quinta-feira, 14 de março de 2019

Desenvolvimento Econômico de Pernambuco é pauta de reunião na Alepe


Desenvolvimento Econômico de Pernambuco é pauta de reunião na Alepe

Por: Visão do Araripe

Na última quarta-feira (13), aconteceu uma reunião da comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe). Estiveram presentes empresários, parlamentares do estado e municípios, representantes da sociedade civil, além de Edésio Medeiros, representando o Grupo Ferreira Souza.

O objetivo da reunião foi discutir sobre as políticas e as ações que o Governo do Estado vem promovendo para melhorar o ambiente de negócios em Pernambuco.  Na oportunidade, o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Roberto Abreu e Lima e o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Bruno Schwambach conduziram os trabalhos. 

De acordo com Edésio, a reunião foi uma boa oportunidade de avançar na temática, mas infelizmente esse debate ainda está muito concentrado na região metropolitana do Recife e no polo de confecção de Caruaru e adjacências. “Lamentamos a ausência de representantes de entidades e empresários do Sertão, especialmente do Araripe, a exemplo do setor gesseiro, da mandiocultura e da bacia leiteira de Bodocó. Precisamos ficar atentos e nos organizarmos para participar e qualificar debates que impulsionam o fortalecimento econômico e a geração de emprego e renda em Pernambuco”, destaca Medeiros.

Na ocasião, como forma de garantir a presença de lideranças, representantes de entidades e empresários Araripianos, foi sugerido que as reuniões da comissão pudessem acontecer de forma itinerante, nas regiões de desenvolvimento do estado (RDs). “A sugestão surgiu da nossa inquietude diante desse distanciamento do debate no Sertão, mas também dialoga com a necessidade da comissão conhecer melhor as potencialidades e desafios das cadeias produtivas e fortalecer a interiorização do desenvolvimento em Pernambuco”, complementa.



O Grupo Ferreira Souza defende a criação da Zona Franca do Semiárido Nordestino, que se propõe a alavancar o desenvolvimento político, econômico e social de uma região com grandes potencialidades. O empresário e presidente do Grupo, Antonio Souza, não esteve presente, mas vem trabalhando no sentido de investir em grandes projetos no estado, principalmente nas áreas de geração de energia renovável e produção automotiva.

0 comentários: