quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Horário de verão



O Horário de verão 2012/2013 terá início neste dia 21 de Outubro, domingo e terá o seu término em no terceiro domingo de fevereiro, pois desde 2008 por um Decreto do então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O horário de verão tem como objetivo aproveitar os dias mais longos e mais tempo de luz solar, para uma eventual economia de energia.

Ele entrará em vigor nos estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e o Distrito Federal e terão que adiantar os relógios em 1 hora.

Segundo o Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grudtner, o horário de verão deve gerar uma economia de R$ 280 milhões ao País.

A redução da demanda no hário de ponta (entre 18 e 21h) é de até 4,5% (2.255 MW) e a redução no consumo de energia é da ordem de 0,5%. Nos últimos dez anos, a medida possibilitou uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de maior consumo. Esse índice representa duas vezes a carga no horário de ponta da cidade de Belo Horizonte, no caso do sistema sudeste-centro oeste ou 75% da demanda da cidade de Curitiba, no sistema Sul.

A norma possui o objetivo de conscientizar a população em relação ao aproveitamento da luz natural, além de estimular o uso , de forma racional, de energia elétrica. Na prática, o adiantamento do horário em uma hora diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que, o atendimento em períodos de maior consumo, entre 18 e 21 horas (horário de ponta), ocorra com maior eficiência.

Entretanto, em função da escassez de chuvas neste início de primavera, o consumidor brasileiro pagará neste ano mais do que no ano passado por geração de energia térmica, para garantir níveis mínimos de reservatório de água para geração de energia hidrelétrica.
Em 2011 o gasto somou R$ 1,4 bilhão, sendo que quase a metade para suprir falhas no abastecimento do sistema interligado nos estados do Acre e Rondônia.

No dia 15 de outubro, os níveis dos reservatórios estavam 38,1% no Nordeste, 42,5% no Sudeste, 42,2% no Norte e 39,4% no Sul. As metas estabelecidas pelo governo preveem que no dia 30 de novembro o Sudeste terá que contar com 41% de água em seus reservatórios, ou seja, apenas 1,5 ponto percentual abaixo do nível atual.

0 comentários: