quarta-feira, 25 de abril de 2018

Mudança de hábitos é fundamental para evitar problemas graves, como AVC e infarto.



26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Popularmente conhecida como pressão alta, a doença acomete um em cada quatro adultos. A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) estima que ela atinja em torno de 25% da população brasileira adulta – chegando a mais de 50% das pessoas acima dos 60 anos – e 5% das crianças e dos adolescentes.

O quadro de hipertensão caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial, que pode ocorrer por vários motivos, mas, principalmente, pela contração dos vasos sanguíneos, com consequências diretas para órgãos como o coração (insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio), o cérebro (acidente vascular cerebral – mais conhecido como derrame ou AVC) e os rins (doença renal). Segundo dados da SBH, a hipertensão é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

De acordo com Hermilo Borba, cardiologista do Hospital Santa Joana Recife, o hipertenso deve realizar consultas regulares ao médico cardiologista, seguindo suas orientações. “Manter uma alimentação saudável, controlar o peso corporal, praticar atividades físicas, cessar o tabagismo e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas estão entre as principais indicações para pacientes com a doença. Elas podem variar de caso para caso e incluir também o uso de medicamentos”, destaca o médico.

0 comentários: