Um candidato que participou das provas do Enem domingo passado, fez um vídeo onde afirma que recebeu o tema da redação antes da aplicação do teste, por meio de uma mensagem do celular. Segundo o rapaz, a informação, enviada via rede social, chegou para ele às 10h47 (o exame começou às 13h no horário de Brasília).
No vídeo, o estudante mostra o porta-objetos que recebeu na sala de prova para guardar o telefone e outros pertences. O envelope está lacrado. Ele abre o envelope, liga o celular (que estava sem bateria) e mostra a imagem com o tema da redação do Enem (Publicidade infantil no Brasil).
"Fiquei surpreso ao ver o tema da redação. Vou mostrar porquê", diz o candidato. em seguida, ele liga o aparelho e mostra a imagem com a folha da redação do Enem. "Várias pessoas como eu receberam. E aí?", questiona o rapaz.
Na quarta-feira, às 11h49, o Blog do Fera mandou o vídeo para o Inep perguntando se o órgão tinha conhecimento dele e quais medidas foram tomadas. Nesta quinta-feira, às 9h13, o Inep respondeu o questionamento. Leia a nota enviada pelo instituto:
"Em relação à denúncia feita ontem, o Inep esclarece que a Polícia Federal está investigando o caso, já apreendeu o celular e está realizando perícias no aparelho. Desde o início do exame outras denúncias foram recebidas e, quando apuradas, todas se mostraram infundadas. O Inep trabalha em conjunto com a PF para dar, cada vez mais, rigor e segurança à aplicação do exame, garantindo assim a isonomia entre os participantes".
No sie do G1, o mesmo vídeo foi divulgado. Na reportagem, o estudante é identificado como Jomázio Santos Filho, 17 anos, aluno do curso de direito, de Teresina, no Piauí. O site informa que o rapaz esteve na Polícia Federal de Teresina prestando informações sobre o fato.
Veja o vídeo aqui.
Fonte: Jornal do Commércio
0 comentários:
Postar um comentário