terça-feira, 27 de novembro de 2012

Chuvas

Araripina está vivendo uma situação que aquase 11 meses não se via. As chuvas começaram a aparecer em nossa região, de forma distribuída, mas apareceram. Alguns barreiros já estão cheios, como também cisternas e as localidades onde choveram bem foi próximo aos distritos de Gergelim e Nascente. Segundo informações do IPA - Instituto de Pesquisas Agropecuárias de Pernambuco choveu-se em torno de 46,5 mm de chuva.


Vista da cidade de Araripina (Foto: Renato Araujo)



Estima-se que ainda chova durante toda esta semana segundo informações de um site de previsão do tempo.

Após uma seca que durou onze meses na Região do Araripe e que foi a pior dos últimos 50 anos, agora a população dessa região que é uma das mais castigadas pela estiagem, enfim vê uma luz no fim do túnel. Com essas chuvas, muitos agricultores começaram a preparar suas terras para o plantio, pois a colheita do biênio 2011/2012 foi praticamente toda perdida.




Vista da cidade de Araripina (Foto: Renato Araujo)

O Governo do Estado e Governo Federal entraram fortes para combater a seca que castigou mais uma vez o povo nordestino. O Governo Federal juntamente com as Forças Armadas, através do 72º BIMTz que fica localizado na cidade de Petrolina, faz a alguns anos na Região em que atua e em Araripina faz a contratação de quase 30 carros-pipa e o Governo Estadual juntamente em parceria com a Prefeitura Municipal também fez a contratação de alguns carros-pipa. Os mananciais porém são um agravante para esse povo sofredor.

O DNOCS está praticamente seco e o restante de sua água está imprópria para o consumo humano, mas mesmo assim ainda tem pipeiros pegando sua água de lá. Segundo informações do IPA, estão pegando também em poços particulares e até foram construídos barreiros para a utilização destes carros-pipa.

Aguardem mais notícias sobre a situação da Região, pois informaremos o mais breve possível.

0 comentários: