A partir de 21 de novembro, o
trabalhador brasileiro poderá ter as informações de Qualificação Civil e de
Contratos de Trabalho que hoje constam na Carteira de Trabalho em um aplicativo
móbile, desenvolvido a partir de uma parceria entre o Ministério do Trabalho e
a Dataprev. A Carteira de Trabalho Digital poderá ser baixada em qualquer
smartphone com sistema operacional Android ou IOS e funcionará como uma
extensão do documento físico.
O objetivo é facilitar a vida dos
trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma
consulta. Todas as experiências profissionais formais, as atuais e também as
anteriores, estarão no aplicativo.
Também será possível, por essa
mesma ferramenta, solicitar a primeira e a segunda via da carteira de trabalho
física.
A caderneta da Carteira de
Trabalho física continuará existindo e sendo o documento oficial do trabalhador.
Como baixar
Para ter o documento digital, com
todas as informações acessíveis no telefone, o trabalhador deve entrar na loja
de aplicativos do telefone e procurar por “Carteira de Trabalho Digital” e
baixar a ferramenta.
A próxima tela são os informes:
Em seguida, irá aparecer uma tela
com quatro opções (Entrar, Solicitar 1ª via, Solicitar 2ª via, Perguntas
Frequentes).
Quem tiver a senha cadastrada no
cidadão.br e Sine Fácil, precisará apenas colocar essa senha (será mesma senha
para os dois aplicativos). Neste caso, basta clicar em “Entrar”:
Será necessário ler a política de
privacidade, concordar e aceitar.
Em seguida, será necessário
digitar o CPF, a senha e clicar novamente em “Entrar”.
Quem não tiver senha ainda,
precisará criar uma, clicando em “Primeiro Acesso no cidadão.br” ou em
“Cadastre-se”.
Será necessário informar dados
pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se
for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”). Essas informações
serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Caso
estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário
com cinco perguntas sobre seu histórico laboral. Por isso, é importante ter em
mãos a Carteira de Trabalho física ao tentar instalar o aplicativo mobile. É
preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, o
trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro
acesso.
Caso o usuário não consiga
acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou
entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.
Pelo aplicativo da Carteira de
Trabalho Digital, é possível também solicitar a 1ª e a 2ª via da carteira de
Trabalho. As opções aparecem na terceira tela que se abre assim que o
aplicativo é instalado. Nesse caso não é necessário passar pela autenticação.
Basta clicar na opção desejada, preencher o formulário de pré-cadastro válido
por 30 dias, e comparecer a um posto de atendimento para validar as informações
e formalizar o pedido do documento.
Algumas unidades de atendimento
de emissão de CTPS requerem agendamento prévio. Para verificar se o posto de
sua preferência tem essa obrigatoriedade o trabalhador pode entrar no link
http://trabalho.gov.br/rede-de-atendimento.
Essa solicitação também pode ser
feita pela internet, caso o trabalhador não queira baixar o aplicativo. O endereço
é ohttps://precadastroctps.trabalho.gov.br.
Mais informações sobre a Carteira de Trabalho
digital estão disponíveis em
https://empregabrasil.mte.gov.br/carteira-de-trabalho-digital/
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