quarta-feira, 24 de abril de 2013

Surto de hepatite “A” é detectado e tomado as devidas providências.



Com o intuito de atentar a população para os cuidados necessários e evitar o contágio da hepatite A, a Prefeitura Municipal de Bodocó através da Secretaria de Saúde com o apoio da Coordenação da Atenção Básica Vigilância em Saúde e da Vigilância Epidemiológica, realizou reunião que após discussões com a população desencadeou uma campanha educativa na comunidade de Feitoria para o combate a esta doença. O evento aconteceu na manhã dessa última quarta-feira (17), na Escola Municipal Eça de Queiroz. 


Além da população local, participaram do momento a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lislene Rodrigues; o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, Lucelder Luna; o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Robson Saraiva, e representantes das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente e imprensa local. 

Além das atenções básicas que se deve ter para os cuidados preventivos à doença, foi observado também que a estrutura de saneamento e limpeza de Feitoria está comprometida. A gestão anterior pecou com os cuidados à população. O saneamento feito foi mal projetado e grande partes das residências não estão ligadas ao saneamento público, por este motivo os esgotos escorrem a céu aberto na Vila de Feitoria, além desse problema os canos usados não atendem a necessidade, quando o projeto for concluído, provavelmente haverá estouros de canos, afirma a Secretária do Meio Ambiente, Janiê Miranda. 

Um outro problema deixado como herança de gestão é a localização do lixão. O local é mal localizado, quando chove todo o lixo volta para a comunidade, e por se tratar de uma localização onde passa um córrego, o lixo também é levado para os rios e mananciais. Neste caso, a Secretaria de Meio Ambiente já se pronunciou. A secretária Janiê Miranda já está providenciando uma melhor localização para a transferência desse lixo. “Infelizmente as ações mal estruturadas acarretam problemas para a população no futuro, recebemos uma herança que está colocando em risco a saúde da comunidade, mas vamos fazer o possível para resolvermos todas essas questões,” afirma a secretária.

A enfermeira do PSF de Feitoria, Layanne Pionório, informou também que uma forma preventiva para evitar a doença é melhorar as condições de higiene e de saneamento básico, como lavar as mãos após ir ao banheiro; lavar bem as frutas e verduras com água tratada, clorada ou fervida. Tratar a água para consumo e caso haja algum doente com hepatite A em casa, utilizar hipoclorito de sódio 2,5% ou água sanitária ao lavar o banheiro. 



Nesta ocasião, as secretarias divulgaram medidas que serão adotadas no âmbito da administração pública objetivando a promoção da saúde na comunidade. Robson Saraiva anunciou que a Secretaria de Agricultura ficará responsável por analisar a qualidade da água na área da captação, a rede de saneamento e, atendendo ao pedido da população, realizará a limpeza das caixas d’água que há mais de 10 anos não são limpas. Já a Secretaria de Assistência Social realizará ações educativas com as crianças do PETI, fazendo delas agentes multiplicadores. Após receber os relatórios da saúde municipal, Danilo Rodrigues parabenizou a equipe e disse que todas as estratégias de combate e prevenção à doença serão executadas sem medir esforços e disse também que está tramitando na câmera de vereadores um projeto de saneamento básico. Os moradores utilizaram o momento para sugerir outras medidas, esclarecer as dúvidas e levar para a administração as necessidades e anseios da população para promover o bem-estar. 

A hepatite A é uma doença infecciosa causada pelo vírus A (VHA), que atinge o fígado. Geralmente de curso benigno. A transmissão do vírus se dá através da água e alimentos contaminados, mal preparados e do contato direto com a pessoa infectada. Os sintomas e sinais da doença são cansaço, tontura, enjôo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras e diarréia persistente. A doença pode ser detectada através de exame de sangue.

Fonte: ASCOM Prefeitura de Bodocó


0 comentários: