quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Bósnia-Herzegovina



Em dia tenso, Bósnia-Herzegovina vence e vai para sua primeira Copa

Seleção estava fora até os 23 minutos do segundo tempo, quando Vedad Ibisevic garantiu a vitória diante da Lituânia e o primeiro lugar no Grupo G das Eliminatórias Européias.

O dia 15 de outubro de 2013 ficará marcado na história do futebol da Bósnia-Herzegovina. Pela primeira vez, o país conseguiu a classificação para a disputa de uma Copa do Mundo. O feito aconteceu com a vitória por 1 a 0 diante da Lituânia, o gol foi marcado aos 23' do segundo tempo por Vedad Ibisevic.

Até o momento do gol quem estava se classificando era a Grécia, pois com o resultado de 1 a 0 sobre o Liechtenstein quem estava ficando em primeiro lugar do Grupo G era a seleção grega. As duas seleções terminaram empatadas com 25 pontos, mas a Bósnia por ter melhor saldo de gols ficou em primeiro do grupo e a Grécia foi para a repescagem.

Dos quatro países formados  com o fim da Iugoslávia, o primeiro a conseguir classificação para uma Copa do Mundo foi a Croácia, em 1998. A Bósnia que irá estrear em 2014, tem uma geração de jogadores interessantes e conta com Dzeko, do Manchester City e maior estrela da seleção da Bósnia.



Edin Dzeko

Nascido em Sarajevo em 17 de março de 1986 e atua como atacante e hoje joga pelo Manchester City.

Com pouco mais de 10 anos de carreira Dzeko já conquistou vários títulos. Indicado entre os 30 jogadores para o Ballon D'Or de 2009.

Em 2009 Edin Dzeko tornou-se o primeiro embaixador bósnio do UNICEF.

0 comentários: