O mercado de trabalho de hoje busca pessoas empreendedoras,
que tomem decisões, dediquem seu tempo e esforço para alcançar suas metas, e
ainda assumam riscos. Atualmente, o empreendedorismo é visto como uma qualidade
dinâmica, que almeja aumentar a riqueza. Um bom empreendedor acredita que suas
realizações dependam dele mesmo e não fica à mercê de forças externas, sobre as
quais não tem controle. Mas não é ele quem coloca a “mão na massa”. Seu papel é
criar e delegar responsabilidades a equipes, pois consegue controlar a si mesmo
e ainda influenciar o grupo, para atingir seus objetivos.
Não é a toa que, a cada eleição que passa, fala-se mais da
necessidade de se ter prefeitos empreendedores. Deve-se montar uma boa equipe,
assumir riscos e tomar decisões que podem – ou não – gerar bons resultados. Mas
assumir riscos calculados, pois sabemos que o sucesso não ocorre sem alguma
dose de incerteza. Como empreendedor social, quando se depara com um problema,
toma-se a iniciativa, que nada mais é do que a capacidade de a pessoa agir,
quando necessário.
Não há contradições nem diferenças entre os objetivos dos
prefeitos e os dos empresários empreendedores. Aliás, o verbo empreender vem do
latim imprehendo ou impraehendo, que significa “tentar executar uma tarefa”. Um
bom gestor público procura executar tarefas. E, como o empresário, o prefeito
também deve buscar aumentar as receitas do município para, dessa maneira, poder
realizar mais investimentos na cidade. Porém, diferentemente das empresas
privadas, não é possível criar um novo produto ou serviço e cobrar por isso,
para aumentar a receita.
A solução, então, é trazer novas empresas para o município, o
que também requer alguns cuidados. E, como sempre, um plano. Dez passos podem
atrair mais empresas para o município:
1) Planejamento: é preciso estudar a cidade e analisar as
possibilidades dos segmentos de empresas e indústrias que poderão ser atraídos.
Para isso, deve-se avaliar o clima, o solo e outros fatores que te ajudarão a
“vender” a cidade;
2) Infraestrutura: as empresas procuram por cidades que
ofereçam a infraestrutura necessária, como tratamento de água, rede de esgoto,
estradas e energia elétrica que chegam até as empresas, estação rodoviária com
ônibus para a capital e outros. Caso o município ainda não ofereça tais
condições, é melhor começar a investir na área para tornar a cidade atrativa no
futuro. Criar distritos industriais é uma opção vista com bons olhos pelo
mercado;
3) Logística: muitas empresas e indústrias escolhem aonde
irão abrir suas filiais pela localização. Estar perto de aeroportos, estradas e
rodovias que interligam os Estados, que passam entre grandes polos industriais
ou que levam aos portos é um ponto fundamental na escolha do município pelas
indústrias;
4) Mão de obra: caso a empresa precise de mão de obra
qualificada, é preciso ver se a cidade terá pessoas que ofereçam esses
serviços. As empresas, antes de escolherem onde abrirão novas fábricas e
filiais, procuram se informar se a mão de obra da região irá atender suas
necessidades. Nesse caso, é preciso se antecipar e procurar por parcerias com
escolas profissionalizantes;
5) Apoio: um fator pouco analisado pelos gestores, mas
considerável pelo setor de Relações Humanas das empresas é o apoio que a cidade
oferece para os empresários. Analisa-se se há hotéis, hospitais, escolas,
shoppings ou áreas de lazer no município ou em uma cidade ao redor. Afinal, a empresa
ou indústria terá empresários que virão de outras cidades e levam isso em
consideração;
6) Impostos: algumas cidades colocam o valor do ISS mais
baixo que outras. Este é um fator muito importante na escolha do local, pois
pode significar uma economia considerável para a empresa. É preciso ver, dentro
da Lei, quais as possibilidades cabíveis que podem ser tomadas;
7) Comunicação: é preciso ter bons materiais sobre a cidade,
criar folders com fotos e informações claras e explicativas, vídeos e tudo o que
for necessário, pois este pode ser o primeiro contato que um possível cliente
tenha com o seu “produto”, e não se pode passar uma má impressão. As empresas
também levarão em conta o que os veículos de comunicação estão dizendo sobre a
cidade. Por isso, é importante divulgar para os jornais da cidade, da região e
para quantos mais conseguir, todas as melhorias e investimentos que se faz no
município. Porém, é preciso saber lidar com a situação, quando a mídia está
reportando algum problema municipal. Não se pode nunca esconder as informações
da mídia e deve-se informar sempre quais as providências que a Prefeitura irá
tomar. A contratação de empresas especializadas pode ajudar;
8) Atenção ao mercado: é preciso estar sempre informado a
respeito das tendências do mercado financeiro; saber quais os setores que estão
crescendo e quais os que estão se retraindo. Aqueles que estão crescendo são os
que farão os investimentos e poderão se alocar na cidade;
9) Oportunidade: o custo do transporte hoje está muito alto,
o que faz com que as empresas procurem soluções para reduzi-los. Uma
oportunidade que deve ser levada em conta é tentar trazer os fornecedores das
empresas e indústrias que já estão alocados no município. É preciso saber quem
são, do que precisam para a produção de seus produtos/serviços, e ir atrás
deles;
10) Cuidar da cidade: ninguém gosta de trabalhar numa cidade
visualmente feia, suja e pouco arborizada. Cada vez mais estes fatores estão
sendo levados em consideração. Por isso, é necessário fazer o trabalho e cuidar
da sua cidade!
Após seguir estes 10 passos, faça uma Análise Swot (dos
pontos fortes e fracos) que o seu município oferece para cada uma das empresas
que você acredita que poderá se instalar na cidade. Nos pontos fracos, já pense
nas soluções que irá tomar para melhorá-los. Não deixe que seu cliente e
investidores tenham dúvidas a respeito da decisão que está para tomar. Por
isso, é importante que você conheça muito bem sua cidade e seu cliente na hora
em que for conversar com as indústrias.
Bom planejamento e boa sorte!
0 comentários:
Postar um comentário