sexta-feira, 21 de março de 2014

Parte dos prefeitos do PT se aliam ao PSB em Pernambuco

Foto: Blog Revista Geral
A rebeldia do prefeito de Abreu e Lima, Pastor Marcos José (PT), que anunciou na semana passada apoio à pré-candidatura de Paulo Câmara a governador, não é fato isolado no PT.

Outro gestores petistas já acertaram voto com quadros do PSB, principalmente para a eleição proporcional. Enquanto isso, a sigla vive um momento de reconstrução após uma guerra interna que durou mais de um ano e debate seu posicionamento para a sucessão estadual. Se lança nome próprio ou apoia a pré-candidatura do senador Armando Monteiro (PTB), como deseja a direção nacional. Em relação à majoritária, não há consenso nas opiniões dos 13 prefeitos petistas.

O argumento sustentado pelos gestores para se aliar a lideranças de campo político diferene do PT é comum. Aliança antiga com o candidato e a atenção dada por ele à cidade e à gestão, com liberação de emendas.

O prefeito de Orocó, Reginaldo Cavalcante, não tem problema de declarar apoio à reeleição dos deputados socialistas Raimundo Pimentel (estadual) e Fernando Filho (federal). "Venho acompanhando eles há anos. Tenho que acompanhar quem está me ajudando.Fernando Filho tem ações em Orocó, botou emendas", justifica.

Ele defende o lançamento de candidato próprio na majoritária, porque conta que esteve várias vezes em Brasília e nunca foi recebido por Armando Monteiro. Nos bastidores, entretanto, se comenta que ele está disposto a fazer campanha para Paulo Câmara. O petista, inclusive, prestigiou o lançamento do socialista, no mês passado, ao lado do também petista Marivaldo Andrade, prefeito de Jaqueira.

Em São José do Egito, o prefeito Romério Guimarães (PT), apoiará a reeleição do deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB). O gestor relata que aliou-se ao socialista quando ele ainda pertencia aos quadros do PT. "Nos pegou de surpresa a saída dele (do PT), mas pensamos em apoia-lo porque ele apoiou minha campanha. ele nos ajudou com emendas, projetos... não é uma relação de agora", diz. Após dois anos como secretário estadual de Transportes, Isaltino voltou à Assembléia Legislativa em janeiro deste ano, como vice-líder do governo.

Com medo de retaliação, alguns preferem não dar entrevista, mas nos bastidores o tititi é constante. Além dos casos já citados, correm informações de que o prefeito Argemiro Pimentel, de Machados (Agreste), apoiará a candidatura do deputado estadual Danilo Cabral (PSB) À Câmara Federal e Túlio José Vieira, de Surubim, também fará campanha para Paulo Câmara. Eles não atenderam a reportagem.

Informações: JC

0 comentários: