sexta-feira, 14 de novembro de 2014

TECNOLOGIA: Black Friday Brasil 2014 irá contar com selo digital de qualificação


Empresas que não aderirem às regras de qualidade poderão ser expulsas do evento.

Com inspiração no ato Norte-Americano de proporcionar vendas com preços baixos, a Black Friday se tornou popular no mundo inteiro, e o Brasil não ficou de fora, chegando a quinta edição este ano no país. No entanto a versão brasileira do evento se tornou um divisor de águas entre os consumidores. Diversas reclamações por descontos de má fé e muitas lojas foram denunciadas pelos compradores que se sentiram lesados. O fato ficou batizado como Black Fraude.

A partir deste ano o e-commerce está ciente de todo o acontecido, e promete investir no quesito para evitar polêmicas de preços maquiados. Um termo de compromisso será assinado por lojistas que irão participar do evento, propondo que os mesmos irão praticar preços justos e promoções verdadeiras.

Cuidados e Precauções

Haverá um selo eletrônico que mostra se a loja está cadastrada oficialmente, o Black Friday Legal. No site oficial também apresentará uma lista de varejistas que estão cadastrados de acordo com as regras. Aqueles que não seguirem essas regras impostas poderão ser expulsas do evento.

O consumidor também tem direitos particulares, podendo seguir o Código de Defesa do Consumidor (CODECON). Um exemplo seria o artigo 49, que o consumidor tem até 7 dias de arrependimento para devolver ou rejeitar um produto caso ele esteja intacto. Também em maior ajuda, o Procon - SP reúne uma lista de sites não recomendados para compra.

Em entrevista à um Blog do Estado de Pernambuco, o Diretor de Serviços e Consultoria da VTEX Rafael Forte, comenta que há uma grande espera de vendas a partir dos lojistas por conta da época próxima do Natal. Ele também fala que o "próprio consumidor está mais consciente" e que está de olho desde antes no produto que quer, chegando a fazer até mesmo uma lista de desejos. Por conta disso é esperado neste ano que não exista tantas reclamações de ofertas enganosas.

A edição 2014 da Black Friday Brasil começa oficialmente no próximo dia 28 e terá fim dia 2 de dezembro. É possível se cadastrar para receber e-mails e participar de promoções, assim como receber ofertas diretamente.

Fonte: Folha PE

0 comentários: