sexta-feira, 29 de junho de 2012

Mução



Investigação

O Humorista e radialista Rodrigo Vieira Emerenciano, 35 anos, conhecido como "Mução", foi preso ontem em sua residência na cidade de Fortaleza - CE, sob a investigação de Pedofilia. Segundo a Polícia Federal já investigava a rede por 06 meses e quando conseguiu coletar informações suficientes com vários mandatos de busca e apreensão nas residências do humorista que ficam localizadas nos bairros Imbiribeira e São José na cidade do Recife. 

Segundo ainda a PF as imagens circulavam em mais 35 países. A investigação batizada de Dirty-Net (rede suja, em português), possuía no total 160 membros, sendo 63 brasileiros e 97 estrangeiros. A operação deu início no Rio Grande do Sul já identificou 49 pessoas em 12 estados. Desde março Mução havia voltado a morar em Fortaleza no bairro do Meireles, mas as investigações foram realizadas em suas residências na cidade do Recife. 

O Objetivo da PF é cumprir 50 mandatos de busca e apreensão em todo o país relatou o Superintendente da Polícia Federal em Pernambuco o Sr. Marlon Jefferson de Almeida. 

Só foi possível essa investigação através dos IPs dos computadores que são endereços físicos que cada máquina utiliza para acesso à internet (ou seja, um endereço), se for condenado, o acusado será enquadrado nos artigos 241-A e 241-B da  Lei 8.069/90 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que refere-se ao crime de possuir e disponibilizar por qualquer meio sendo fotografia, vídeo ou outro registro que contenha sexo explícito ou pornográfico envolvendo criança ou adolescente, sendo que a pena pode variar entre 4 e 10 anos.

A responsável pelas investigações no Pernambuco é a Delegada Kilma Caminha.

Defesa

Segundo o advogado do radialista o Sr. Waldir Xavier a acusação partiu de um "Grande Equívoco". "Ele não tem nada a ver com esses acessos, nem com nada ligado a essa divulgação. "A PF investiga se ele pode ter sido vítima de acesso de hackers". O advogado do humorista entrou com pedido de Habeas Corpus alegando que Mução não traz riscos às investigações.

Já os familiares acreditam na possibilidade de que algum funcionário de Mução possa ter realizado tais acessos, esse funcionário trabalhava na empresa da família a BGM. Relatou a irmã do humorista, Renata Vieira. Ela também é responsável pelo programa Pegadinhas do Mução e explica que o irmão havia alugado o imóvel para funcionários que eram recém-chegados do Ceará. O Programa do Mução, por 6 anos foi transmitido pela Som Zoom Sat uma emissora de rádio de Fortaleza e era de seus estúdios locais, já em Recife era transmitido pela Estação Sat e foi transmitido diretamente do Pernambuco por 9 anos. Ela afirma que justamente nesse período era quando a casa havia sido alugada.

Ela afirma ainda que Mução já liberou os computadores para a investigação policial que irão provar a inocência do seu irmão. Caso a Justiça acate o pedido de prisão preventiva solicitado pela Polícia Federal o humorista e radialista deverá ficar preso até o término das investigações

Fonte: JC

0 comentários: