sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

ARARIPINA: Descaso com alunos dos cursos de Química e Física



Ontem alguns estudantes da AEDA nos procuraram para falar sobre o que vem acontecendo com a instituição.

Vamos ao caso:

A Autarquia Educacional do Araripe (AEDA), que iniciou-se as aulas na segunda-feira (10), já está passando por alguns problemas. Isso porque os estudantes de dois cursos da instituição não possuem salas nas dependência, pois os alunos de Química e Física estão tendo que se deslocar até a Escola de Referência Josias Inojosa de Oliveira (ERJIO), a pé. Os transportes escolares das suas respectivas cidades não tem o itinerário para se deslocar até a referida escola. Isso implica na caminhada que os jovens que se deslocam de suas cidades até Araripina e na maioria dos casos eles saem de suas residências às 17:00 hs e normalmente só conseguem chegar à 00:00 hs.

Sem falar que as dependências do ERJIO que pertencem ao Governo do Estado e não ao Governo Municipal. Além disso como foi citado, por saírem muito cedo de suas casas, alguns não jantam e passam assim a ter que comer assim que chegam até a nossa cidade.

O problema é que próximo ao colégio que as turmas se encontram, não existem restaurantes, lanchonetes ou qualquer outro meio para que possam fazer uma refeição, mas com a caminhada que fazem tanto na chegada como também na saída, pois alguns ainda têm que se deslocar até a praça do hospital para pegar o transporte que os levará de volta para suas casas, muitos ficam com fome em sala de aula, o que nunca será levado ao lado positivo e sim faltará a capacidade de aprendizado e como tem o velho ditado: "Saco vazio não pára em pé".

Como sabemos também, Araripina não está vivendo um de seus momentos de pura paz. O que se vê nas ruas é assaltos, vez ou outra aparece algum corpo, mesmo com o trabalho ostensivo que as polícias Militar e Civil fazem, não conseguimos viver em paz com era antes.

Ruim não é só para os alunos toda essa falta de mobilidade, pois em uma cidade que não possui transporte coletivo e nem mesmo os ônibus de suas cidade não passam próximo ao ERJIO, existem também os professores que sofrem da mesma forma. Alguns deles tem aulas tanto em cursos como Letras, Geografia, entre outros como também nos cursos de Química e Física e tem que se deslocar rapidamente para que possam chegar a tempo, podendo causar um acidente na sua locomoção, pois como os tempos entre uma aula e outra é muito curto a maioria chega atrasado na sua aula seguinte, comprometendo o aprendizado e até mesmo o ensino deles.

Gostaria aqui de solicitar a alguém da AEDA que por gentileza entre em contato com nosso blog ou até mesmo os alunos dos respectivos cursos e tomem as providências cabíveis para que os alunos possam estudar nas condições no mínimo medianas e os professores tenham tempo suficiente pelo menos para locomover-se de um local para outro.

0 comentários: