terça-feira, 26 de maio de 2015

Dia Estadual do Apicultor foi criado nesta segunda (25), projeto de lei tem autoria de Socorro Pimentel (PSL)


Pernambuco é o Estado que apresenta maior crescimento na atividade da apicultura e eliponicultores, respondendo por cerca de mais de 11% do mel produzido pela Região Nordeste. Destaca-se que no ano de 1999, a participação era bem menor, com 3,63% do total. Um aspecto melhor visualizado na segmentação dos números é o crescimento dos volumes em todas as mesorregiões do Estado. 

O Sertão pernambucano se sobressaiu com 1.428 toneladas de mel, segundos dados do IBGE, em 2009, o que significa um crescimento de 3.668% no intervalo analisado. No estado de Pernambuco, temos as seguintes regiões respectivamente que produzem mais mel: Sertão, São Francisco, Agreste, Zona da Mata e por fim a Região Metropolitana. Em 1999, o volume produzido na região sertaneja equivalia a 36% do total estadual. Este percentual subiu para 90%. Na análise por municípios, a cidade de Araripina aparece como maior produtora, com larga vantagem em relação às demais. 

O total alcançado em 2009 foi mais do que o dobro da produção de Ibimirim, segundo lugar no levantamento estadual. Com uma tendência de crescimento, representada nos últimos levantamentos do IBGE até 2009, a apicultura brasileira e em especial de Pernambuco deve permanecer entre as mais produtivas do mundo nos próximos anos. O diferencial no tipo de abelha utilizada no país tende a permanecer beneficiando os produtores brasileiros. Em Pernambuco, grandes desafios devem ser enfrentados na busca pelo fortalecimento da atividade. 

Assim como no quadro nacional, há necessidade de incentivo ao consumo de mel e de diversificação do produto ou embalagem. Além disso, talvez o maior desafio seja formalização da cadeia produtiva, abrindo um novo horizonte na comercialização do produto e propiciando o alcance de mercados mais sólidos, inclusive no exterior. Assim, o melhor caminho a ser seguido é a busca constante pelo aperfeiçoamento da atividade, respeitados os limites ambientais de cada localidade. A capacitação constante e o aprimoramento nas técnicas de produção também devem ser sempre almejados, a fim de permitir o aumento da produtividade e otimização dos recursos utilizados.

Fica previsto o dia 21 de dezembro de cada ano, o Dia Estadual do Apicultor, por ter sido nesta data, sancionado a Lei pelo então governador Eduardo Campos que concedeu crédito presumido do ICMS nas saídas interestaduais de mel de abelha promovidas por produtor ou cooperativa de produtores, alavancando o setor.

No Brasil, é comemorado no dia 22 de maio o dia do apicultor, mas Pernambuco escolheu outra data para homenagear este profissional que trabalha com o produto mais doce que temos conhecimento, o mel.

O projeto de Lei nº. 87/2015 foi apresentado no dia 12 de março e votado nesta segunda, 25 de maio. Tem autoria da Deputada Estadual Socorro Pimentel, e já entra em vigor a partir da data de sua publicação.

Mais uma conquista do homem do campo e principalmente para o apicultor pernambucano.

0 comentários: