinaldo Rosendo
Gonzaga Patriota
Danilo Cabral
Felipe Carreras
Pastor Eurico
João Fernando Coutinho
Fernando Filho

PSDB
Daniel Coelho
Bruno Araújo
Betinho Gomes

PP
Eduardo da Fonte

PMDB
Jarbas Vasconcelos

PR
Sebastião Oliveira
Anderson Ferreira

PSD
André de Paula

PCdoB
Luciana Santos

SDD
Augusto Coutinho

DEM
Mendonça Filho

Assim como para deputado estadual, foi listado os possíveis TOP 5 dos federais que serão: Eduardo da Fonte (PP), Jarbas Vasconcelos (PMDB), Pastor Eurico (PSB), Felipe Carreras (PSB) e Daniel Coelho (PSDB).

Fonte: Blog do Edmar Lyra

ELEIÇÕES 2014: Blog do Edmar Lyra fez projeções para Deputado Estadual, confira!

Imagem de internet

Assim como em 2010 e 2012, o Blog do Edmar Lyra faz uma projeção sobre os eleitos para deputado estadual e deputado federal. Nesta postagem você vai ler a projeção para a Casa Joaquim Nabuco que receberá no dia 01 de janeiro de 2015, os 49 novos deputados estaduais.

Com um quociente eleitoral estimado em 90 mil votos, os partidos ou coligações terão direito a um parlamentar sempre que atingir esta quantidade de votos. Por exemplo: Se o partido A obter 300 mil votos entre votos de legenda e votos nominais, os 300 mil serão divididos por 90 mil e chegamos a 3,33. Com isso o partido elege três parlamentares. E assim por diante. Se a divisão dos votos nominais mais votos de legenda pelo quociente eleitoral der 1,6 significa que provavelmente a coligação ou partido atingirá dois deputados através das sobras.

Na primeira chapa da coligação PMN/PSOL quem sairá vitorioso segundo o blog do Edmar Lyra será: Edilson Silva do PSOL.

Na segunda chapa analisada que tem a coligação PRP/PSDC, disputada por Rildo Brás, reeleição, ex-vereador de Caruaru Diogo Cantarelli, vereador de Jaboatão Idvan, por Amaro do Sindicato e outros nomes, não deverá atingir o quociente eleitoral.

Já na terceira chapa que tem os partidos Solidariedade/PV/PRTB/PTN, deverá sair vitorioso apenas o vereador do Recife, Jadeval de Lima do PTN.

A quarta chapa analisada é a que compõe os partidos PSL/PPS/PHS e deverá eleger dois candidatos sendo eles: A médica Socorro Pimentel (PSL) e Toinho do Pará (PHS).

Na quinta chapa composta por PP e PROS, possui um puxador de votos que é o deputado Cleiton Collins (PP), deverá eleger três deputados sendo eles: Cleiton Collins e Zé Maurício e Dr. Valdi, todos do PP.

A sexta chapa da coligação de Armando Monteiro, composta por PT, PTB, PDT, PSC, PTdoB e PRB, deve eleger doze deputados estaduais que, logo mais abaixo serão listados.

Por fim o chapão da Frente Popular, de Paulo Câmara, composto por PSB/PMDB/PR/DEM/PTC/PSDB/PEN/PPL/PSD/PCdoB deve eleger trinta parlamentares para a Casa Joaquim Nabuco que serão listados a seguir.

Vejamos agora a lista dos possíveis eleitos segundo o blog do Edmar Lyra:

PSOL

Edilson Silva

PTN

Jadeval de Lima

PSL

Socorro Pimentel

PHS

Toinho do Pará

PP

Cleiton Collins
Zé Maurício
Dr. Valdi

PTB

Julio Cavalcanti
Romário Dias
Álvaro Porto
Silvio Costa Filho
José Humberto Cavalcanti

PDT

Guilherme Uchôa
Pedro Serafim
Manoel Botafogo

PT

Manoel Santos
Sérgio Leite
Teresa Leitão
Odacy Amorim

PSB

André Campos
Ângelo Ferreira
Clodoaldo Magalhães
Diogo Moraes
Isaltino Nascimento
Presbítero Adauto
Aluísio Lessa
Aglailson Júnior
Lucas Ramos
Lula Cabral
Marcantonio Dourado
Miguel Coelho
Nilton Mota
Raquel Lyra
Vinicius Labanca
Simone Santana
Yves Ribeiro
Waldemar Borges

PSD

Rodrigo Novaes
Joaquim Lira

PMDB

André Ferreira
Tony Gel
Ricardo Costa

PTC

Eriberto Medeiros

PR

Henrique Queiroz
Rogério Leão
Alberto Feitosa

PSDB

Antônio Moraes
Claudiano Filho

DEM

Priscila Krause

O blog ainda destaca para o TOP 5 dos mais votados que são: Cleiton Collins (PP), Raquel Lyra (PSB), Presbítero Adauto (PSB), Guilherme Uchôa (PDT) e Silvio Costa Filho (PTB).

Fonte: Blog do Edmar Lyra

ELEIÇÕES 2014: Dilma mantém a liderança e abre 7%

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 10, Dilma tinha 36%, Marina, 33%, e Aécio, 15%.





Segundo o Datafolha, é a primeira vez que Dilma abre vantagem sobre Marina desde a entrada da candidata do PSB na disputa, em agosto, após a morte de Eduardo Campos. A vantagem da petista passou de 3 para 7 pontos.

SEGUNDO TURNO

O levantamento divulgado nesta sexta indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, as candidatas aparecem empatadas tecnicamente. A candidata do PSB tem 46% e a do PT, 44%. Na semana passada, Marina, com 47%, e Dilma, com 43%, também estavam tecnicamente empatadas.


Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 49% a 39% (49% a 38% na semana anterior).


O instituto também fez uma simulação entre Marina e Aécio. O resultado foi 49% a 35% para a candidata do PSB (ante os 54% a 30% do último levantamento).


A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".

O Datafolha ouviu 5.340 eleitores em 265 municípios nos dias 17 e 18 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00665/2014.

NORDESTE: Polícia Federal desarticula uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do Nordeste



A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (17), a Operação Pedra 90, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada para o tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro em Sergipe. Oito traficantes foram presos.

Os mandados foram cumpridos em Aracaju - SE, São Lourenço da Mata - PE, Várzea Grande - MT, Marabá - PA, Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Joaquim Gomes, todas em Alagoas, com a finalidade de prender os chefes da organização.

Durante a Operação foram apreendidos drogas, dinheiro e veículos. Além de diversos imóveis, como Haras na cidade de Palmeira dos Índios - AL, uma fazenda de criação de gado do estado em Marabá - PA, entre outros terrenos e casas.

Cerca de 400 kg de crack foram apreendidos, somente em Aracaju - SE, em menos de um ano de investigação, proveniente de tal organização desarticulada.

Fonte: Polícia Federal/MJ

PERNAMBUCO: Bebê gigante nasce em Floresta, interior do Estado

Criança tem tamanho de bebê de dois meses

O "pequeno" Moacir Mateus Calaça Silva Neto, surpreendeu médicos, enfermeiros e até os pais quando veio ao mundo. O menino nasceu no último dia 03, em Floresta, interior de Pernambuco, com 7,650 kg e 58 cm. O peso é equivalente a de um bebê de seis meses e a estatura de um menino de dois anos.

Moacir Mateus é o segundo filho da agricultora Hosana da Silva, de 24 anos, e do técnico de enfermagem Macionílio Calaça, de 37 anos.

A família de Carnaubeira da Penha comprou quase R$ 2.000,00 em roupas, fraldas e móveis para a criança. Porém, de acordo com o pai da criança, "quase nada foi aproveitado".

- Nenhuma roupa coube. Minha mulher havia comprado roupas para até três meses e, por isso, não ficamos com quase nada. Só sobrou o berço.

Segundo Calaça, eles só souberam que Moacir iria ter um tamanho fora do padrão um dia antes do parto, que durou cerca de uma hora e meia.

- O médico nos disse que ele iria ser grande, pois nem a ultrassom conseguia detectar o peso exato. Depois que ele nasceu, foi levado para Serra Talhada para exames e, em seguida, para o Recife.

Calaça explica que os médicos disseram que sua mulher poderia ter sofrido de diabetes gestacional, o que poderia explicar o tamanho da criança. Porém, após exames serem realizados, esse diagnóstico não foi confirmado.

- Moacir fez alguns exames ontem (18), e tudo está normal. Se tudo der certo, no sábado ele receberá alta.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

BAHIA: Homem acusado de ser ladrão de bode em Pilão Arcado - BA é inocente

Imagem: Site geraldojose.com.br 

No último domingo (14), Josemar Ferreira de Sousa foi brutalmente agredido a golpes de facão pelo ruralista Norberto da Silva Moraes, 40 anos, na cidade baiana de Pilão Arcado que fica a 788 km de Salvador. Os golpes arrancaram as duas mãos e causaram outros profundos ferimentos em diversas partes do corpo. Norberto que ficou no local aguardando a polícia foi preso em flagrante e a vítima levada ao Hospital de Traumas de Petrolina até então em estado grave. A Polícia Civil continuou as investigações e na tarde desta quarta-feira (17) o delegado titular da cidade de Pilão Arcado, arnóbio Dionísio Soares, falou a imprensa local que Josemar Ferreira, conforme as investigações realizadas, está descartada a hipótese da vítima ser autor de furtos de bodes na propriedade de Norberto apontado por ele mesmo como sendo a vítima.

"Josemar não tem passagens pela polícia, tem bons antecedentes, trabalhador e o autor ainda sofre de transtornos e não houve nenhum registro de furtos de bodes por parte do autor dos golpes", disse o delegado. A autoridade policial ainda disse que já o autor tem passagens pela polícia por pequenos delitos como apropriação indébita entre outros. As reais motivações que levaram Norberto a cometer o crime ainda serão investigadas e a vítima será ouvida esta semana.

Fonte: Geraldo José

Estudantes realizam 'Oficina de Siririca' para calouras dentro de universidade em Minas Gerais



As alunas do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), promoveram uma reunião inusitada para recepcionar as calouras da instituição nesta quarta-feira (17). A "Oficina de Siririca - roda de conversa sobre masturbação das mina" foi realizada no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, no Campus Mariana.

Além da masturbação, outros temas como feminismo e raça fizeram parte da programação da Calourada Vermelha, que terá encerramento nesta sexta-feira (19). O evento, que foi criado para debater o assunto, gerou polêmica dentro e fora da instituição. Segundo o jornal Extra, não houve aula prática coletiva. No local também foi transmitido o documentário "Clítoris Prazer Proibido".

Segundo uma das alunas, Gabriela Pereira, 25 anos, o objetivo era promover uma conversa em que as meninas falariam sobre suas experiências com seus próprios corpos. O cartaz do evento chamou a atenção e foi alvo de críticas e piadas nas redes sociais.

"É uma roda de conversa, para falar sobre menstruação, prática, como a gente começou, como é para cada uma, um espaço para gente conversar. Quem quiser dicas, pode dividir, quem não quiser não precisa. Realmente, é um tabu, ninguém conversa [...] Como que em pleno século 21, tem uma galera que não consegue se tocar?", explicou Gabriela, em entrevista ao Extra.

A INSTITUIÇÃO

Ao UOL, a assessoria de imprensa negou que a oficina tenha sido um evento para recepcionar os calouros da instituição. Também esclareceu que se tratava de uma ação do Centro Acadêmico (CA). Em nota, a Ufop disse ainda que respeita a diversidade do pensamento e o debate sobre assuntos relacionados à sexualidade dentro da instituição.

Ainda segundo o Uol, os alunos do Centro Acadêmico de Ciências do Estado (Cace) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, também realizaram a oficina de siririca no início do mês como parte das atividades do Congresso de Diversidade Sexual e Gênero.

Fonte: Correio 24 Horas

E diga pelo menos que açúcar é doce!

Depois de mais uma denúncia publicada através de um blog local (Araripina Fatos em Fotos), começaram a retirar as cores alaranjadas dos prédios públicos, começando da DRT.

Gostaríamos de parabenizar o Ministério Público de Pernambuco, na pessoa do Dr. promotor Manoel Dias.

Veja fotos abaixo:





ARARIPINA: O Fundo Municipal de Saúde fez licitação de informática no valor de R$ 132 mil reais

Imagem retirada do site oficial da Prefeitura de Araripina
Para que o Fundo Municipal de Saúde precisaria fechar licitação de quase R$ 136 mil reais com empresa de Jaboatão dos Guararapes que fica na Grande Recife?

Essa é uma pergunta que precisa ser respondida. Mas antes vamos averiguar os fatos.

1. O Fundo Municipal de Saúde pode por lei comprar equipamentos de informática, para uso EXCLUSIVO na saúde. Acho que uma cidade do porte de Araripina o valor de R$ 132.565,65 (Cento e trinta e dois mil, quinhentos e sessenta e cinco reais e sessenta e cinco centavos), é um pouco acima da necessidade.

2. No valor de mercado, isso daria para comprar 147 microcomputadores sem impressora, levando em consideração o menor preço do mercado. Veja link abaixo:

http://www.magazineluiza.com.br/computador-pc-positivo-unique-k2350-intel-celeron-2gb-320gb-led-15.6-grava-cd-dvd/p/0822480/in/micr/

Esse mesmo valor daria pra comprar 147 notebooks, levando em consideração o mesmo valor do computador pessoal ou Desktop. Veja link abaixo:

http://www.americanas.com.br/produto/120231671/notebook-positivo-com-intel-dual-core-2gb-500gb-tela-led-14-windows-8.1


lembrando que ainda sobraria de qualquer uma das compras o valor de R$ 412,00 para ser investido em compra de impressora ou outro periférico.

2. Mas ai vem outra pergunta: OS RECURSOS DE SAÚDE PODERÃO SER UTILIZADOS TANTO EM SAÚDE COMO SANEAMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL?

Uma primeira grande chave do uso dos recursos do SUS é em relação às possíveis combinações que vemos de atividades das Secretarias de Saúde. Existem Secretarias de Saúde que cuidam da área de saúde e de saneamento, outras de saúde e assistência social.

Todas as vezes que falamos dos recursos do SUS estamos diretamente falando das ações tidas e conhecidas como de saúde ainda que ligadas à promoção, prevenção, assistência e reabilitação. Portanto, as ações de saneamento e de assistência social específicas não podem ser financiadas com os recursos da saúde.

A Secretaria de Saúde de Araripina é EXCLUSIVA de SAÚDE, portanto não pode repassar nenhum recurso para outra secretaria, seja ela Assistência Social ou Saneamento.

3. Ai começa a complicar a situação. A empresa que venceu a licitação a RECIVIX INFORMÁTICA LTDA ME, pois assim está registrado o nome na JUCEPE, ao averiguarmos o endereço citado pela empresa, foi constatado que NÃO possui o número 30, o qual a empresa informou em seu registro. Apesar disso poder ter sido um equívoco na hora do seu registro, em nenhuma parte da rua citada possui tal empresa ou sequer prédio comercial. Veja imagem abaixo:


Esta casa que está ai é o número 29, o endereço mais próximo da "RECIVIX".

Pelo Google Stree View, onde nas capitais TODAS as ruas foram mapeadas fotograficamente você poderá passear na rua da tal loja. CLIQUE AQUI.

4. A RECIVIX declarou que possui um capital de R$ 150.000,00 (Cento e cinquenta mil reais), ao meu ver só se for no valor do imóvel.

5. Desde quando a Secretaria Municipal de Saúde de Araripina precisaria deste valor exorbitante em material de informática?

Para mais esclarecimentos você pode acessar o site da JUCEPE. CLIQUE AQUI

Basta digitar o CNPJ ou o nome da empresa.

Abaixo veja mais algumas imagens:

Imagem com informações sobre a RECIVIX retirada do site da JUCEPE

Imagem com o endereço da empresa retirada do site da JUCEPE