domingo, 5 de janeiro de 2014

Ataque dos monstros.

Visão do Araripe Design


Entra ano e sai ano e nós vivemos o mesmo dilema: Moscas durante o dia e muriçocas durante a noite. 

De todos os gestores que já passaram pela Prefeitura Municipal de Araripina NENHUM conseguiu eliminar  a praga das muriçocas que tanto nos fazem perder noites de sono. O pior é que todos sabem onde são os principais focos e como se proliferam, mas o que é mais preocupante que justamente nesse período chuvoso na nossa cidade que é periodicamente de janeiro a março, é também o período do pernilongo da dengue. o Aedes Aegypti e o Aedes albopictus, sendo que este segundo transmite a doença tanto no período diurno quanto noturno. 

Colocou-se um veneno e o gestor municipal foi em rádio para comunicar que havia "acabado" com as muriçocas em Araripina, mas ele esqueceu de avisa-las para saírem da cidade, pois em nenhum momento acabou qualquer infestação deste pernilongo e sim uma diminuição nos seus ataques aos que tem residências sem ar condicionado. Mas até quem possui o aparelho já andou falando que vez ou outra ainda encontram-se alguns insetos indesejados como moscas e muriçocas em seus ambientes mais refrigerados que geralmente são os quartos.

As moscas são transmissoras de várias doenças tais como:

Conjuntivite;
Febre Tifóide;
Tuberculose;
Diarréia.

As muriçocas também não são tão inofensivas como imaginamos, pois transmitem:

Filariose;

A Filariose é responsável pela obstrução dos gânglios linfáticos impedindo a circulação linfática dando origem a edemas, que podem, num estado avançado, provocar um aumento exagerado dos membros inferiores, superiores ou do escroto, vulgarmente chamado ELEFANTÍASE. Já a muriçoca põe seus ovos preferencialmente em água poluída e turva, rica em matéria orgânica em decomposição e detritos, tanto em depósitos transitórios - geralmente à sombra quanto em águas paradas e poluídas no solo, como fossas, ralos, poços, cisternas e marcas de pneus ou de patas de animais.

Quanto ao Aedes Aegypti e ao Aedes Albopictus, os dois causam a Dengue, portanto, muito cuidado nesse período e no restante do ano também!

Cabe a nós tomarmos as precauções que estão ao nosso alcance, mas cabe às autoridades competentes eliminarem os focos, sejam eles esgotos a céu aberto, canais sem coberturas, ruas esburacadas, entre outros.


0 comentários: