sexta-feira, 5 de junho de 2020

Dia Mundial do Meio Ambiente


DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE.

Por: Visão do Araripe

Hoje, dia 5 de junho, é celebrado mundialmente o Dia do Meio Ambiente. Esta data comemorativa, que se repete desde 1972, traz consigo várias reflexões importantes acerca dos problemas ambientais existentes e acende um alerta sobre a necessidade permanente de preservação dos recursos naturais. E em 2020, o que temos a comemorar? Quase nada, dizem estudiosos sobre o tema e ambientalistas. No Brasil, o que temos pra hoje é aumento recorde de queimadas e desmatamento, desastres ambientais que jamais foram reparados, flexibilização da fiscalização ambiental, ações ineficazes de saneamento e gestão de recursos sólidos, dentre tantos outros desmontes nas políticas públicas de proteção ao meio ambiente.

Como se não bastasse, este ano o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em meio à #pandemia de Covid-19 e, mesmo diante do colapso na saúde pública do país, foram aprovados 118 #agrotóxicos para além daqueles que já eram permitidos. Isso significa que mesmo durante a #quarentena, a prioridade continua sendo aprovar cada vez mais novos agrotóxicos para serem vendidos no mercado brasileiro.

É preciso que governo e sociedade façam a sua parte. Observamos também que durante esse período de isolamento social, a poluição atmosférica diminuiu consideravelmente. E que o isso nos deixa como lição? A primeira delas, sem dúvida, é a mudança nos nossos hábitos. É urgente proteger as #águas, as #florestas, o #ar, os #biomas e todos os recursos necessários para manutenção da #vida no planeta.

Além disso, é preciso conhecer a origem do #alimento que você consome ou #produto que você utiliza. É preciso conhecer a política ambiental da empresa que o produz, e se ela apoia e/ou financia um modelo de desenvolvimento nocivo à saúde e ao meio ambiente. Ao longo da sua trajetória, a @ongchapada.org.br defende a #agroecologia como um caminho que vai de encontro ao que está posto, justamente por acreditar que a união dos conhecimentos científicos e tradicionais podem salvar o #mundo.

Meio ambiente é vida!

Fonte: Mariana Landim - Gerente de comunicação da ONG Chapada.

0 comentários: