segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Apagão


Mais uma semana começa e mais uma vez aparece mais um apagão na vida do Araripinense. Desta vez ocorreu entre as 09:00 H e as 15:00 H. Mas o transtorno que se obtém com uma falta tamanha de energia e que pelo que se sabe até a cidade de Salgueiro-PE também houve  a falta de abastecimento de energia elétrica. Problemas bancários aparecem, problemas em postos de combustíveis, problemas até mesmo para tirar nota fiscal são alguns dos casos variados que ocorrem quando existe a falta de energia elétrica. Devido às baixas também nos reservatórios de água que abastecem as hidrelétricas é mais um fator que pode gerar essa falta de abastecimento. Mas pelo menos as companhias deveriam avisar com antecedência quando haverá o próximo apagão para que tomemos as precauções devidas, pois do jeito que ocorre atualmente não tem aviso prévio e no caso de algum equipamento vier a queimar quem assumirá o débito. 

Provavelmente nenhuma empresa fornecedora de energia irá querer cobrir os gastos que nós consumidores iremos ficar e além do mais já existem altas taxas de pagamento de um péssimo fornecimento de energia que os consumidores tem que pagar no final de cada mês e que poderiam ser abatidos todos os apagões, pois são KWH que deixam de serem consumidos, portanto cabe a nós cidadãos aceitarmos ou não que isto volte a acontecer e continue acontecendo. 

Cabe aos cidadãos brasileiros colocar um ponto final no descaso com os consumidores e cabe às autoridades que providenciem com o máximo de urgência energias renováveis e que venham a complementar a já existente. Na cidade de Araripina por ser cercado por serras e sítios, segundo pesquisas,  a vazão de ar em comparação à de um rio como o São Francisco por exemplo é superior e poderia gerar energia suficiente para abastecer algumas milhares de residências no Sertão Pernambucano, basta a CHESF que é quem coordena essa distribuição comprar dos que estão colocando os parques eólicos nessa região.

0 comentários: