Confira no Blog

Confira na guia "Links", o acesso à TV e Rádio Alepe, TV e Rádio do Governo de Pernambuco

Concursos Públicos

Confira os concursos para a Região Nordeste

Contato

Criamos mais esse canal de comunicação com você leitor do Blog Visão do Araripe!

Marco Civil da Internet.

Seus direitos e deveres em discussão

Site Tome Conta do TCE-PE

Saiba onde seu dinheiro está sendo investido através deste site do Tribunal de Contas de Pernambuco.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Mérito Cultural Gilberto Freyre

Foto: ASCOM

Por iniciativa do deputado Raimundo Pimentel, o escultor, desenhista, gravurista, pintor e ceramista Abelardo da Hora recebeu o Mérito Cultural Gilberto Freyre.

Considerado o maior escultor expressionista vivo do Brasil, Aberlado da Hora une, em seu traço, a beleza à denúncia social. Um dos fundadores do Movimento de Cultura Popular de Pernambuco (MCP) idealizou a lei que prevê a colocação de obras de arte nos edifícios do Recife. Sua primeira exposição ocorreu em 1948, quando o seu domínio da técnica foi destaque no Brasil e no mundo. O artista é delegado, em Pernambuco, da Associação Internacional de Artes, órgão vinculado à Unesco; e membro da Academia de Arte da Itália. 

O Deputado Raimundo Pimentel precisou cumprir alguns compromissos no Sertão do Araripe e não pôde estar presente à Reunião Solene. Sua esposa, Socorro Pimentel, o representou e entregou a Abelardo da Hora o Mérito Cultural Gilberto Freyre.

Fonte: Assessoria do Deputado

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Primeira final nacional do Novo Maracanã

Flamengo x Atlético - PR


Hoje a noite será especial para duas torcidas.

A equipe do Flamengo - RJ luta para conseguir seu terceiro título como campeão da Copa do Brasil. Já o Atlético - PR tenta seu primeiro título da competição que dá acesso direto à Libertadores da América.

A vantagem está com o time carioca que empatou dentro dos domínios do Atlético pelo placar de 1x1. O jogo de volta será hoje às 21:50 horas, horário de Brasília.

O Rubro negro carioca precisa apenas empatar de 0 a 0 para ser tri-campeão da Copa do Brasil, já para a equipe paranaense qualquer empate com placar acima de 2 a 2 o título será da equipe do Sul do país.

Os rubro-negros farão uma verdadeira batalha para conseguir o título, pois nenhuma esperança pode ser depositada mais no campeonato brasileiro já que o Cruzeiro sagrou-se campeão do torneio nacional. O caminho mais curto para a Libertadores da América é mesmo a Copa do Brasil, pois são menos jogos do que o Campeonato Brasileiro que conta ai com dolorosas 38 rodadas, para conhecer o campeão.

A equipe do Atlético - PR conseguiu sua classificação ao eliminar o Grêmio com uma vitória pelo placar mínimo em casa e conseguir segurar o 0 a 0 nos domínios do tricolor gaúcho.

O Flamengo por sua vez chegou a sua sétima final de Copa do Brasil graças a uma sequência de empates contra a equipe do Goiás pelos placares de 1 a 1 no primeiro jogo no Serra Dourada e 2 a 2 no mesmo Maracanã onde será palco da grande final de hoje a noite.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Deputado Raimundo Pimentel destaca os resultados da Audiência Pública na ALEPE



A cidade de Trindade-PE, foi palco de mais uma audiência publica para tratar do projeto do Canal do Sertão, o evento aconteceu nesta segunda-feira 25/11, na Câmara de Vereadores de Trindade-PE, e contou com a presença de várias lideranças políticas, a exemplo do deputado Raimundo Pimentel, o prefeito da cidade Dr. Everton, do vice Jaécio Sá, Vereadores das cidades de Araripina, Ouricuri, Ipubi, Santa Cruz, Santa Filomena e Bodocó e ainda  representantes de diversos seguimentos da sociedade como Sindicatos Rurais, CDL e outros.

O deputado Raimundo Pimentel na oportunidade, enfatizou a importância da participação da sociedade no geral, que já começa se atentar para as discussões em torno do projeto original do Canal do Sertão  -  muito bom ver a comunidade aqui presente discutindo conosco esse projeto, que sem sombra de duvidas, será a redenção econômica de toda essa nossa região, como Presidente da Comissão Especial de Enfrentamento aos Efeitos da Seca, convoquei uma audiência publica na Assembléia Legislativa, onde vereadores, prefeitos e representantes de diversos seguimentos da sociedade participaram, e hoje aqui em Trindade já podemos comemorar o primeiro resultado dessa Audiência, que é, a suspensão da licitação do projeto do Canal do Sertão que esta com seu formato original alterado, de forma que essa é a nossa luta para fazer com que o projeto seja executado no seu formato original, para poder beneficiar toda nossa região", concluiu o Deputado.

Fonte: Assessoria do Deputado Raimundo Pimentel

Secretário de Saúde do Estado de Pernambuco é afastado

Imagem de internet

O secretário de Saúde do Estado, Antônio Figueira (PSB), foi afastado de suas funções nesta terça-feira (26). Acatando uma Ação Popular, o juiz titular da 1ª Vara Federal, Roberto Wanderley Nogueira, decidiu pelas nulidades da nomeação do socialista e do fechamento do Centro de Transplantes de Medula Óssea (CTMO) do Hemope, assim como a reabertura da unidade - que fora fechada pelo Governo do Estado.

O magistrado entendeu como precedente o questionamento sobre a realização da iniciativa sem a implementação de um processo licitatório e sem a aprovação dos Conselhos Estadual e Federal de Saúde.
Com o fechamento do CTMO, os pacientes que buscam atendimento no Hemope estão sendo encaminhados para o Hospital Português.

A ação foi movida pelos médicos Antônio de Oliveira Neto e Liliane Peritore em 2011. O Governo do Estado ainda não se pronunciou oficialmente sobre a ordem de afastamento de Antônio figueira. Como a decisão foi proferida monocraticamente por um juiz federal, a administração estadual pode recorrer da sentença no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5).

Fonte: Blog da Folha

Água contaminada

Imagem de internet / Água e óleo


Em passagem neste domingo no distrito do Moraes, verifiquei que em algumas residências estão recebendo um tipo de água um pouco anormal para a qualidade que deveria ser oferecida para quem paga tanto por tão pouco.

A questão é que a água que está sendo distribuído pela encanação da COMPESA está com resíduos de óleo, não sabe-se ao certo, segundo moradores de onde este óleo provém, mas é certo que o mesmo está chegando em suas torneiras e is to está deixando os moradores inconformados com tal situação, pois já foi alertado à Companhia  Pernambucana de Saneamento sobre o problema e até agora está tudo como se nada estivesse acontecendo, ou seja, sem resolução na causa da água com óleo.

COMPESA, preste mais atenção na qualidade de um produto que é "vendido", pois a sua fama não é das melhores e com esses problemas só tende a piorar!

#Ficaadica

Outra carga roubada

Carga milionária roubada é apreendida próximo à Araripina, desta vez os bandidos não falaram o nome do receptador da mercadoria.


7º BPM recuperam caminhão e carga roubada avaliada em mais de 1 milhão de reais

Dois assaltantes foram presos, uma pistola de uso exclusivo das policiais foi apreendida e um casal que era mantido de refém é libertado

              Na noite desta segunda-feira (25), por volta das 21h00min, policiais militares lotados no 7º BPM sediando na cidade de Ouricuri, sertão de Pernambuco, recuperam um caminhão baú e uma carga roubada de eletroeletrônicos avaliada em mais de R$ 1.000.000,00 (hum milhão de reais), apreenderam uma pistola de calibre .40 de uso exclusivo das policiais e libertaram um casal, caminhoneiro e esposa, que eram mantidos como reféns. Segundo relato do próprio caminhoneiro que conduzia a carreta baú marca Volvo modelo FH 400 de placas OGZ-6721/GO da empresa Company Transportes LTDA carregada de eletroeletrônicos e seguia de Belém – PA para abastecer uma rede de lojas no Estado da Paraíba, quando por volta das 18h00min foi abordado e rendido pelos criminosos em um posto de combustível localizado às margens da BR-316 na cidade de Picos – PI. Depois de desativarem o sistema de rastreamento do caminhão, os assaltantes seguiram pela BR-316 no sentido a divisa dos estados do PI e PE levando de reféns o caminhoneiro D. B. F., de 56 anos e a sua esposa. 


Após tomar conhecimento da ação criminosa, através do sistema de monitoramento e rastreamento do caminhão, a PM pernambucana ficou em alerta com vários pontos de bloqueio em locais estratégicos na divisa do Estado com o Piauí e Ceará. Quando por volta das 21h00min do mesmo dia o caminhão foi avistado e interceptado por policiais militares do 7º BPM integrantes da Operação Polígono na Rodovia PE-585, altura do Distrito de Serrolândia no município de Ipubi – PE. De acordo com a polícia, dois dos assaltantes se encontravam no interior do caminhão, um deles dirigia o carro e o outro mantinha o casal de reféns o tempo todo sobre a mira de uma pistola e a princípio esboçaram reação, mas terminaram dominados e presos pelos policiais e os reféns libertados.

Na a ação dos policiais militares foram presos dois criminosos, sendo um deles que é foragido da justiça e apontado pela polícia como ex-integrante da facção criminosa paulista do PCC (Primeiro Comando da Capital): Reginaldo Antônio da Silva, vulgo “Galego do PCC”, 37 anos, natural de São Paulo – SP e residente na cidade de Salgueiro – PE e Genildo Henrique Guimarães, 56 anos, de naturalidade e residência na cidade Itabuna – BA. Com o primeiro foi apreendido uma Pistola marca Taurus, modelo PT-100 de calibre .40 (ponto quarenta), numeração raspada e brasão da polícia do estado do Ceará, arma esta de uso exclusivo das policiais. Também foi apreendido um rádio comunicador HT, cinco aparelhos celulares, a chave de apartamento de uma pousada da cidade de Juazeiro do Norte – CE e outros materiais ilícitos. A polícia suspeita que a carga fosse desviada para comerciantes da região do Cariri Cearense.

Os criminosos juntamente com o caminhão, a carga avaliada em R$ 1.100,196,10 (um milhão e cem mil e cento e noventa e seis reais e dez centavos), conforme nota fiscal dos produtos, a arma e o restante do material apreendido durante a ação da polícia, foram conduzidos a DPC de plantão da 201ª Circunscrição na cidade de Ouricuri – PE onde foram autuados em flagrante delito. (Fotos e informações: Nilson Macedo/7º BPM) 


Fonte: Blog Araripe Informado / Nilson Macedo

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Genial: professor recria a Segunda Guerra Mundial em um post do Facebook


Às vezes entender história pode parecer complicado, especialmente para crianças e adolescentes. Afinal, os tempos eram diferentes e é difícil compreender o contexto. O que pode ajudar muito é tentar trazer a história para os dias atuais - e que melhor forma de fazer isso do que com o Facebook?O professor de história Paulo Alexandre Filho fez uma montagem muito legal de como seria a Segunda Guerra Mundial se os países tivessem perfis na rede social.

O posto loooongo fala sobre todo o momento da disputa e explica direitinho o que aconteceu com cada país e qual foi o seu papel durante a Guerra. Uma das coisas mais legais é visualizar os países conversando com a linguagem coloquial que usamos no Facebook. Além das fotos, claro!

Paulo explica que sempre usa coisas do tipo em suas aulas. "Humor sempre fez parte de meu trabalho. Minhas aulas costumam envolver algum tipo de interpretação, de brincadeira orquestrada para chamar a atenção e facilitar a interação com os alunos", disse a um jornal em que cedeu entrevista.

Uma boa ideia e que poderia ser implementada em muitas escolas por aí!

Clique no link abaixo e veja toda a conversação da "II Guerra Mundial" no Facebook:

http://youpix.com.br/artedesign/segunda-guerra-mundial-facebook/

Fonte: Youpix

Honduras


Seleção Hondurenha de Futebol representa Honduras nas competições de futebol da FIFA.
Na Copa América de 2001, os hondurenhos ocuparam o lugar da Seleção Argentina de Futebol, que desistiu, e terminaram em um honroso 3º lugar, chegando a eliminar a poderosa Seleção Brasileira nas quartas de final, com dois gols de Saúl Martínez.
Após 27 anos, em 14 de outubro de 2009, o time hondurenho conseguiu garantir uma vaga para uma Copa do Mundo FIFA. A heroica classificação foi alcançada numa vitória de 1 a 0 contra El Salvador na casa do adversário, com gol de Carlos Pavón, maior artilheiro da história da seleção.

Carlos Pavón
Carlos Alberto "Johnny Boy" Pavón Plummer (El Progreso, 9 de outubro de 1973) é um futebolista hondurenho. Atualmente joga no Real España, clube do seu país natal.
É o maior artilheiro da seleção nacional, com 56 gols e quase cem jogos até o presente momento e foi um dos principais jogadores na classificação de Honduras à Copa do Mundo 2010.

sábado, 23 de novembro de 2013

I Debate do SIMA

Amanda Gurgel - Imagem de internet

Na noite desta sexta-feira (22), o Sindicato do Servidores Públicos Municipais de Araripina - SIMA realizou no Centro Tecnológico do Araripe o I Debate do Sima, com o intuito de debater sobre as mobilizações ocorridas em junho de 2013 e também para anunciar a filiação do Sindicato ao CSP Conlutas.

O que é o I Debate do SIMA?

O I Debate do SIMA é o início de um processo de reflexão e ação que tem como objetivo unificar e fortalecer a categoria para a luta e os enfrentamentos.

Defendendo que luta contra a opressão e exploração é coletiva, necessitando da unidade de toda a classe trabalhadora, pois se queremos fazer parte dela fazendo-a acontecer.

Professores de todos os distritos do município de Araripina compareceram ao CTA, como também funcionários de outras localidades e estados, como por exemplo Recife e Juazeiro do Norte - CE.

O debate contou com a participação da Profª. Amanda Gurgel que veio especialmente de Natal - RN para a região onde também participou de atos em Juazeiro e Crato, ambas no Ceará. 

Após a abertura oficial que teve como mestre de cerimônia Viviane Souza que é filiada ao SIMA, teve o primeiro tema posto em questão que foi: "A Valorização do Servidor Público", ministrada por Tiago Silva que é o presidente do Sindicato.

Em sua fala Tiago falou da importância da filiação ao Sindicato, como também de resultados já conquistados desde que assumiu o cargo junto com João Romério que é atualmente o vice-presidente do SIMA. Após falar sobre a importância, comentou também sobre a dificuldade dos servidores até mesmo em caso de doença, por terem que deslocar-se até Ouricuri a 60 Km de Araripina para fazer um simples comunicado da sua condição de saúde. 

Também foi comentado pelo Professor sobre o PCC - Plano de Cargos e Carreiras dos servidores de todas as áreas do serviço público municipal, pois além de tudo isso e com todas as dificuldades, muitos acordam cedo para cumprir seu compromisso com o povo, enquanto os gestores simplesmente os abandonam e nem mesmo o dia certo, ou seja, uma data fixa para pagar os salários os servidores dispõe. 

Tiago também fez duras críticas ao gestor atual, pois por várias tentativas o Sindicato tentou entrar em negociação com a Prefeitura Municipal de Araripina e jamais obteve resultados. Fez também críticas ao  gestor sobre sua participação a alguns dias em uma rádio, onde o prefeito debochou da quantidade de associados que possuía o SIMA e disse que a quantidade não era a esperada.

Após a conclusão do I debate, foi a vez da Professora Amanda Gurgel (RN), fazer a sua participação com o II debate que teve como tema "As Mobilizações no Brasil", onde além de ser precisa em suas colocações quando foi questionada sobre sua condição de vereadora que ela hoje exerce em Natal - RN, a mesma respondeu dizendo que continua recebendo apenas seu salário como professora e o restante do pagamento com o cargo no Legislativo Municipal da Capital potiguar ela faz doação ao seu partido (PSTU), para que o mesmo faça suas campanhas.

Argumentou também sobre o motivo e os resultados das mobilizações que ocorreram em junho de 2013 e que teve seu auge no dia 16 de junho que foi batizado como o dia "D" de todas as manifestações onde foram convocadas todas as Centrais Sindicais, Associações e o público em geral para irem às ruas protestarem contra os abusos e absurdos dos governos seja ele em qualquer esfera. 

Na conclusão dos debates foi colocado um vídeo, onde depois postaremos para os leitores aqui no nosso blog.

Parabéns ao SIMA pela batalha e que sejam vencedores na busca de seus objetivos.

Blog Visão do Araripe

"Pare de olhar pra trás, você já sabe onde esteve, agora precisa saber aonde vai" 

 Autor desconhecido

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Guga Coelho envia nota à imprensa e diz que foi agredido, quando revidou foi ameaçado por Biu Ramos


Depois do disse me disse em volta do assunto das agressões verbais e fisicas ocorrido na noite da última quinta-feira (21) entre o empresário Botinha, do ex-prefeito Biu Ramos e do vice-prefeito de Ouricuri Guga Coelho. O vice-prefeito Guga Coelho, envia nota de esclarecimento a este blog contando como tudo aconteceu e diz que foi agredido e quando revidou foi ameaçado pelo ex-prefeito Biu Ramos
Confira a nota enviada ao blog pelo vice-prefeito de Ouricuri, Guga Coelho:
Nesta última quinta-feira (21), por volta das 19h, no Bairro Renascença (Batalhão) em Ouricuri, houve um desentendimento entre o ex-prefeito da cidade, Francisco Ramos (Biu Ramos), o empresário Lenarte Coelho (Botinha) e o atual vice-prefeito Gustavo Coelho (Guga Coelho).
A discussão foi iniciada por motivos políticos, envolvendo a votação das contas do também ex-prefeito Chico Coelho, que é pai de Lenarte e tio de Guga.
Quando os dois seguiam para suas residências, foram parados por Biu Ramos, que tocou no assunto da votação das contas, onde em seguida fez agressões verbais e agrediu Lenarte com um soco na altura do tórax, momento em que se iniciou as vias de fato. Preocupado com o fato, Guga Coelho desceu do veículo para controlar a situação, e também foi agredido por Biu Ramos, onde revidou as agressões e foi ameaçado pelo ex-prefeito.
Biu Ramos é conhecido na cidade e região do Araripe pelo seu comportamento agressivo, tendo já cometido e se envolvido em outros episódios dessa natureza com outras pessoas.
Após o ocorrido, o vice-prefeito de Ouricuri, Guga Coelho, prestou queixa e realizou o exame de corpo de delito no Hospital Regional Fernando Bezerra.

Guga Coelho – vice-prefeito de Ouricuri
Fonte: Blog do Cariri Filho

BÁRBARO: Mulher é presa por enterrar corpo da neta no quintal de casa em Padre Marcos

Maria Valdeni e Delegado Antônio Nilton
A notícia de um crime bárbaro chocou a população da pequena cidade de Padre Marcos, situada a 384 km de Teresina. Uma mulher identificada por Maria Valdeni da Silva Alencar foi presa em flagrante nesta quinta-feira (21) por ter enterrado o corpo da neta, recém nascida, no quintal da sua própria casa, próximo ao Estádio Municipal.

A mulher teria tentado ocultar a gravidez da filha, a menor E. da S. A., de 14 anos, e o nascimento da neta. Na cidade, populares relataram que apenas desconfiavam da gravidez. A menor levava uma vida normal, inclusive, frequentando normalmente a escola. Para os vizinhos, a mulher dizia que a filha estava doente. Até o pai da menor, o agricultor Edimar Augustinho, disse não saber que a filha ia ser mãe.

O parto aconteceu na última sexta-feira (15), no Hospital Regional Justino Luz. Segundo apurou as Polícias Civil e Militar, a mãe fretou um carro particular para levar as duas até a cidade de Picos. Em sua versão a mulher informou que a criança nasceu prematura, nas resistiu e faleceu. Durante investigação preliminar, a polícia constatou que Maria Valdeni estaria mentindo. Dados disponibilizados pelo Hospital apontam que o bebê nasceu após 34 semanas de gestação, de parto normal, pesando 3,1 kg e saudável.  A Declaração de Nascido Vivo (DN), documento de identidade provisória expedido pelo Hospital, atestou que a criança deixou o centrou de saúde, no sábado (16), com vida.


  As três – a mãe, a menor e a criança – voltaram à cidade de Padre Marcos no sábado. À polícia, Maria Valdeni relatou que a criança foi sepultada ainda no mesmo dia. A menor informou ao Conselho Tutelar do município, que não chegou a pegar a criança no colo.

O corpo da criança foi exumado na noite desta sexta-feira (21) - processo realizado por peritos criminais, com o auxílio da Polícia Civil e Militar – e será levado para o Instituto Médico Legal, em Teresina, para realização do exame necroscópico, que deverá constatar a causa da morte e quando a criança faleceu, informações que irão ajudar a Polícia a elucidar todo o crime. O corpo já estava em avançado estado de decomposição.

Em entrevista, o delegado Antônio Nilton informou que avó já foi autuada em flagrante por ocultação de cadáver e terá investigada ainda uma possível participação na morte na criança. “E se ficar realmente comprovado que ela realmente assassinou a criança, vai responder também por homicídio”, disse. Outra informação considerada importante será do motorista do veículo fretado para fazer as viagens entre a cidade de Padre Marcos e o Hospital, em Picos.

A menor foi internada no Hospital Municipal de Padre Marcos com problemas de saúde e receberá todo acompanhamento médico.

Veja abaixo fotos:


























Reportagem e fotos: Cidades na Net

Ouricuri: A porrada comeu solta ontem



Discussões sobre política foi o estopim da causa do desentendimento entre o empresário Lenarte Coelho (Botinha), o ex-prefeito Francisco Ramos (Biu Ramos), e o atual vice-prefeito Gustavo Coelho (Guga Coelho), na noite desta quinta-feira (21), no bairro do Batalhão em Ouricuri.

Depois das agressões os envolvidos foram parar na delegacia local, onde foi registrado Boletim de Ocorrência e ambos foram ouvidos pelo delegado plantonista e depois liberados.

Os exames necessários foram realizados e apresentavam escoriações nos três envolvidos na confusão, o que confirmou o caso de agressão no incidente.

Fonte: Blog do Cariri Filho

Estados Unidos


Nosso especial continua e agora é a vez de falarmos sobre os E.U.A ou Estados Unidos.

Por ser uma grande potência econômica não temos dúvidas, mas quando o assunto é futebol ou soccer como é chamado por lá as coisas são bem diferentes.

A seleção dos Estados Unidos conseguiu sua vaga após derrotar o México por 2 a 0 com gols de Eddie Johnson aos 5 minutos do segundo tempo e de Landon Donovan aos 33 da etapa final, em jogo realizado em Columbus.


Os americanos terminaram em primeiro do grupo conquistando assim a vaga direta para a Copa do Mundo do Brasil em 2014.

Mas a seleção do "US Team" confirmou sua classificação após os outros resultados serem favoráveis, pois o Panamá tinha que derrotar a seleção hondurenha para garantir de fato a classificação e foi isso que ocorreu.

Imagem de internet

Landon Tymothi Donovan

Nasceu aos 4 de março de 1982 e é o principal jogador em atividade dos Estados Unidos ultrapassando Wynalda em números de gols marcados por sua seleção e também é recordista em número de assistências.

Ganhou diversos prêmios como melhor jogador americano de futebol e melhor atleta daquele país. Jogou em equipes grandes da Europa como Bayern de Munique (empréstimo de 6 meses não renovado) e Bayern Leverkusen e hoje ele atua pelo LAG - Los Angeles Galaxy onde também atuou David Beckham.

Fontes: Wikipedia / Terra Esportes

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Edsávio em visita a sede regional da COMPESA

Edsávio Coelho e Ranulfo Siqueira


Em encontro com o gerente regional da COMPESA o Sr. Ranulfo Siqueira (foto) Edsávio Coelho fez algumas reivindicações para o distrito de Gergelim:

1. Falta de água;
2. A comunidade de Gergelim necessita ser abastecido com água de seu próprio manancial (Açude de Gergelim).

Fez também a explanação sobre cada um dos quesitos acima.

Falta de água: Está acontecendo porque a COMPESA está precisando de um manobra (Pessoa encarregada de abrir e fechar os registros onde serão distribuídos onde possuírem os mesmos), pois o Gerente Regional fez a promessa que irá fazer uma solicitação para que este funcionário de outra localidade possa fazer o serviço.

Abastecimento do açude público de Gergelim: Foi solicitado também do gerente regional que o Distrito de Gergelim seja abastecido pelo açude que leva o nome da localidade, onde o gerente também fez a promessa de que será resolvido e a comunidade será abastecida com água de seu próprio açude.

Basta agora saber se a comunidade de Gergelim realmente será atendida com as solicitações de Edsávio Coelho, pois nem  na cidade isso está sendo controlado, fica a pergunta se seriam mesmos capazes de realizar tal feito por essa localidade que como todos os outros necessitam do líquido precioso.

Processo produtivo das indústrias do Pólo Gesseiro é avaliado por especialista

      
            Indústrias de gesso e mineradoras de gipsita localizadas na região do Araripe, Sertão de Pernambuco, estão sendo visitados pelo químico alemão Michael Braungart, especialista em desenvolvimento sustentável e reutilização de resíduos. O objetivo é avaliar os materiais fabricados, as tecnologias utilizadas, o tipo de energia consumida e o nível de resíduos descartados a fim de traçar um diagnóstico que norteará o processo de implantação no Polo Gesseiro de um sistema produtivo com base na"Plataforma Berço ao Berço", a qual prevê o total reaproveitamento dos materiais utilizados na fabricação de produtos.
          Já nesta quinta-feira (21), Braungart e empresários do setor discutirão o diagnóstico realizado e começarão a definir as etapas de implantação do projeto. Hoje, quarta-feira está sendo visitadas as empresas localizadas em Trindade, Ipubi e Ouricuri. No dia anterior, foi à vez das indústrias e mineradoras de Araripina. Já na sexta-feira, o químico alemão se reunirá, no Recife, com o secretário de Recursos Hídricos e Energéticos de Pernambuco, Eduardo Azevedo, para discutir suas propostas para o Pólo Gesseiro.
          Michael Braungart, além dos especialistas brasileiros em gerenciamento de resídua e logística reversa Fabricio Soller, Renato Binoto, Lilian Sarrouf e Iradj Eghrari, estão em Araripina participando do "Seminário Internacional Além da Sustentabilidade" promovido pelo O Sindicato das Indústrias do Gesso (Sindusgesso), Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Matura - Projetos & Inovações de Economia Circular. O evento, que começou domingo e termina nesta quinta-feira no Centro Tecnológico do Gesso, está  discutindo novas alternativas para os modelos de desenvolvimento sustentável do Araripe.
Fonte: MG Comunicação

Bósnia-Herzegovina



Em dia tenso, Bósnia-Herzegovina vence e vai para sua primeira Copa

Seleção estava fora até os 23 minutos do segundo tempo, quando Vedad Ibisevic garantiu a vitória diante da Lituânia e o primeiro lugar no Grupo G das Eliminatórias Européias.

O dia 15 de outubro de 2013 ficará marcado na história do futebol da Bósnia-Herzegovina. Pela primeira vez, o país conseguiu a classificação para a disputa de uma Copa do Mundo. O feito aconteceu com a vitória por 1 a 0 diante da Lituânia, o gol foi marcado aos 23' do segundo tempo por Vedad Ibisevic.

Até o momento do gol quem estava se classificando era a Grécia, pois com o resultado de 1 a 0 sobre o Liechtenstein quem estava ficando em primeiro lugar do Grupo G era a seleção grega. As duas seleções terminaram empatadas com 25 pontos, mas a Bósnia por ter melhor saldo de gols ficou em primeiro do grupo e a Grécia foi para a repescagem.

Dos quatro países formados  com o fim da Iugoslávia, o primeiro a conseguir classificação para uma Copa do Mundo foi a Croácia, em 1998. A Bósnia que irá estrear em 2014, tem uma geração de jogadores interessantes e conta com Dzeko, do Manchester City e maior estrela da seleção da Bósnia.



Edin Dzeko

Nascido em Sarajevo em 17 de março de 1986 e atua como atacante e hoje joga pelo Manchester City.

Com pouco mais de 10 anos de carreira Dzeko já conquistou vários títulos. Indicado entre os 30 jogadores para o Ballon D'Or de 2009.

Em 2009 Edin Dzeko tornou-se o primeiro embaixador bósnio do UNICEF.

MPPE implanta cultura de paz nas escolas de Araripina


e 2ª PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DE ARARIPINA/PE

Implantando a Cultura de Paz!

RECOMENDAÇÃO CONJUNTA 002/2013
O MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO, por intermédio das Promotorias de Justiça de Araripina/PE, no uso de suas atribuições legais, com fundamento no artigo 27, inciso IV, da Lei nº 8.625, de 12 de fevereiro de 1993 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público), artigo 201, § 5º, alínea ‘c’ da Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente), e

CONSIDERANDO que em Junho do presente ano foi instituído o projeto Educação e Justiça pela Paz, por iniciativa da 1ª Promotoria de Justiça de Araripina/PE em parceria com a GRE, Gerência Regional de Educação do Sertão do Araripipe; e visando dar andamento aos seus prósitos;

CONSIDERANDO que a Cultura de Paz se faz nas pequenas ações do cotidiano e que se faz imperiosa a sua disseminação em todos os pontos do globo, alimentando a comunicação sadia com os outros, implementando a melhor forma de lidar com conflitos e sentimentos, reconhecendo e  valorizando as diferenças. E que cada um de nós pode ser um construtor da Paz.

CONSIDERANDO que cada um de nós pode influenciar a maneira de agir, no hoje e, no amanhã, de um grupo de pessoas, através do exemplo de nossas atitudes e que todo comportamento do agora pode delinear os passos futuros dessa geração;

CONSIDERNADO que a Escola é berço iniciático de formação do CIDADÃO DE BEM e que cabe a ela, em parceria com a família e toda sociedade, delinear os limites comportamentais dos jovens, ensinando-os a garantir e lutar pelos seus direitos, mas, também, ensinando e concretizando seus deveres, E ACIMA DE TUDO A RESPEITAR O PRÓXIMO;

CONSIDERANDO que a Constituição Federal prestigia a Cultura de Paz como dever fundamental mantenedor da coexistência humana;

CONSIDERANDO que o professor é um agente político na medida que interfere na realidade cotidiana, retirando dos alunos o véu da ignorância, objetivando torná-los pensadores críticos e eficazes, oportunizando melhores condições de vida na medida que molda agentes capazes de  transformar a realidade a seu redor;

CONSIDERANDO que a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente garantem a toda criança e adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação de direitos fundamentais;

CONSIDERANDO que são penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente;

CONSIDERANDO que a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente garantem a toda criança e adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação de direitos fundamentais;
CONSIDERANDO que o Estatuto da Criança e do Adolescente, no art. 101, prevê medidas de proteção a serem aplicadas pelo Conselho Tutelar, ou, na ausência deste, pela autoridade judiciária, à criança e ao adolescente, sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados;
CONSIDERANDO que tem ocorrido, com freqüência, a prática de atos infracionais e de indisciplina nas dependências das Escolas, principalmente atrvés do Bullying, sem que alguns profissionais da área da educação tenham orientação acerca de como proceder em tais situações;
CONSIDERANDO que existe a visão equivocada de que o Estatuto da Criança e do Adolescente é uma lei que apenas contempla direitos a crianças e adolescentes, o que, de certo modo, tem contribuído para o aumento dos atos de indisciplina ocorridos nas escolas, já que alunos e educadores não conseguem distinguir o ato de indisciplina do ato infracional;
CONSIDERANDO que a Constituição Federal, no art. 205, estabelece que a educação, direito de todos e dever do Estado, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho;
CONSIDERANDO que a finalidade principal da educação é a preparação para o exercício da cidadania e que, para ser cidadão, são necessários sólidos conhecimentos, memória, respeito pelo espaço público, um conjunto mínimo de normas de relações interpessoais, e diálogo franco entre olhares éticos[1];
CONSIDERANDO que a relação estabelecida entre o adolescente, o ato infracional e a escola merecem atenção especial, pois é fundamental para o encaminhamento de políticas públicas voltadas à questão social e educacional, possibilitando uma atuação preventiva, direcionada para os problemas detectados;
CONSIDERANDO que, dos direitos, o aluno cidadão tem ciência, mas de seus deveres, do respeito ao conjunto mínimo de normas de relações interpessoais, nem sempre se mostra cioso, surgindo, assim, a indisciplina, como uma negação da disciplina, do dever de cidadão;
CONSIDERANDO que, indiretamente, o Estatuto e, demais leis, tratam da questão disciplinar, como uma afronta ao dever de cidadão, sendo que um dos papéis da escola centra-se nesta questão, contribuindo para que o aluno-cidadão tenha ciência de seus direitos e obrigações, sujeitando-se às normas legais e regimentais, como parte de sua formação;
CONSIDERANDO que, dentro deste contexto, crianças e adolescentes devem ser encarados como "sujeitos de direitos e também de deveres, obrigações e proibições contidos no ordenamento jurídico" e regimentos escolares, podendo cometer um ato infracional ou um ato indisciplinar quando não atentam para a observância de tais normas;
CONSIDERANDO que o art. 103 do Estatuto da Criança e do Adolescente dispõe que “Considera-se ato infracional a conduta descrita na lei como crime ou contravenção penal”;
CONSIDERANDO que, segundo Yves de La Taille, se entendermos por disciplina comportamentos regidos por um conjunto de normas, a indisciplina poderá se traduzir de duas formas: 1) a revolta contra estas normas; 2) o desconhecimento delas, já que no primeiro caso a indisciplina traduz-se por uma forma de desobediência insolente, e no segundo, pelo caos dos comportamentos, pela desorganização das relações, sendo que, numa síntese conceitual, a indisciplina escolar se apresenta como o descumprimento das normas fixadas pela escola e demais legislações aplicadas (ex. Estatuto da Criança e do Adolescente - ato infracional), traduzindo-se num desrespeito, seja do colega, seja do professor, seja ainda da própria instituição escolar;
CONSIDERNADO que sem disciplina “ poucas chances de se levar a bom termo um processo de aprendizagem, sendo que a disciplina em sala de aula pode equivaler à simples boa educação: possuir alguns modos de comportamento que permitam o convívio pacífico”;
CONSIDERANDO que a ética é entendida, aqui, como o critério qualitativo do comportamento humano envolvendo e preservando o respeito, ao bem estar biopsicossocial, apontando como causas da indisciplina na escola as características pessoais do aluno (distúrbios psiquiátricos, neurológicos, deficiência mental, distúrbios de personalidade, neuróticos), relacionais (distúrbios entre os próprios colegas, distorções de auto-estima) e distúrbios e desmandos de professores;
CONSIDERANDO que nem todo ato de indisciplina corresponde a um ato infracional e que um mesmo ato pode ser considerado como de indisciplina ou ato infracional, dependendo do contexto em que foi praticado e que para cada caso os encaminhamentos são diferentes;
CONSIDERANDO que o ato infracional é perfeitamente identificável na legislação vigente, enquanto que o ato indisciplinar deve ser regulamentado nas normas que regem a escola, assumindo o regimento escolar papel relevante para a questão;
CONSIDERANDO que ao ato infracional praticado por criança corresponderão as medidas previstas no art. 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente (art. 105 da Lei 8.069/90), e que, verificada a prática de ato infracional por adolescente, a autoridade competente poderá aplicar uma das medidas socioeducativas previstas pelo art. 112 da mesma lei;
CONSIDERANDO que, para a aplicação das medidas a crianças ou adolescentes envolvidos em ato infracional, é necessária a observância dos procedimentos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente;
CONSIDERANDO que ao ato de indisciplina aplicam-se as sanções disciplinares previstas no regimento escolar, com a observância da Constituição Federal, em seu art. 5º, incisos LIV e LV, que garante a todos o direito ao devido processo legal, ao contraditório e a ampla defesa;
CONSIDERANDO que as referidas sanções devem possuir carga eminentemente pedagógica, sendo absolutamente inadmissível a aplicação de sanções disciplinares de maneira sumária/arbitrária e/ou que não apresentem uma justificativa, sob o ponto de vista pedagógico;
CONSIDERANDO que em razão disto, é fundamental a definição, por intermédio do regimento escolar, das regras de conduta dos alunos e seus educadores (assim entendidos todos aqueles servidores e técnicos que com eles mantém contato), sanções para sua eventual violação e forma de apuração das infrações verificadas;
CONSIDERANDO que o procedimento administrativo disciplinar deve ter por finalidade a descoberta das causas do ato de indisciplina, visando seu posterior tratamento, com vista à (re)conquista da cidadania dos alunos, objetivo finalístico de toda intervenção pedagógica (e também disciplinar) a ser realizada no âmbito da escola;
CONSIDERANDO que, por princípios consagrados no art. 100, par. único, incisos XI e XII, da Lei nº 8.069/90, é obrigatório que o adolescente seja informado dos motivos da intervenção pedagógica e convidado a participar da definição da medida disciplinar que lhe será aplicada;
CONSIDERANDO que, pelos mesmos fundamentos, os pais ou responsáveis dos alunos deverão também participar do processo disciplinar ou, na comprovada impossibilidade de tal participação, dele ser devidamente informados[2];
CONSIDERANDO, no mais, que o adequado tratamento dos atos de indisciplina e suas causas[3] constitui-se num desafio a ser enfrentado e superado com sabedoria e competência, através de uma abordagem interdisciplinar dos educadores e técnicos do estabelecimento de ensino, se necessário com apoio de profissionais lotados na respectiva Secretaria de Educação e/ou da “rede de proteção à criança e ao adolescente” existente em âmbito municipal;
CONSIDERANDO os modernos pressupostos da educação em relação à prática de atos de indisciplina, que consagram as abordagens voltadas à superação de conflitos entre alunos e professores/educadores, não se limitando à pura e simples aplicação de sanções disciplinares;
CONSIDERANDO que compete ao Ministério Público, objetivando tornar efetivo o respeito aos direitos e garantias legais assegurados às crianças e aos adolescentes, expedir recomendações visando a melhoria dos serviços públicos e de relevância pública (arts. 27, inciso IV, da Lei nº 8.625/93, 201, §5º, “c”, da Lei nº 8.069/90 e Lei Orgânica do Ministério Público Estadual);
CONSIDERANDO, por fim, que a indisciplina, assim como o ato infracional, transitam indistintamente nas escolas públicas e privadas, oriundos da questão econômica ou social; e que “nossas escolas podem se constituir em espaços onde a cultura e as experiências dos alunos e dos professores (seus modos de sentir e ver o mundo, seus sonhos, desejos, valores e necessidades) sejam os pontos basilares para a efetivação de uma educação que concretize um projeto de emancipação dos indivíduos”[4]; e, ainda, que a conquista da cidadania e de uma escola de qualidade é projeto comum, sendo que, no seu caminho, haverá tanto problemas de indisciplina como de ato infracional, a serem enfrentados e superados como um grande desafio;
CONSIDERANDO que os alunos não são meros destinatários da atividade da escola, são sujeitos do processo educativo e participantes na sua construção, eles próprios e não apenas por intermédio dos pais e encarregados de educação.
CONSIDERANDO a emissão de Recomendação Conjunta nº 001/2013 que versa sobre Paz nas Escolas, cuidando dos atos de indisciplina e atos infracionais de acordo com o ECA, ao qual essa recomendação se amolda e complementa;
RECOMENDA a todos os estabelecimentos de ensino dos Municípios de Araripina/PE
1-  Tendo em vista a necessária preocupação em prevenir a ocorrência de atos de indisciplina ou infracionais, a direção da escola e os professores deverão estar atentos aos casos de bullying[5] procurar, a todo o momento, orientar os alunos acerca do binômio direitos x deveres, incutindo nos mesmos noções básicas de cidadania e instituindo círculos de debates voltados à escuta dos adolescentes quanto a problemas existentes e à prevenção/mediação de conflitos, conforme exigência da Constituição Federal (em seu art. 205), Estatuto da Criança e do Adolescente (em seu art. 53, caput) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promovendo a cultura da paz nas escolas.
2- Concede-se o prazo de 60 (sessenta) dias para adequação dos regimentos escolares às disposições contidas na presente recomendação e na recomendação anterior [Recomendação Conjunta nº 001/2013]  (cf. art. 201, §5º, alínea “c”, in fine, da Lei nº 8.069/90), devendo eventuais dificuldades encontradas ser imediatamente comunicadas a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, acompanhadas da competente justificativa.
3- A escola deverá capacitar-se mediante a criação de cursos para professores para que aprendam a lidar diretamente com o problema do Bullying, conhecendo suas nuances, sabendo identificar o agressor e agredido, deixando-os aptos a prestar assistência a ambos e a família;
4- A Escola deverá  elencar mecanismos específicos de comunicação entre toda a comunidade educativa promovendo um trabalho em rede, principalmente com as famílias, para troca de experiências a cerca do tema.
5- A escola deverá aprofundar o conhecimento sobre a real difusão das situações de violência, nomeadamente das taxas reais de vitimização e de reincidência de autoria. Complementarmente, recolher e analisar informação sobre alcance e resultados de medidas definidas e desenvolvidas pelas escolas, assim como as definidas centralmente, no âmbito do combate e prevenção da violência e indisciplina na escola.
            6- Deve cada Escola integra-se a uma verdadeira rede de solidariedade escolar, para que cada uma possa  divulgar e discutir o conhecimento adquirido e acumulado acerca dos problemas enfrentados no dia a dia  nas comunidades educativas.

            7- A Escola deve envolver os alunos no seu processo formativo, fomentando a aquisição da capacidade de gerir e resolver as contradições e os conflitos que ocorrem no seu ambiente, e de os gerir com o envolvimento de toda a comunidade educativa, o que significa também com o envolvimento da comunidade social local em que está inserida.

            9- Deve a escola fomentar a criação de um conselho estudantil de combate a violência escolar e pela difusão da Cultura de paz dentro das escolas, atribuindo a este conselho a atribuição de investigar, apontar soluções e interferir, dentro de certos limites, nos caso de Bullying nas suas escolas; com ligação direta aos órgãos de correição escolar;
           
            10 – Deve a escola ficar atentar a questão da evasão escolar, identificar os alunos, resgatá-los aos convívio acadêmico, principalmente dos vitimizados pelo Bullying;

11- Cada Unidade escolar deverá enviar a 1ª Promotoria de Justiça de Araripina/PE  um relatório promenorizado, elencando as situações de violência ocorridas, as pronvidêmcias tomadas  e sobre as ações adotadas para a implementação da Cultura de paz nas escolas, demonstrando os resultados efetivos. Por exemplo: Eventos realizados, quantitivo de participante, resultados apresentados, palestras, seminários e o que ocorrer;
12- Deve a escola repensar seus curriculos escolares para trabalhar Valores. Levar aos alunos  a compreenderem que devem ter limites em suas atitudes, que é preciso cultivar o respeito entre todos, respeitando o diferente. Assim todos os envolvidos, (alunos x alunos, aluno x professor, e professor x alunos) se tornarão pessoas melhores, evitando-se críticas, difamações, ofensas desnecessárias.

Registre-se em planilha eletrônica própria.


Publique-se e, após, encaminhe-se cópia da presente RECOMENDAÇÃO às seguintes autoridades, visando ampla divulgação (fair notice”):

a) à Gerente da Gerência Regional de Educação do Sertão do Araripe e à Secretária Municipal de Educação, para conhecimento e divulgação entre os gestores das unidades de ensino deste Município;

b) Ao Exmo. Sr. Procurador-Geral de Justiça, na condição de Presidente do Conselho Superior do MPPE, e ao Exmo. Sr. Corregedor-Geral do MPPE, para conhecimento.

c) Ao Juízo da 2ª Vara da Comarca de Araripina, para fins de divulgação nas dependências do fórum desta Comarca;

d) Ao Prefeito Municipal de Araripina, para conhecimento e divulgação;

e) Ao Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Araripina, para fins de conhecimento de divulgação;

f) Ao Conselho Tutelar de Araripina, para conhecimento e divulgação;

g) Ao Delegado de Polícia da 24ª Unidade Seccional de Polícia Civil de Araripina;

h) Ao Secretário-Geral do MPPE, por meio eletrônico, para publicação do DOE;

i) À Coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude, por meio eletrônico, para conhecimento;

j) As emissoras de rádio e blogs locais e jornais escritos, para divulgação.
                      

Lido e assinado na Escola da IndepênciaEnsino Fundamental, Médio de Jovens e Adultos na Cidade de Araripina/PE, na data de 13 de novembro de 2013.       
           

Manoel Dias da Purificação Neto         Juliana Pazinato

                            Promotor de Justiça                                                 Promotora de Justiça