Confira no Blog

Confira na guia "Links", o acesso à TV e Rádio Alepe, TV e Rádio do Governo de Pernambuco

Concursos Públicos

Confira os concursos para a Região Nordeste

Contato

Criamos mais esse canal de comunicação com você leitor do Blog Visão do Araripe!

Marco Civil da Internet.

Seus direitos e deveres em discussão

Site Tome Conta do TCE-PE

Saiba onde seu dinheiro está sendo investido através deste site do Tribunal de Contas de Pernambuco.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Barragens construídas e ampliadas na zona rural por Dr. Raimundo Pimentel devolve esperança a agricultores



Raimundo Pimentel no exercício do mandato como deputado estadual destinou várias emendas para construção, ampliação e limpeza de centenas de barreiros, açudes, barragens e perfuração de poços artesianos para praticamente toda zona rural do o município de Araripina. Ao longo de doze anos como parlamentar, foram centenas de comunidades beneficiadas com ações que transformaram para melhor a vida de muita gente.

Sítio Alto Sereno


A convite o ex-deputado esteve visitando algumas dessas comunidades nesse fim de semana e constatei algumas dessas ações, e principalmente o olhar agradecido dos agricultores que com a chegada das chuvas vi com muita satisfação o líquido precioso acumulado nas suas barragens devolvendo esperança e vida nova para todos.

Sítio Inhame
Das centenas de barragens, açudes e barreiros espalhados por toda zona rural de Araripina construído por Dr. Raimundo no exercício do mandato, dezenas foram construídas na zona rural do distrito de Morais durante seus mandatos, três delas receberam a visita do ex-deputado esse fim de semana. Ladeado da comunidade e dos suplentes de vereador João doutor e Roseilton Oliveira, Sítio Sangradouro, Sítio Alto Sereno, e Sítio Inhame, são exemplos de que quando se usa a política como arte de fazer o bem verdadeiramente as coisas acontecem e o maior beneficiado é povo.   

Sítio Sangradouro
No compromisso de sempre fazer mais e melhor por Araripina o ex-deputado estadual Raimundo Pimentel estará destinando nos próximos dias ainda das suas emendas parlamentares que não foram executadas até o momento, mais recursos para beneficiar vinte e quatro famílias agricultoras da zona rural do distrito de Lagoa do Barro. Água é fonte de vida, um benefício tão sonhado passa a ser realidade chegando bem próximo dos nossos agricultores através da ação de Dr. Raimundo com construção, limpeza e ampliação de açudes, barreiros, barragens e perfuração de poços artesianos em todo o município.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

SIMA convoca toda a população de Araripina


Através de um vídeo postado nas redes sociais, o presidente do SIMA, Tiago Silva, convoca toda a população de Araripina a participar de uma carreata nesta terça-feira (19), com saída às 18:00 horas próximo à AEDA.

Confira no vídeo abaixo:


Sisu 2016: veja dicas de como fazer a inscrição no último dia do prazo


Sistema fecha às 23h59 desta quinta-feira (14).


Acaba às 23h59 desta quinta-feira (14) o prazo para inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2016. 

É preciso ter nota mínima?
Sim, a primeira exigência para acessar o sistema e consultar as 228 mil vagas disponíveis é não ter zerado a redação. Além disso, algumas instituições estabelecem uma nota mínima para candidatos às suas vagas.

Na Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, os candidatos ao curso de estatística devem ter tirado, no mínimo, 500 na redação, 600 em Matemática e suas Tecnologias, e 450 nas três outras áreas de conhecimento. Caso alguém que não tenha atingido essas notas tente se inscrever no portal do Sisu, o sistema avisará que não é possível concluir o processo.
"É preciso estudar os pesos (de cada área do conhecimento), conhecer os termos de adesão de cada universidade ao Sisu. No caso da USP, tem uma série de cursos que pedem 700 como nota mínima", comenta Mateus Prado, especialista em políticas públicas de educação.
Qual o prazo e como fazer a inscrição?
Até as 23h59 desta quinta-feira é possível fazer a inscrição e mudar as escolhas quantas vezes o estudante quiser. O candidato deve acessar o site do Sisu (http://sisu.mec.gov.br/) e preencher os campos com número de inscrição no Enem 2015 e senha. Em seguida, é possível visualizar as notas no exame – divididas pelos campos de conhecimento.

Para fazer a inscrição, após visualizar seu desempenho, o estudante deve realizar uma busca por curso, instituição de ensino ou cidade. Ele precisa indicar a primeira e a segunda opção de curso a que deseja concorrer.  
Minha nota no Enem será a mesma em todas universidade?
Não necessariamente. Cada universidade pode atribuir pesos diferentes às disciplinas, ou seja, o mesmo candidato pode ter uma nota mais alta em uma universidade e mais baixa em outra. Esse cálculo da nota no Sisu tem como base espécies de "bonificações" que o sistema aplicará automaticamente sobre a nota obtida no Enem 2015.

"Quem sabe usar a ferramenta do Sisu tem vantagens. Por exemplo, quem tem nota muito alta na redação e quer redação, sempre vai ser melhor tentar a UFRJ, que vai dar peso 3 na redação", explica Mateus Prado, especialista em políticas públicas de educação.
O que é a nota de corte que aparece em cada curso?
Ao buscar cursos no sistema, o estudante encontra a nota de corte já calculada. Ela foi baseada no desempenho do último candidato que seria aprovado, de acordo com o número de vagas. Por exemplo: em um curso que oferece 30 vagas, a nota de corte será a nota do 30º candidato com melhor desempenho, dentre os que se inscreveram nesta opção.

Essa nota de corte é dinâmica e varia de acordo com a procura pelos cursos. Ela foi atualizada pelo Ministério da Educação a partir das 9 horas, nos dias 12, 13 e 14 de janeiro. A cada dia, o sistema considera os dados da véspera para fazer o cálculo.

Caso, de quarta-feira para quinta-feira, candidatos com notas mais altas se inscrevam para fazer medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro, por exemplo, provavelmente a nota de corte subirá. Isso porque o número de vagas será preenchido por pessoas que tiveram desempenho melhor.

O MEC reforça que as notas de corte são apenas uma referência para auxiliar o estudante no processo de escolha de cursos. Mesmo estando acima da nota mínima divulgada na manhã do dia 14 de janeiro, pode ocorrer que o candidato não seja aprovado. O sistema é dinâmico e pode receber novas inscrições ao longo do dia 14.
Como escolher a primeira e a segunda opção de curso?
O diretor acadêmico do Colégio e Vestibular de A a Z (RJ), Bruno Rabin,  ressalta que, na primeira opção, o candidato deve colocar o que prefere cursar, mesmo que imagine que só terá chance de conquistar a vaga na reclassificação. "Já na segunda opção, ele deve colocar não o que prefere, mas o que aceitaria estudar”, afirma.

Isso porque, caso o candidato seja aprovado tanto na primeira quanto na segunda opção, ele não poderá fazer a escolha: só terá como se matricular naquele curso que foi indicado em primeiro lugar. Por isso, é importante realmente colocar em primeiro o que for mais desejado.

Caso a pessoa só seja aprovada na segunda opção, ela pode continuar concorrendo por uma vaga no curso indicado como prioritário.
Se o candidato não for aprovado em nenhuma das duas opções, ele só poderá concorrer a vagas na reclassificação relativas ao primeiro curso indicado. “A segunda opção é um tiro só. Vale somente na convocação do Sisu e deixa de ser considerada nas listas de reclassificação divulgadas pelas universidades posteriormente”, esclarece Rabin.

De acordo com o diretor, tanto na primeira quanto na segunda opção, o candidato deve tentar fazer uma escolha consciente e apontar cursos em que realmente tenha chance de ser aprovado. Uma forma de se guiar nesse momento é examinar as notas de corte parciais divulgadas no Sisu. Caso sejam muito distantes daquela alcançada pelo estudante, a chance de ser convocado diminui – ou seja, não compensa “gastar” sua inscrição em algo que parece tão distante.

Como usar a 'classificação parcial'?
Após escolher o curso, o sistema exibe a chamada “classificação parcial”. Ela funciona como uma referência que auxilia o candidato a entender se tem ou não chances de ser aprovado. Ele pode estar, por exemplo, em 38º em um curso de 30 vagas. Ou seja: 8 pessoas precisam mudar suas escolhas para que ele consiga a vaga na primeira chamada (ou que oito não se matriculem e ele tenha manifestado interesse na lista de espera).

Preciso 'investigar' o histórico da faculdade e curso que tenho interesse?
Sim, pois conhecendo bem a faculdade e o curso você pode saber o peso que cada lugar dá às diferentes notas do Enem e também o perfil das reclassificações para elaborar estratégias para sua "classificação parcial".  Algumas universidades, sobretudo localizadas em cidades menores ou regiões mais distantes do Sudeste podem ter menor índice de classificados que confirmam matrícula na primeira chamada.
Uma dica é pesquisar quantos candidatos foram chamados após a primeira lista do Sisu.“O problema é que nem todas as  universidades divulgam com clareza as reclassificações de anos anteriores. Em alguns casos, o estudante não consegue descobrir essa informação. O ideal, nessa hora, é conversar com amigos que estudem na faculdade pretendida, para tentar se informar sobre número de pessoas que são chamadas após a primeira lista”, recomenda Bruno Rabin.
Há chances de a nota de corte diminuir?
De acordo com Mateus Prado, especialista em políticas públicas de educação, "todas as notas de corte vão aumentar" entre a terceira e última parcial e as notas consolidadas da primeira chamada.
Ela faz a ressalva que esse aumento será maior em valores "absolutos" nos cursos com notas na faixa de 500 e 600 pontos. Cursos como medicina devem ter aumentos menores. O especialista diz ainda que este último dia de inscrições deve ser de muita migração e cursos de licenciatura devem ver as notas de corte subir após candidatos com boas notas verem exigências muito altas em suas primeiras opções de curso.
Prado lembrou ainda que o candidato deve sempre considerar que a nota da corte deve ser diferente da nota do último candidato inscrito nas reclassificações que serão divulgadas pelas faculdades.

Quando saberei que fui aprovado?
O Sisu divulgará a única lista de aprovados no dia 18 de janeiro. As matrículas serão feitas em 22, 25 e 26 de janeiro.
Como funcionam as listas de espera?
Caso estudantes convocados na lista do Sisu não façam a matrícula ou desistam posteriormente dela, podem abrir novas vagas no curso. Elas serão disputadas pelos candidatos que indicaram aquele curso como primeira opção no sistema.
Para concorrer a uma dessas vagas, o estudante deve manifestar interesse em participar do processo seletivo. Entre os dias 18 e 29 de janeiro, precisam entrar no portal do Sisu para formalizar o pedido.

As listas de reclassificação serão divulgadas pelas próprias universidades, a partir de 4 de fevereiro – não mais pelo portal. Cabe a cada candidato ficar atento ao calendário da faculdade pretendida.

“Muitos acreditam que automaticamente estão concorrendo às vagas da reclassificação. Mas é necessário manifestar interesse, caso contrário, não conseguirão disputar a vaga”, explica o diretor.
Terei nova chance no segundo semestre?
Haverá uma segunda edição do Sisu ainda em 2016, que tomará como base as mesmas notas do Enem 2015. Todos os que fizeram o exame e não zeraram a redação podem participar novamente do processo, mesmo que já estejam matriculados em alguma universidade.

É importante verificar nos editais dos cursos se haverá oferta de vagas para o segundo semestre. Alguns são anuais e só abrem processos seletivos uma vez ao ano.

Qual a diferença de ampla concorrência e ações afirmativas?
De acordo com a Lei nº 12.711/2012, todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu terão vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. O candidato deve optar, na inscrição, se deseja participar das vagas reservadas pela Lei de Cotas ou se concorrerá pelas demais.

Desta parcela de vagas reservadas a quem estudou em escola pública, metade é destinada àqueles com renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio. Também há critérios de cor ou raça – para pretos, pardos e índigenas, de acordo com a parcela que representam na população na unidade da Federação onde a faculdade se encontra. O dado pode ser consultado no último Censo divulgado.

Algumas universidades podem, além das cotas, adotar um bônus como forma de ação afirmativa. Nesse caso, o estudante entra no grupo de ampla concorrência e sua nota recebe a bonificação estipulada pela instituição de ensino.

É essencial que o candidato que disputará vagas de cotas tenha a documentação que comprove o seu direito. Caso seja convocado e não mostre os papéis requisitados pela universidade, perderá a vaga.
O que fazer em caso de problemas técnicos?
Se o candidato tiver dificuldades para fazer a inscrição, deve ligar para o 0800-616161. É comum que o problema esteja no computador usado pelo estudante. Vale a pena tentar em outras máquinas ou mudar o navegador do computador.

É recomendado não deixar para fazer a inscrição em cima da hora: problemas técnicos podem acontecer no site do Sisu e o candidato passará a correr o risco de perder a oportunidade de concorrer.

Morre o comediante Shaolin


O ator e comediante Josenilton Veloso, o Shaolin, morreu aos 44 anos nesta quinta-feira (14) após uma parada cardiorrespiratória, em uma clínica particular de Campina Grande, no Agreste da Paraíba. Shaolin recebia cuidados médicos em casa desde 2011, após sofrer um acidente.

A informação foi publicada no Facebook de Laudiceia Veloso, viúva do artista.

"#‎LUTO‬ Depois de 1821 dias, nosso guerreiro terminou sua batalha. É com muita tristeza que divido a nossa dor com todos vocês. Shaolin apresentou um quadro febril nesta terça e que, infelizmente evoluiu para uma infecção, precisando de internação imediata. Recebemos a notícia do hospital, neste momento, que ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. As informações sobre velório e local de sepultamento, divulgarei mais tarde. Obrigada a todos pelas orações e pela força!", informou a viúva pela rede social.
Familiares do artista confirmaram ao G1 que o velório e o enterro vão acontecer no cemitério Campo Santo Parque da Paz, na avenida Assis Chateaubriand, número 5.460, no bairro Velame, em Campina Grande. O velório fica aberto ao público das 11h (horário local) até as 15h, quando a cerimônia será reservada à família. O horário do enterro não foi divulgado.
Shaolin sofreu um acidente no dia 18 de janeiro de 2011 na rodovia federal BR-230, em Campina Grande. No mesmo dia, Shaolin foi socorrido e internado no Hospital de Emergência e Trauma da cidade. Pouco tempo depois, foi transferido para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde foi submetido a cirurgias e ficou internado por cerca de cinco meses.
Em 2015, quatro anos após o acidente que o deixou em coma, Shaolin conseguia se comunicar e interagir com a família através de "expressões faciais e dos olhos", conforme relatou sua à esposa época, Laudiceia Veloso.
Fonte: G1.com.br

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

SEBRAE oferece cursos para Araripina

SEBRAE oferece oficinas "SSEI CRESCER" e "SEI COMEÇAR BEM-FORMALIZAÇÃO" e do curso "MARKETING NA MEDIDA", a serem realizadas no Sebrae de Araripina neste mês de janeiro de 2016.

Confira abaixo as imagens:




Veja as principais novidades nas regras eleitorais para 2016


Confira as principais regras eleitorais que serão novidade em 2016:

Tempo de campanha
A duração da campanha eleitoral fica reduzida de 90 para 45 dias.

Gastos nas campanhas
Para presidente, governadores e prefeitos, pode-se gastar 70% do valor declarado pelo candidato que mais gastou no pleito anterior, se tiver havido só um turno, e até 50% do gasto da eleição anterior se tiver havido dois turnos.

Período de propaganda eleitoral no rádio e na TV
Diminuiu de 45 para 35 dias.

Tamanho da propaganda na TV
Nas eleições municipais , no primeiro turno, serão dois blocos de 10 minutos cada, para candidatos a prefeito. Além disso, haverá 80 minutos de inserções por dia, sendo 60% para prefeitos e 40% para vereadores, com duração de 30 segundos a um minuto.

Punição por rejeição de contas de campanha ou não prestação de contas
O partido passa a não mais ser punido, somente o candidato em questão pode ter o registro suspenso.

Teto de gasto de campanha de prefeito em município com até 10 mil habitantes
Até R$ 100 mil.

Tempo de filiação partidária para candidatura
Exigida filiação por ao menos seis meses antes das eleições.

Propaganda "cinematográfica"
Nas propagandas eleitorais, não poderão ser usados efeitos especiais,  montagens, trucagens, computação gráfica, edições e desenhos animados.

Veículo com jingles: Fica proibido o uso de qualquer tipo de veículo, inclusive carroça e bicicleta, no dia das eleições.

Participação de debate eleitoral na TV
Só vai participar o candidato de partido com mais de nove representantes na Câmara.

MINIRREFORMA APROVADA EM 2013

Cabos eleitorais
Podem ser contratados como cabos eleitorais um número limite de trabalhadores de até 1% do eleitorado por candidato nos municípios de até 30 mil eleitores. Nos demais, é permitido um cabo eleitoral a mais para cada grupo de mil eleitores que exceder os 30 mil.

Propaganda em carros
Só com adesivos comuns de até 50 cm x 40 cm ou microperfurados no tamanho máximo do para-brisa traseiro. “Envelopamentos” estão proibidos.

Propaganda em vias públicas
Permitidas bandeiras e mesas para distribuição de material, desde que não atrapalhem o trânsito e os pedestres. Bonecos e outdoors eletrônicos estão vetados.


Redes sociais
A campanha nas redes sociais estará liberada, mas é proibido contratar direta ou indiretamente pessoas para publicar mensagens ofensivas contra adversários.


Substituição de candidatos
Fica limitada a substituição de candidatos. O pedido de troca deve ser apresentado até 20 dias antes do pleito (excetuado caso de morte). A foto do candidato será substituída na urna eletrônica.


Horários de comícios
Comícios de encerramento de campanhas podem ir até  2h da madrugada. Nos demais dias, das 8h à meia-noite. Nas eleições anteriores, os comícios de encerramento de campanha também deviam acabar à meia-noite.


Adesivos em carros
Serão permitidas, mas só com adesivos comuns de até 50 cm x 40 cm ou microperfurados no tamanho máximo do para-brisa traseiro. “Envelopamentos” estão proibidos.


LEI 12.875 DE 30 DE OUTUBRO DE 2013

Distribuição de tempo de propaganda no horário eleitoral
A lei tira a exigência de que todo o tempo de propaganda seja distribuído exclusivamente para partidos ou coligações que tenham representação na Câmara. O texto mantém uma parcela da distribuição do tempo para ser dividida entre partidos representados na Câmara, proporcionalmente ao tamanho da bancada, e impede que um parlamentar que migre de sigla transfira o tempo para o novo partido.


Mais informações consultar aqui.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Vagas de emprego em Araripina


Confira abaixo as vagas de emprego divulgadas pela Agência do Trabalho de Araripina neste dia 04 de janeiro de 2016.

Na Agência você também pode tirar o seu RG, Reservista e Habilitação para Seguro Desemprego.

Telefones: 3873-8381 | 


VAGAS FUNÇÃO ESCOLARIDADE SALÁRIO EXPERIÊNCIA OBS
2 Vendedor de confecção Médio completo não informado 3 meses  
2 Vendedor de Moveis e eletros Médio completo não informado 3 meses  
1 Vendedor de Veiculo Médio completo não informado 6 meses Possuir CNH B
1 Técnico em enfermagem  Médio completo não informado 6 meses Residir em Marcolândia-PI
1 Padeiro fundamental Completo não informado 6 meses  
2 Auxiliar de padeiro fundamental Completo não informado 1 mês   
2 confeiteira fundamental Completo não informado 6 meses