quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Bodocó sem clima de festa. Cadê o meu dinheiro Sr. Prefeito?


O fim de ano para os funcionários públicos é esperado sempre com muita euforia. É o momento para tentar se reorganizar e se dá ao prazer de festejar com alegria a chegada do ano novo. Mas em Bodocó, o fim do ano e a entrada de 2015 estão sendo marcados por desânimo, revolta e má gestão do dinheiro público. O comércio de Bodocó passa por uma crise de final de ano sem expectativas. Para fechar o ano, Danilo Rodrigues (PSB), ainda deixa sem previsão o pagamento da folha de novembro, o terço de férias dos funcionários e a folha de dezembro se vencendo. O que foi feito com o dinheiro do FUNDEB, do tesouro, etc.? Porque a prefeitura além de não aplicar o dinheiro público com transparência, ainda deixa a Instituição cair na malha do CAUC por não prestar conta com rigor dos convênios? Como fica o município em 2015?


2014 foi um ano difícil para os bodocoenses que alimentavam uma esperança de melhora nos serviços públicos e na gestão Danilo Rodrigues. Durante o ano, foi esperada com grande expectativa uma máquina perfuratriz e os equipamentos necessários para dar início a uma política de perfuração de poços no município. O prefeito, em junho de 2013, garantiu em praça pública, em pleno aniversário de Bodocó que esta seria o início de uma política de enfrentamento à seca. Pura lorota! Nem máquina, nem políticas, nem nada, o que tem são sete abastecimentos de água deixados pelo gestor anterior, Brivaldo Alves, ainda desativados na zona rural. As famílias agricultoras, em alguns locais estão comprando pipas de água para beber.

Ainda neste ano de 2014, a população amargou a falta de remédios nos postos de saúde e PSFs. A rede educacional sofreu a falta de merenda escolar na maioria do tempo, e quando tinha, não era de qualidade. O cardápio de nutrição escolar não foi cumprido. O transporte escolar estava até a semana passada com três meses de atraso e alguns ameaçando entregar por falta de condição de não poder manter o carro em linha.

Os reflexos da má gestão começaram a serem sentidos, mas terão efeitos devastadores no próximo ano, se não forem tomadas medidas cabíveis de fiscalização por parte da oposição e ações urgentes da própria gestão. Se os salários continuarem atrasando no município que praticamente não tem outra renda, o caos a partir de 2015 é de mais desemprego e pobreza no município que tende a atravessar outra seca devastadora.

Quanto ao pagamento da folha dos professores, até o momento, o Sindicato dos Professores de Bodocó, vem atuando de forma compreensiva, tentando entrar em contato e em acordo com o atual prefeito para cumprir com a promessa de não passar do dia 10 de cada mês o pagamento dos proventos. O Sindicato não está tendo êxito na negociação, não há respostas por parte da gestão educacional. Ainda está sem previsão o pagamento da folha de novembro que provavelmente tende a virar uma bola de neve ao juntar com a folha de dezembro.

Para o vice-prefeito, Zé Jacó, rompido desde 2013, o prefeito terá até o final de dezembro para esclarecer o que está acontecendo. A partir de janeiro, o vice-prefeito tomará as decisões necessárias para defender Bodocó. "Chega de covardia com o povo de Bodocó, a partir de janeiro o povo vai passar a me conhecer e a saber tudo o que aconteceu na minha vida política nesta cidade".

Apesar de uma administração perrenha e sem planejamento, o prefeito ainda se achou no direito de entrar com um processo contra a assistente social Maria Luiza Brito por denunciar que pessoas estavam sendo medicadas com remédio vencido, comentários que rondam a cidade. A atitude do prefeito deve ser copiada pelos cidadãos bodocoenses que estão sofrendo com a má gestão do prefeito e vereadores que se dizem da oposição. 

As especulações na pequena cidade é que cabeças vão rolar, a classe mais necessitada será punida com o desemprego e alguns secretários serão substituídos, será? É aguardar pra ver!

Fonte: Lusimar Lima

0 comentários: