sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

300 FAMILIAS DE ARARIPINA TERÃO QUE DEVOLVER O DINHEIRO RECEBIDO INDEVIDAMENTE DO BOLSA FAMÍLIA


O governo federal está cobrando a devolução do dinheiro recebido indevidamente do programa bolsa família por trezentas famílias de Araripina, as cartas já estão sendo enviadas pela secretaria nacional de renda da cidadania, e já começaram a chegar nas residências Araripianas cobrando os valores recebidos indevidamente.
O programa é pra atender famílias que vivem na pobreza ou em estrema pobreza, mas segundo o cruzamento de dados feito numa investigação do governo e Uma auditoria feita pela CGU (Controladoria-Geral da União), divulgada na última quinta-feira (4), aponta que 345.906 famílias teriam recebido dinheiro do Bolsa Família sob "fortes indícios" de terem falsificado ou omitido informações. no caso das  famílias de Araripina, muitas deixaram de declarar renda, e até em outros casos recebiam o beneficio mesmo tendo renda incompatível com as exigências do mesmo.
Em outras situações algumas famílias terão que devolver valores que somam 22.000,00 (vinte e dois mil reais) de uma vez só, vale ressaltar que o valor que o governo pedi devolução das famílias de Araripina são as que estão com subdeclaração de renda.

Ao todo, o pagamento para essas quase 346 mil famílias representa até R$ 1,3 bilhão depositados, em dois anos, segundo a auditoria. A maioria dessas famílias com indício de fraude (86%) teria renda subdeclarada entre meio e apenas um salário mínimo, de acordo com a CGU.

Para chegar a essas informações, a CGU comparou as rendas registradas em outras bases de dados oficiais com aquelas declaradas no Cadastro Único, do Bolsa Família.

"Nas situações em que a irregularidade ficar comprovada, após a condução de processo administrativo, serão aplicadas sanções legais, tais como devolução de valor e impossibilidade de retornar ao programa por um ano", informou, em nota, o Ministério da Transparência.

0 comentários: