segunda-feira, 16 de março de 2015

Pernambuco, inicia obras de dois parques eólicos


Terão início agora no final de março as obras de instalação de dois parques eólicos em Pernambuco, no Sertão do Araripe e no Agreste, que juntos somam investimentos de R$ 6 bilhões pela empresa Casa dos Ventos e devem atender até 4,2 milhões de domicílios.
O governador Paulo Câmara (PSB) viajou, nessa sexta-feira (13), até o parque eólico da empresa Casa dos Ventos, em Marcolândia, no Piauí, para conhecer os detalhes da implantação dos dois clusters, que devem ficar prontos em dois anos. Durante a visita em Marcolândia, o governador destacou que a hélice e a torre que integram a turbina são produzidas no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca. Os demais itens necessários para o funcionamento do parque são importados através do porto pernambucano, o que gera emprego e renda para o Estado.
A planta do projeto Araripe vai operar nas cidades de Araripina, Ouricuri e Santa Filomena. Ela vai ter capacidade de atender 2,8 milhões de residências. Já o cluster de Garanhuns vai ser instalada nos municípios de Caetés, Paranatama, Venturosa, Pedra, Pesqueira e Cachoeiras, atendendo 1,3 milhão de domicílios.
Da parte do Estado, o Governo de Pernambuco investiu na infraestrutura do entorno das duas plantas. “Além de investir na capacidade técnica, o Estado também trabalhou para levar água, estradas e no serviço de internet e telefonia fixa”, afirma Paulo Câmara.
No Brasil, a Casa dos Ventos já fornece energia para 8 milhões de lares e gera mais de 70 mil empregos diretos e indiretos.
Fonte: Brasil 247

0 comentários: