segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Chuva



Após uma estiagem que já durava mais de um ano, finalmente caiu chuva no nordeste brasileiro. Justamente nessa seca que segundo especialistas foi a mais dura no últimos 40 anos.

Para surpresa de todos a Região Nordeste amanheceu neste domingo sob uma forte chuva que para alívio de todos, veio em boa hora. Principalmente para o Sertão onde foi mais castigado. O nível pluviométrico nos últimos meses estava bastante crítico na Região e já causava grande preocupação para pequenos pecuaristas e pequenos caprinovinocultores.

Muita gente já havia abandonado suas casas para procurar emprego nos grandes centros. A outra preocupação das autoridades no Sertão Nordestino era a questão de água potável para os que aqui continuaram residindo. Programas dos Governos Estadual e Federal foram ampliados para tentar suprir o máximo da necessidade, mas não estavam sendo suficientes para a quantidade de gente que ainda habita aqui.

Por informações obtidas hoje, alguns pequenos barreiros e açudes já estão completamente cheios e já dá para suportar por alguns dias ou até meses o final da seca. Vale salientar que estamos no período chuvoso no Nordeste que se inicia geralmente no mês de dezembro e estende-se até o mês de março.

Índices pluviométricos devem ser obtidos ainda esta semana, pois a previsão é que ocorra mais chuvas durante a semana nos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. A Região do Araripe, onde vivemos ainda necessita de mais chuvas para que os agricultores possam enfim plantar e possam sobreviver de uma forma digna e que os Governos Estadual e Federal continuem com os programas, pois assim que terminar o período de chuvas que sempre é no final de março, inicia-se uma nova estiagem que provavelmente termina somente no final do ano, quando se inicia novamente as chuvas.

0 comentários: