sábado, 23 de novembro de 2013

I Debate do SIMA

Amanda Gurgel - Imagem de internet

Na noite desta sexta-feira (22), o Sindicato do Servidores Públicos Municipais de Araripina - SIMA realizou no Centro Tecnológico do Araripe o I Debate do Sima, com o intuito de debater sobre as mobilizações ocorridas em junho de 2013 e também para anunciar a filiação do Sindicato ao CSP Conlutas.

O que é o I Debate do SIMA?

O I Debate do SIMA é o início de um processo de reflexão e ação que tem como objetivo unificar e fortalecer a categoria para a luta e os enfrentamentos.

Defendendo que luta contra a opressão e exploração é coletiva, necessitando da unidade de toda a classe trabalhadora, pois se queremos fazer parte dela fazendo-a acontecer.

Professores de todos os distritos do município de Araripina compareceram ao CTA, como também funcionários de outras localidades e estados, como por exemplo Recife e Juazeiro do Norte - CE.

O debate contou com a participação da Profª. Amanda Gurgel que veio especialmente de Natal - RN para a região onde também participou de atos em Juazeiro e Crato, ambas no Ceará. 

Após a abertura oficial que teve como mestre de cerimônia Viviane Souza que é filiada ao SIMA, teve o primeiro tema posto em questão que foi: "A Valorização do Servidor Público", ministrada por Tiago Silva que é o presidente do Sindicato.

Em sua fala Tiago falou da importância da filiação ao Sindicato, como também de resultados já conquistados desde que assumiu o cargo junto com João Romério que é atualmente o vice-presidente do SIMA. Após falar sobre a importância, comentou também sobre a dificuldade dos servidores até mesmo em caso de doença, por terem que deslocar-se até Ouricuri a 60 Km de Araripina para fazer um simples comunicado da sua condição de saúde. 

Também foi comentado pelo Professor sobre o PCC - Plano de Cargos e Carreiras dos servidores de todas as áreas do serviço público municipal, pois além de tudo isso e com todas as dificuldades, muitos acordam cedo para cumprir seu compromisso com o povo, enquanto os gestores simplesmente os abandonam e nem mesmo o dia certo, ou seja, uma data fixa para pagar os salários os servidores dispõe. 

Tiago também fez duras críticas ao gestor atual, pois por várias tentativas o Sindicato tentou entrar em negociação com a Prefeitura Municipal de Araripina e jamais obteve resultados. Fez também críticas ao  gestor sobre sua participação a alguns dias em uma rádio, onde o prefeito debochou da quantidade de associados que possuía o SIMA e disse que a quantidade não era a esperada.

Após a conclusão do I debate, foi a vez da Professora Amanda Gurgel (RN), fazer a sua participação com o II debate que teve como tema "As Mobilizações no Brasil", onde além de ser precisa em suas colocações quando foi questionada sobre sua condição de vereadora que ela hoje exerce em Natal - RN, a mesma respondeu dizendo que continua recebendo apenas seu salário como professora e o restante do pagamento com o cargo no Legislativo Municipal da Capital potiguar ela faz doação ao seu partido (PSTU), para que o mesmo faça suas campanhas.

Argumentou também sobre o motivo e os resultados das mobilizações que ocorreram em junho de 2013 e que teve seu auge no dia 16 de junho que foi batizado como o dia "D" de todas as manifestações onde foram convocadas todas as Centrais Sindicais, Associações e o público em geral para irem às ruas protestarem contra os abusos e absurdos dos governos seja ele em qualquer esfera. 

Na conclusão dos debates foi colocado um vídeo, onde depois postaremos para os leitores aqui no nosso blog.

Parabéns ao SIMA pela batalha e que sejam vencedores na busca de seus objetivos.

Blog Visão do Araripe

"Pare de olhar pra trás, você já sabe onde esteve, agora precisa saber aonde vai" 

 Autor desconhecido

0 comentários: