sexta-feira, 4 de abril de 2014

ARARIPINA: Hospital é acusado de negligência por paciente

Foto: Blog do Fredson Paiva

Na manhã desta sexta-feira (4), uma paciente que foi hospitalizada dia 24 no Hospital e Maternidade Santa Maria (HMSM) em Araripina, sertão de Pernambuco, para dar a luz ao seu primeiro filho concedeu entrevista a uma rádio local.

Mas o que era para ser a alegria de uma família, tornou-se na maior tristeza e decepção que pode ocorrer em um momento desses. A perca do filho. Mas segundo relatos da mãe, por falta de negligência por parte de enfermeira e um médico. Segundo uma entrevista concedida por ela em uma rádio local, a jovem de 31 anos, que reside no bairro Nossa Senhora da Conceição, contou ao repórter Genival Souza que, deu entrada no HMSM às 9 horas da manhã desta sexta e ficou lá para conceber seu filho, mas que uma enfermeira de nome Joana, em todas as vezes em que lhe atendeu por algumas vezes dizia a mesma coisa "Seu filho está bem, estamos aguardando o médico", e por outras vezes já próximo das 6 da tarde a mesma veio e falou: "Seu filho está com o coração fraco, mas não se preocupe, pois a máquina está com defeito".

Segundo a mãe, ainda passou o médico Zé Alencar e a mesma pediu para ele examina-la, mas o médico recusou-se informando à paciente que o seu plantão teria terminado e que outro médico iria vê-la.

Para finalizar a vítima pediu que fossem tomadas providências para que não acontecesse isso com outras famílias, pois, sua dor por dentro é imensa e não tem remédio que cure.

Com base nas informações desta mãe que não pôde realizar o seu maior sonho, constatamos que existe enormes falhas neste que era para ser um exemplo de hospital na região do Araripe, mas infelizmente sua fama não é lá das melhores.

Conhecido por não tratar bem de seus pacientes e por tantas vezes negligência médica e de enfermeiros, também ser conhecido por só atender através de pagamento de "calção", vamos às falhas nesse caso em específico:

1. Como deixam uma paciente que está prestes a dar a luz passar mais de 10 horas internada e NENHUM médico para atendê-la?

2. Como enfermeiros(as) não tem treinamento específico para esse tipo de caso, pois pelo que nos consta ao fazerem o curso de enfermagem, todos recebem bem específico todos os passos em casos como esse. Nesse mesmo curso tem uma parte do juramento que diz:

"Respeitando a vida desde a concepção até a morte, não participando voluntariamente de atos que coloquem em risco a integridade física e psíquica do ser humano".

Não foi o que aconteceu no caso citado, pois quais as consequências que este ato falho por parte dessas pessoas irão deixar nessa

3. Como possuem máquinas que não funcionam bem? Ou funcionam ou não funcionam, pois com a vida alheia não se brinca! Segundo a enfermeira, "Não se preocupe, a máquina está com defeito", tornaria-se até absurdo uma coisa dessa acontecer em um hospital que ganha tanto dinheiro.

4. TODO médico ao concluir o curso faz um juramento em que diz:

 "Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção".

Pois no caso citado acima não vimos nenhum respeito e sim negligência.

E por último e não menos importante!

5. Quais os cuidados essa mãe deve receber como psicólogos, psiquiatras, acompanhamento médico, remédios, alguém terá que arcar com os prejuízos que essa agora pobre mãe teve durante sua péssima passagem por essa unidade hospitalar se assim podemos chama-la. Onde estão os recursos que recebem do SUS, particulares?

Quer ouvir a entrevista completa, clique aqui.

0 comentários: