segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Do ICQ ao Facebook: uma breve história dos mensageiros instantâneos

MSN Messenger é apenas um dos serviços que um dia foram populares mas perderam espaço.

Comunicadores Instantâneos 
A confirmação de que aMicrosoft vai incorporar o MSN Messenger ao Skype marca o fim de um serviço que foi passado para trás nos últimos anos. Mas o serviço de mensagens instantâneas da companhia não só não foi o primeiro a surgir como, no passado, deixou outros concorrentes para trás.

As mensagens instantâneas pela web se tornaram populares a partir da criação do ICQ pela Mirabilis, empresa israelense que colocou o serviço no ar em 1996. Ele se tornou rapidamente o mensageiro instantâneo mais popular do mundo e, em 2001, tinha mais de 100 milhões de usuários registrados.

Os tempos eram outros. A internet começava a se desenvolver e não tinha os bilhões de usuários da atualidade, o que faz o desempenho do ICQ ainda mais surpreendente. Em 1998, a Mirabilis foi comprada pela AOL por US$ 287 milhões e mais US$ 120 milhões que foram pagos em um período de três anos.

ICQ era bastante avançado para a sua época. Ele possibilitava troca de arquivos, a criação de salas de bate-papo com diversas pessoas, guardava o histórico das conversas, tinha mensagens offline, possibilitava a criação de um perfil com as informações e ainda tinha um som para o recebimento de mensagens que ficou bastante conhecido (uh-oh). Para adicionar os amigos, era possível buscá-los entre os usuários do serviço ou digitar diretamente um número chamado Universal Internet Number (UIN).

Com o sucesso do ICQ, outros serviços surgiram buscando o sucesso atingido pela iniciativa da Mirabilis. Entre eles destaca-se o AOL Instant Messenger(AIM), lançado em 1997 pela empresa que um ano depois compraria a Mirabilis. O AIM era, em 2005, o serviço mais utilizado no mundo com 53 milhões de usuários. O MSN Messenger, da Microsoft, foi lançado em 1999, mas só se tornou popular em meados da década seguinte.

ICQ foi dominante no Brasil durante anos, mas começou a cair em popularidade no começo da década de 2000, até ser definitivamente superado pelo MSN. Em 2005, a Microsoft renomeou o seu serviço para "Windows Live Messenger" e, neste momento, já era o principal nome dos IMs por aqui. Em 2009, a Microsoft dizia que mais de 330 milhões de pessoas usavam mensalmente o Live Messenger.

Mais opções

Novos nomes que surgiram entre a decadência do ICQ e o crescimento do MSN Messenger se tornaram importantes nos anos seguintes. Um deles é o Skype, lançado em 2003, que permitia comunicação via vídeo, voz e mensagens instantâneas. Ele nunca foi popular como um IM, mas ganhou força principalmente pela possibilidade de realizar ligações VoIP, permitindo fazer chamadas telefônicas e falar com pessoas do mundo inteiro com tarifas menores do que as cobradas por operadoras. Em 2011, a Microsoft comprou o serviço e, um ano e meio depois, decidiu integrar o antigo MSN Messenger ao Skype - o que ocorrerá definitivamente em 2013.

Em 2005 que o Google decidiu entrar no jogo e lançou o seu Gtalk, que podia ser acessado tanto por um software instalado no computador quanto pela página do Gmail. Os contatos eram o mesmos da agenda do serviço do Google, e as conversas ficavam armazenadas como se fosse uma troca de emails. A facilidade de acessar o serviço em qualquer lugar - bastava entrar na sua conta do Gmail - fez o Gtalk ganhar muitos usuários em pouco tempo.

Mais recentemente, em 2010, o Facebook integrou o Facebook Chat à rede social, permitindo conversas com todos os amigos. A popularidade da rede social, que cresceu muito no Brasil nos anos seguintes até ultrapassar os 60 milhões de membros por aqui, contribuiu para o esvaziamento do MSN Messenger, que, após tomar o posto do ICQ de principal IM do país, também foi aos poucos abandonado por parte de seus usuários.

Mobilidade

O crescimento da internet móvel e dos smartphones também teve alguma influência nos IMs. Com a possibilidade de acessar a web de qualquer parte do mundo, os serviços mais populares ganharam versões móveis, como o Google Talk, o próprio MSN Messenger e o Facebook Messenger - que virou um app separado da rede social em 2011.

Mas não são apenas eles que facilitam as conversas nos telefones. Serviços como o Viber, o WhatsApp e o iMessage também permitem a troca de mensagens pelos telefones via internet, contribuindo para usuários gastarem menos do que gastariam com mensagens SMS. Esses serviços também permitem trocar informações sobre localização, enviar imagens e criar grupos para falar com diversas pessoas ao mesmo tempo.

O próprio ICQ, um dos pioneiros em IMs, também existe em sua versão móvel. Com ele é possível sincronizar contatos do Google Talk e de outros serviços e redes sociais e usá-los em apenas um app.

Fonte: Olhardigital.com.br

0 comentários: