terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Galo da Madrugada 2019


                                                              Gaby Amarantos é uma das atrações do Galo da Madrugada deste ano — Foto: Thays Estarque/G1

Galo da Madrugada: 30 trios recebem artistas como Gaby, Margareth, Fafá, Elba e Spok 

Érica Natuza, Fulô de Mandacaru, Romero Ferro e outros artistas também se apresentam nos 30 trios elétricos. Desfile acontece no Sábado de Zé Pereira (2). 

Por: Visão do Araripe

 

Galo da Madrugada, maior bloco do mundo segundo o Guiness Book, vai do frevo ao brega para homenagear a força feminina na sociedade, no sábado (2). Entre as atrações, estão nomes como Fafá de Belém, Gaby Amarantos, Fulô de Mandacaru, Erica Natuza, Margareth Menezes, Elba Ramalho, Spok e Michelle Melo.

As atrações foram divulgados na manhã desta terça-feira (26), em coletiva de imprensa na sede do Galo, no Centro do Recife. Cerca de 30 trios, além de sete carros alegóricos, ganham as ruas do Centro no Sábado de Zé Pereira.

Também se apresentam Almir Rouche, André Rio, Gerlane Lops, Maestro Forró, Toni Garrido, Nonô Germano, Romero Ferro, Asas da América, Irah Caldeira, Nádia Maia, Benil, Quinteto Violado, Marcelo Jeneci, Marrom Brasileiro e outros, além de orquestras e freviocas.

Cantora Elba Ramalho é uma das atrações do Galo da Madrugada deste ano — Foto: Paulo Guereta/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

 

Os trios são comandados por artistas locais e contam com a participação de atrações nacionais. Além do percurso, eles também fazem duetos no camarote oficial do Galo.

"Teremos esse formato em que um artista, geralmente um convidado [nacional], fica no camarote e faz um dueto com um artista local em um trio que está passando. E aí depois ele [artista nacional] sobe no trio para seguir no percurso com outro artista. Então ele tem uma experiência com mais de um artista local", explicou o vice-presidente do Galo da Madrugada, Rodrigo Menezes.

A ideia, segundo Rodrigo, é que os cantores possam realizar intercâmbio cultural, tanto trazendo um pouco dos seus ritmos para o carnaval pernambucano, quando levando o frevo para outras partes do país.

"Esse modelo é um passaporte da nossa cultura para o resto do Brasil. Com isso a gente consegue trazer outros artistas de cenas culturais diferentes para conhecer o carnaval de Pernambuco e depois eles saem daqui e levam essa experiência até para o trabalho deles. Temos vários artistas que incorporaram o frevo em seus novos trabalhos, após terem participado do Galo", afirmou.

                                              Cantora Michelle Melo se apresenta pela terceira vez no Galo da Madrugada — Foto: Divulgação


Frevo Mulher


tema do desfile do bloco este ano é "Frevo Mulher" e busca homenagear e reconhecer a força das mulheres na sociedade. Os destaques do desfile são 90% mulheres, segundo o presidente do Galo, Rômulo Menezes.

“Chegamos à conclusão de que o Galo devia essa homenagem às mulheres, de uma maneira geral, e especificamente às mulheres que sempre ajudaram o Galo. Sempre tem muitas mulheres participando, cantoras, artistas, costureiras, passistas. É um número muito grande de mulheres que compõem o Galo da Madrugada e às vezes isso não é destacado”, afirmou Rômulo.

Para a cantora Nena Queiroga, que é uma das mulheres homenageadas e que sobe no trio do Galo, o tema do desfile deste ano, "Frevo Mulher", é uma oportunidade para reforçar a campanha contra a violência contra a mulher.

"Como mulher, me sinto honrada em ser homenageada. E como cantora, honrada de poder reforçar esse discurso de não à violência contra mulher e mais respeito, espaço e dignidade para as mulheres. Honrada de poder repassar isso para todas as pessoas", afirmou.
                                  Carro alegórico Frevo Mulher abre o desfile do Galo da Madrugada no Sábado de Zé Pereira — Foto: Thamires Oliveira/G1

Alegorias

Entre os destaques do desfile do Galo este ano, com tema Frevo Mulher, que tem início às 9h, a partir do Forte das Cinco Pontas, estão alegorias em homenagens a grandes nomes do esporte e das artes.

No carro abre-alas, a foliona Léa Lucas, ícone do carnaval do Recife, desfila ao lado do Galo e de passistas. A alegoria “Frevo Mulher” faz menção à música de Zé Ramalho e tem como inspiração a cantora e compositora Amelinha, além de fantasia da Mulher do Dia.

A pentatleta Yane Marques desfila na alegoria “Pernambucana de Raça”, ilustrando a garra e resistência da atleta, além de referências das corredoras da Grécia Antiga.

A alegoria “Ciranda da Lia” conta a história da cantora Lia de Itamaracá, que desfila em uma ilha, com elementos como coqueiros, jangadas e a tradicional ciranda. Já a atriz Fabiana Karla é homenageada na alegoria “Oh! Bela”, que encerra o desfile inspirado na canção de Capiba e na irreverência da pernambucana.
                                          Jangada e mar remetem à Lia de Itamaracá, uma das homenageadas do Galo da Madrugada — Foto: Thamires Oliveira/G1

A criação das alegorias teve início em agosto de 2018 e contou com uma equipe de 15 pessoas. "Trabalhamos em cima do tema Frevo Mulher e da história, no geral. No carro da Yane, que é atleta, trouxemos a rainha da Grécia, fazendo referência aos jogos antigos, mas sempre relacionando com carnaval. Já no da Lia trouxemos os elementos da Ilha de Itamaracá", explica o cenógrafo Ary Nóbrega.

Entre os bonecos gigantes estão três mulheres que representam a origem do povo brasileiro: uma índia, uma branca e uma negra. Além de bonecos de Ariano Suassuna, Chico Science, Alceu Valença, Jota Michilles, Enéas e o próprio Galo.

O desfile conta, ainda, com freviocas, orquestras, passistas, estandartes de blocos do Recife e Rei Momo, além do Galo 78, que representa o desfile da agremiação no primeiro ano no carnaval.

Percurso

Enfileirados, todos os trios, alegorias e outras atrações ocupam 1,5 quilômetro, de acordo com a diretoria do Galo. O percurso total deve durar mais de horas, tendo início às 9h, no Forte das Cinco Pontas, e finalizando às 18h30, na Rua do Sol.

Ao sair do Forte, o Galo passa pela Rua Imperial, Avenida Dantas Barreto, Praça Sérgio Loreto, Avenida Sul e Rua Saturnino de Brito.

Em seguida, passa novamente na Rua Imperial, voltando para a Praça Sérgio Loreto, Rua do Muniz, Avenida Dantas Barreto, Praça da Independência, Avenida Guararapes e, então, finaliza na Rua do Sol. A dispersão acontece na Rua do Imperador.

Confira a ordem das atrações no desfile do Galo da Madrugada:

·        Elba Ramalho
·        Passistas da Companhia Saltos
·        Banda da Polícia Militar de Pernambuco
·        Frevioca 1 com bonecos gigantes de Alceu Valença e Jota Michilles
·       Frevioca 2 com bonecos gigantes de Ariano Suassuna e Chico Science
·        Lima Neto e Dani Veroli
·        Quinteto Violado e Erica Natuza
·        Gustavo Travassos e Fafá de Belém
·        Marrom Brasileiro
·        Geraldinho Lins
·        Asas da América
·        Gerlane Lops
·        Nena Queiroga e Margareth Menezes
·        Banda Pinguim e Cristina Amaral
·        Almir Rouche e Gaby Amarantos
·        Maestro Forró
·        André Rio e Toni Garrido
·        Spok
·        Nonô Germano
·        Fulô de Mandacaru e Ed Carlos
·        Romero Ferro e Michele Melo
·        Bia Villa-Chan e Maestro Israel França
·        Som da Terra
·        Bemol e Irah Caldeirão
·        Fabiana Pimentinha
·        Telmo Santiago
·        Banda Luará
·        Orquestra Perfil
·        Turma do Pinguim
·        Nádia Maia e Joyce França
·        Orquestra Universal


 

Por Thamires Oliveira, G1 PE

0 comentários: