quinta-feira, 3 de abril de 2014

Vaticano decreta: Padre Anchieta é santo



Na manhã desta quinta-feira (3), o Papa Francisco assinou o decreto que "reconhece a figura e a grandeza do missionário".

São José de Anchieta. É por esse nome que passará a ser conhecido o Padre Anchieta, jesuíta espanhol que participou da colonização e evangelização do Brasil. O primeiro pedido de canonização foi feito há exatos 417 anos. Na manhã desta quinta-feira (3), o Papa Francisco assinou o decreto que "reconhece a figura e a grandeza do missionário", segundo o próprio Vaticano.

Trata-se do primeiro santo de 2014 e o segundo jesuíta a ser canonizado pelo Papa Francisco. antes dele, em dezembro do ano passado foi a vez do Pedro Fabro.

O Papa Bento XVI, na mensagem para a 28ª Jornada Mundial da Juventude, apresentou o sacerdote jesuíta como um modelo para os jovens. "Penso, por exemplo, no Beato José de Anchieta, jovem jesuíta espanhol do século XVI, que partiu em missão ao Brasil quando tinha menos de vinte anos e se tornou um grande apóstolo do Novo Mundo".

JOSÉ DE ANCHIETA

Nascido na Ilha de Tenerife, no arquipélago das Canárias, na Espanha, Padre José de Anchieta chegou ao Brasil muito novo. Tinha apenas 19 anos em julho de 1553, e havia entrado para a Companhia de Jesus dois anos antes. O clérigo é apontado como um dos fundadores da cidade de São Paulo, no Sudeste brasileiro.

Fonte: JC Onlin

0 comentários: